ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Author "Fonseca, Diana Patrícia Xavier da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimPublication . Fonseca, Diana Patrícia Xavier da; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.