ESMAD - uniMAD - Unidade de Investigação em Media Artes e Design
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAD - uniMAD - Unidade de Investigação em Media Artes e Design by Author "Coelho, Rita"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A contribution of a graphic design intern at Sika PortugalPublication . Fonseca, Jorge; Coelho, RitaThis article focuses on the development of an internship that took place in the master’s degree in design at the School of Media Arts and Design of the Polytechnic Institute of Porto with the company Sika, which is focused on the construction market. The objective of this internship was to create visual solutions for innovative purposes, including 3D design and communication design projects. In this essay, we examine part of the visual results of this Master in Design internship, attempting to debate them within the context of visual identity standards’ constraints as means to, not only guide and push further the creativity of an internship design student but also, as a means to reflect on the process of broadening the academic capabilities of a design student into the professional realm. The design internship served to rethink the company's internal functions and selfimage. Methodologically, an experimental and empirical study was carried out utilizing design methodologies. Following that, visuals were created to clarify the functions and locations inside the departments of this global corporation’s main building in Portugal. The results, which have a cohesive language, respecting Sika’s visual identity, were well received by the corporate team and respond in a unified manner and as a method of grasping the intricacy of the company’s structure while offering a larger sense of connection to the full in-house workforce.
- O risco no desenho de observação como estratégia para estudantes do 1º ano em Design, na ESMADPublication . Coelho, RitaUm dos desafios no atual contexto de ensino superior debate-se com a questão do envolvimento, compromisso e empenho dos estudantes; mesmo daqueles que, pela natureza da área de estudo, estão inclinados ao aprender fazendo, como nas áreas criativas e, em particular, no Design. Este artigo aborda uma experiência pedagógica interdisciplinar entre as unidades curriculares (UC)de Técnicas de Desenho para Design Gráfico(TDG) e Técnicas de Desenho para Design Industrial (TDI), com a ideação, desenvolvimento e a utilização de dados, (concebidos com os estudantes) de modo a sortear os constrangimentos do desenho, quer a nível de tempo, quer a nível de tipologia e objetivos. Os desenhos rápidos, esboçados, garatujados, de linha contínua, reta ou curva e cegos, ensaiados pelas formas lançadas no dado, não são mais do que uma resposta ao risco, ao desafio que é promovido pelo processo criativo, nesta experiência que antecipa e ensaia o projeto, nos seus constrangimentos, de braço dado com o pragmatismo nas suas hesitações, a par e passo com a necessidade de resolução num tempo restrito. O estudante, ao lançar os dados (num sentimento de certo controlo dentro de um processo lúdico de sorte e acaso),prevê a necessidade de estar aberto ao risco e ao erro –uma disposição que exercita a criatividade, algo positivo no contexto do processo de Design e visível nos resultados desta experiência pedagógica, concretamente: no acelerar de crescimento no Desenho, na acuidade de observação, no controlo da técnica, na síntese do essencial do referente observado. Permitiu avanço nos domínios de comunicação do gesto, da expressão e do treino intelectual que, como um risco numa folha, traça uma ponte entre autor, referente e observador. Traduziu-se também numa liberdade e ultrapassagem do medo do erro, abraçando-o e assumindo-o como uma forma de aprendizagem no contexto de sala de aula.