ESMAD - uniMAD - Unidade de Investigação em Media Artes e Design
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAD - uniMAD - Unidade de Investigação em Media Artes e Design by Title
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentadaPublication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Ribeiro, IolandaNesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Do intuito investigativo fez também parte perceber de que modo o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que os habitam. Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico, fruto de representações sociais estioladas. A alternativa proposta envolve, desde o 1.º ano/EB, o ensino prioritário das relações de meronímia e hiponímia (em vez das de antonímia). Nesta comunicação, evidenciaremos os contributos da investigação multidisciplinar para a elaboração de propostas didáticas: através de três narrativas bimodais, foram questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras, em contexto de aprendizagem. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas.
- Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased realityPublication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Ribeiro, IolandaNeste artigo, apresentamosuma proposta didática para o ensino das relações semânticas múltiplas entre palavras, para o 1.º CEB, com o auxílio da Realidade Aumentada.Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico. Através de trêsnarrativas bimodais, são questionadas as possibilidades de organização lexical,colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos textuais diversos, que criam relações de gradação ou sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativasconsequências do seu ensino a crianças em idades precoces.
- Augmented reality to enhance nonopposite reality awareness: lexical relations amongst primary teachingPublication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, JoãoLexicon allows particular cosmovisions built up with varied semantic, formal and pragmatic-discursive relations (Coseriu, 1991; Teixeira, 2005). In teaching context, these variations are often replaced by dichotomous and decontextualized proposals of lexical organisation (Baptista et al., 2017). We hope changing some teaching practices, based on complex lexical relationships research, and on new didactic resources. Firstly, we account for the diversity of existing lexical relations (Choupina et al., 2013), considering different linguistic criteria (Lehmann & Martin-Berthet, 2008). Then, we present an exploratory study to see if primary school pupils’ mental lexicon is intuitively organised in a dichotomous way. Departing from three bimodal narratives where words show opposition relations, although not exclusive, within the story, sometimes oppositional relations become similarity relations. These relationships allow to group words such as word class, worldviews, socio-cultural references. Although this approach starts with antonyms and synonyms in second-grade classes (according to Portuguese primary school curriculum, Buescu et al., 2015), we registered varied students’ responses, reflecting a mental lexicon escaping the dichotomy of certain oppositions taught in a decontextualized way. Thirdly, we propose an augmented reality tool that allows children (and adults) to watch visual narrative representing actions from written narratives. As a matter of fact, within particular contexts, words may not relate to each other in an opposite way. If intuitive knowledge on words isn’t confined to rigid perspectives, teaching shouldn’t lead that way, but to promote a critical thinking approach supporting education for citizenship.
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 2Publication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, versão 2APublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3.º ano, versão 2Publication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4.º ano, versão 2Publication . Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2Publication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Matos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2APublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2APublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »