ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
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Browsing ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos by Author "Batista, Beatriz Martins"
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- A semana laboral de 4 dias: experiências e desafios numa pequena empresa de consultoriaPublication . Batista, Beatriz Martins; Silva, Ana Isabel Couto da; Silva, Susana Sofia Pereira daEste estudo tem como principal objetivo compreender de que modo as práticas flexíveis de organização dos tempos de trabalho, particularmente, a Semana Laboral de 4 Dias (SL4D), influencia o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Especificamente pretende-se caracterizar as experiências, benefícios, limitações e desafios, na dupla perspetiva de trabalhadores e dirigentes. Para a prossecução destes objetivos, optou-se por se realizar um estudo exploratório qualitativo, numa das empresas aderentes ao Projeto Piloto Nacional da SL4D, a Conhecimento Intensivo, uma empresa de pequena dimensão, do setor de consultoria. No quadro deste estudo realizaram-se 12 entrevistas semiestruturadas a todos os trabalhadores da empresa. Para o tratamento e análise da informação, recorreu-se à análise temática, com abordagem indutiva. Os resultados demonstraram que a implementação da SL4D nesta empresa foi bastante positiva, com a identificação de diversos aspetos positivos sentidos pelos participantes, sendo de destacar a melhoria do work-life balance, do bem-estar emocional, da qualidade do sono, do desempenho profissional, do salário, das relações intraorganizacionais, do absentismo, da capacidade de retenção, da gestão do tempo profissional e pessoal, entre outros. Contudo, sendo um projeto piloto, ainda existe margem para melhoria e, nesse seguimento, foi possível identificar também limitações e desafios na implementação da SL4D, em que se destacou a dificuldade na gestão da relação interorganizacional, do cumprimento de algumas obrigações profissionais, em conseguir usufruir do dia livre de forma integral, no aumento da carga de trabalho por dia, na afetação de uma pessoa exclusiva ao projeto, na avaliação dos parâmetros de medição, na incerteza do dia livre, entre outros. Com estes desafios identificados, os trabalhadores, também, identificaram algumas oportunidades de melhoria, como a criação de equipas espelho, a utilização de novas ferramentas tecnológicas e a criação de um project manager da SL4D. Por fim, é de realçar a importância que a SL4D teve nas perceções de melhoria geral do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho por parte dos trabalhadores e dirigentes.