ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by Author "Carneiro, Cláudia Maria Araújo"
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- Conceções de criatividade musical: perceções de docentes de Música das AECPublication . Carneiro, Cláudia Maria Araújo; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O relatório é desenvolvido em três capítulo. Sendo que, no primeiro capítulo é realizada uma descrição reflexiva das observações realizadas em contexto do 2º ciclo de Educação Musical no Ensino Básico. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da escola e da turma com a qual foi realizada a PES, bem como uma reflexão fundamentada quanto às opções metodológicas aplicadas, os desafios que foram surgindo e como foram ultrapassados. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Conceções de criatividade musical: perceções de docentes de música das AEC”. Verifica-se que a “educação musical” (EM) contempla a realização de atividades para potenciar as capacidades do sujeito. No que concerne às atividades de criatividade musical, ainda não é claro entre a comunidade profissional quais são os seus benefícios e por isso, estas não têm, muitas vezes, lugar de destaque na disciplina de Educação Musical. Com este estudo pretendemos compreender quais são as conceções de criatividade musical por parte de docentes em contexto de Música das “Atividades de Enriquecimento Curricular” (AEC) no 1º Ciclo do EB. O estudo apresenta uma abordagem descritiva e reflexiva quanto às atividades desenvolvidas na disciplina de EM, não só no desenvolvimento da criatividade, mas também no desenvolvimento das diversas competências associadas à prática musical. A metodologia consistiu em entrevistas realizadas a docentes de Música das AEC. O estudo conclui que os professores não praticam tantas atividades de desenvolvimento da criatividade musical quanto as que gostariam. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.
