ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística by Author "Alves, Bianca Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da palavra ao gesto: a gestualidade no barroco francês enquanto instrumento de expressão musicalPublication . Alves, Bianca Pereira; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Silva, Catarina Costa eA temática central desta monografia é a gestualidade dramática no barroco francês e a sua relação com a composição cénica e a interpretação musical. Nos séculos XVII e XVIII, a constante e incessante busca pela graça e elegância - le bon gôut - era uma especificidade francesa que se aplicava a todos os aspetos da existência, tanto em assuntos de estado e decisões políticas, como nas práticas intelectuais e artísticas. A arte do bem fazer e do bem dizer, não denunciando esforço ou afetação, era uma qualidade baseada em variados recursos, um dos quais a gestualidade. A consciência física e corporal do intérprete, conhecendo a técnica de conceção do gesto e o seu impacto afetivo, constituía-se como um elemento fundamental na construção de um discurso eloquente e interpretação artística na época. Esta evidência encontrada em fontes primárias, incentivou a um processo de estudo e integração do gesto, enquanto veículo retórico, na interpretação musical. Os gestos tinham o propósito de enfatizar o discurso e os seus afetos. A arte do intérprete, e também uma das suas maiores dificuldades, estava no domínio do gesto enquanto elemento retórico fundamental que participava de toda a interpretação.