ISEP – CIETI – Pósteres apresentados a eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP – CIETI – Pósteres apresentados a eventos científicos by Author "Alves, Gustavo R."
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Nível de satisfação em cursos de engenharia: as perceções dos alunosPublication . Soares, Filomena; Leão, Celina; Guedes, Anabela; Sena-Esteves, Maria Teresa; Alves, Gustavo R.; Pereira, Isabel; Hausmann, Romeu; Petry, ClovisA satisfação e as perceções dos estudantes em relação aos seus cursos superiores são medidas importantes para as instituições de ensino superior. Neste artigo ´e apresentado um resumo do projeto de investigação em curso centrado na análise da perceção e satisfação dos estudantes dos cursos de Engenharia. O objetivo geral deste estudo é analisar e determinar o nível de satisfação dos estudantes de Engenharia Elétrica/Eletrónica com os seus cursos, condições de trabalho e ambiente académico ao longo dos três primeiros anos curriculares correspondentes ao 1o ciclo do ensino superior.
- A remote engineering solution for automating a roller hearth kilnPublication . Silva, Juarez; Fischer, Benedito R.; Alves, Gustavo R.; Alves, João B.We present the architecture for a remote application, accessible through the Internet, able to monitor and control a roller hearth kiln, used in a ceramics industry for firing materials. The proposed architecture is based on a Micro Web Server (MWS), whose main function is to monitor and control the firing process, by reading the data from a series of temperature sensors and by controlling a series of electronic valves and servo motors. This solution is also intended to be a low-cost alternative to other potential solutions. For better understanding the system to be automated and its operation we decided to develop a scale model (100:1) and experiment on it the devised solution, based on a MWS.
- As trajetórias de constituição docente para a educação profissional: um estudo da docência na EngenhariaPublication . Urbanetz, Sandra T.; Alves, Gustavo R.; Alves, GustavoAnálise da trajetória acadêmica e profissional de professores de Engenharia em diferentes instituições no Brasil e em Portugal.
- Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIRPublication . Alves, Gustavo R.; Viegas, Maria C.; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria C.; Gustavsson, IngvarAs áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática têm sofrido de falta de candidatos nos últimos anos, ao nível do Ensino Superior. Dado que o interesse nasce e se consolida nos anos iniciais da vida escolar, importa que os docentes dos níveis básico e secundário sejam capazes de utilizar tecnologias e metodologias vocacionadas para os nativos digitais, motivando-os para essas áreas e incutindo desde cedo as noções do método científico, baseado na experimentação. Os laboratórios remotos se inserem nesse tipo de tecnologias, sendo porém ainda poucas as metodologias pedagógicas que neles se baseiam. Nesta apresentação se abordam estas questões, exemplificando-se a utilização de um dado laboratório remoto, o VISIR (Virtual Instrumentation Systems In Reality), que se encontra já implementado em diversos países (Suécia, Espanha, Austria, Portugal, India, e Qatar). São ainda referidos aspectos da avaliação do ganho educacional obtidos no decorrer da sua utilização numa unidade curricular com mais de 500 alunos inscritos, no Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia, e diferentes metodologias de utilização, num contexto de seis unidades curriculares, com mais de 100 alunos inscritos. A terminar abordam-se questões de desenvolvimento futuro, como a criação de redes de laboratórios remotos.