ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Bessa, Rui"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Descobrir a harmonia com os númerosPublication . Costa, Ana Margarida Moura; Bessa, RuiO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento descritivo e reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada realizada ao longo do ano letivo. Esta formação proporcionou a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e pessoais para a mestranda, de acordo com os pressupostos teóricos e legais que a sustentaram. O ciclo da ação pedagógica permitiu a reformulação de atitudes que proporcionaram a reflexão das ações, bem como o desenvolvimento de regências diversificadas com base no trabalho cooperativo e interdisciplinar. Desta forma, as metodologias adotadas centraram-se no papel ativo dos estudantes de forma a construírem significativamente o próprio conhecimento. Salienta-se, ainda, a postura investigativa que proporciona a inovação do ensino, com base no projeto de investigação com foco nas potencialidades da Música para o ensino dos Números Racionais Não Negativos. O final deste percurso contribuiu para o desenvolvimento da mestranda na formação do ser professor, com apoio em atitudes reflexivas e críticas, motivadas pela constante aprendizagem na ação educativa, com o objetivo principal de chegar a todas as crianças.
- No caminho da ConstruçãoPublication . Alves, Marta Sofia Vicente; Bessa, Rui; Duarte, PedroA concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".
- A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestraPublication . Silva, João Figueiredo da; Mascarenhas, Daniela; Bessa, RuiO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento procurar espelhar todo o trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo de toda a prática profissional, como, também, apresentar saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que sustentaram a realização de toda a prática. O RE explana as experiências e aprendizagens concretizadas pelo mestrando, sendo o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos. De referir a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática, numa prática promotora de crescimento do mestrando, tanto pessoal como profissionalmente. Durante a PES, o mestrando teve contacto com o 1º e o 2º CEB, permitindo que tenha tido uma visão mais ampla das temáticas a abordar, mas, também, de transformação das estratégias e métodos utilizados, tendo em conta a adequação às características de cada contexto. Além do mais, neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida a Música influencia a aquisição e apreensão de conhecimentos matemáticos, em alunos do 2º ano de escolaridade. A PES apresentou-se como o início de um novo ciclo na vida do mestrando, fazendo-o alcançar um dos seus maiores objetivos: Ser professor. Este percurso permitiu perceber que a prática pedagógica é uma escola para a vida, onde os alunos são a orquestra que toca a sua própria sinfonia, pautada pelos seus sonhos. O professor, enquanto maestro, deve socorrer todas as necessidades, interesses e sonhos dos alunos, ajudando-os a tornar, naquela, a sinfonia mais bela das suas vidas.