ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial
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Browsing ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial by advisor "Correia, Venceslau Manuel Magalhães"
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- Aplicação de SMED na Indústria do MobiliárioPublication . Reis, Diogo Oliveira; Correia, Venceslau Manuel MagalhãesO presente projeto centra-se, fundamentalmente, no estudo e intervenção prática com vista à redução do tempo de setup de uma CNC de curvar tubo existente na empresa DITA – Mobiliário para hotelaria e decoração Unip. Lda., que se dedica à produção de cadeiras e mesas. O projeto nasceu da necessidade da empresa em reduzir o tempo de setup do referido equipamento que causava um impacto negativo na disponibilidade e produtividade da máquina em questão. Para além deste projeto principal, foi proposto, também, fazer uma análise e melhoria do processo de embalamento de produto final. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia Single Minute Exchange of Die (SMED) que contempla 5 etapas. Ao longo do projeto foi estudada uma amostra significativa de setups da CNC e foi feito um estudo aprofundado de todas as tarefas realizadas. No final conseguiu-se uma redução do tempo geral de setup de cerca de 42% através da redução de tempo e eliminação de tarefas internas e externas e da aplicação de melhorias nestas tarefas. Para isto contribuiu a colocação das tarefas externas no início e no final do setup, a alocação de um segundo operador que ajuda em algumas tarefas internas, a normalização dos processos, a reorganização do layout da empresa e a reorganização dos elementos da máquina. O processo de embalamento também foi revisto. A aplicação de melhorias simples neste processo permitiu reduzir o tempo de embalamento para cerca de metade.
- Auditoria ao processo de fabrico da BrunswickPublication . Cruz, Tiago da Silva; Correia, Venceslau Manuel MagalhãesA Brunswick Marine - EMEA Operations, Lda. opera numa atividade que recorre à mãode-obra intensiva, o que coloca vários desafios à equipa de Engenharia de Processos, pela sua maior ineficácia e probabilidade de erro e defeito. Neste âmbito, o presente projeto visa a apresentação de todo processo produtivo das partes fundamentais/maior dimensão e uma auditoria ao processo. O estágio irá debruçar-se, mais detalhadamente, sobre a decomposição do processo atual de corte, recorrendo ao estudo dos tempos das operações e das características dos próprios elementos de apoio ao corte, no que se refere à sua durabilidade, resistência e descodificação.
- Metodologia SMED numa empresa de produção de pneusPublication . Osório, Carina da Silva; Correia, Venceslau Manuel MagalhãesAtualmente, muitas organizações, principalmente as do setor automóvel, enfrentam dificuldades nos novos mercados competitivos e direcionados para o cliente, onde os prazos de entrega são cada vez mais curtos e a procura pela flexibilidade de produção é cada vez maior. Neste contexto, o paradigma Lean manufacturing e o conjunto de ferramentas a ele associado, tornam-se extremamente necessários, na constante procura pela melhoria contínua. O presente projeto objetiva melhorar o processo produtivo de construção de pneus agrícolas, na Continental Mabor, através da implementação de conceitos e ferramentas inerentes ao Lean manufacturing, em particular o SMED (Single Minute Exchange of Die). A primeira fase deste projeto consistiu num levantamento e análise detalhada do processo produtivo da construção de pneus agrícolas e dos tempos e métodos utilizados na realização dos setups associados aos equipamentos utilizados em fases especificas deste processo. Posteriormente, numa segunda fase, objetivando a diminuição dos tempos de setup, foram identificados os problemas existentes na fase de construção de pneus agrícolas e as respetivas oportunidades de melhoria, usando as ferramentas do Lean manufacturing, nomeadamente o SMED e o 5S. A fase seguinte, consistiu na implementação destas melhorias e na análise dos resultados obtidos. Finalmente, foi possível constatar que as implementações efetuadas refletiram-se, como esperado, na efetiva redução dos tempos dos setups levados a cabo nos módulos de construção. Os resultados da implementação da metodologia SMED, permitiram reduções da duração dos setups entre os 2% e os 43%. Sendo que, estes resultados, representam o primeiro passo para o aumento da flexibilidade da empresa e da possibilidade de produção em pequenos lotes.
- Planeamento da manutenção de veículos pesados e gestão de peçasPublication . Martins, Rui Miguel Ferreira Alves; Correia, Venceslau Manuel MagalhãesEste relatório foi realizado no âmbito unidade curricular de Projeto/Dissertação do segundo ano do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O objetivo desta unidade curricular é a integração do estudante no mundo empresarial, efetuando um projeto numa empresa. O aluno tem como função atuar numa área em que a empresa, o estudante e a instituição de ensino estejam de acordo como sendo uma mais valia para todas as partes. A empresa onde efetuei o meu projeto, a Transportes Nogueira, sugeriu a área da gestão da manutenção. A realização deste projeto visa melhorar o sistema de planeamento de manutenção da oficina de pesados da empresa e ainda o armazém de peças. Dividiu-se o desenvolvimento do projeto em 3 partes distintas: o enquadramento da situação atual, a criação da ferramenta de planeamento de manutenção e no armazém. Inicialmente foi necessário recolher informação dos problemas encontrados na organização para que fosse possível atuar na área do planeamento. Nesse capítulo foi necessário a inclusão de uma situação de planeamento de manutenção atual, uma breve análise aos 2 tipos de manutenção efetuados e ainda um caso prático para que os procedimentos de manutenção ficassem bem explícitos. Com este caso foi possível detetar quais os problemas que, não só a oficina, mas também todo o sistema de manutenção, enfrentavam. Uma vez que existem três desfechos possíveis para uma anomalia detetada, foi necessário aprofundar quais os problemas que podem surgir dentro de cada um dos desfechos. Devido à existência de diversas falhas dentro de qualquer um dos três desfechos, foi iniciada a criação de uma ferramenta nova. Esta ferramenta colmatou todas as falhas detetadas e ainda foi possível a integração de outros sistemas dentro da mesma ferramenta, fazendo a ligação com os diversos departamentos da empresa, como por exemplo o departamento de tráfego. Para esta ferramenta foram criadas categorias de anomalias, para que existisse uma pré-seleção das viaturas a ser analisadas, conforme o tipo de anomalia/urgência. Uma vez que na ferramenta criada, tudo fica registado (criação da anomalia, tratamento da mesma, requerimento de efetuar em oficina externa, etc.) é possível encontrar um histórico de viaturas, umas das falhas mais graves detetadas. Uma vez que o armazém de peças seria uma das áreas que seriam afetadas e estariam direta e exclusivamente ligadas à oficina dos Transportes Nogueira, decidiu-se desenvolver uma forma de corrigir os problemas encontrados nesta área. Tal como no capítulo do planeamento das manutenções, foi elaborada uma análise detalhada aos diversos movimentos efetuados no armazém, assim como a todos os problemas encontrados. Por fim, criou-se uma ferramenta de gestão de entradas de armazém que, tal como no planeamento das manutenções, integrasse diversos departamentos, como o da contabilidade, para agilização de informação. Foi apresentada uma proposta de saídas de armazém com o intuito de automatizar este processo. Proposta essa que foi bem recebida e aplicada, tal como será descrito na parte final deste capítulo. Na última parte são apresentados dados contabilísticos que permitem afirmar que as duas vertentes do projeto tiveram forte impacto financeiro sob a contabilidade da empresa.