ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira"
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- Uma abordagem aos numerais mistos com recurso aos Blocos Padrão: Um Estudo de Caso com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Meireles, Sónia Alexandra Alves Ferreira; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que apresentamos tem como objetivo aprofundar o nosso conhecimento sobre o modo como os alunos do 5.º ano de escolaridade desenvolvem o sentido de numeral misto e a capacidade de adicionarem e subtraírem com eles. Pretendemos compreender a pertinência que os numerais mistos poderão ter na compreensão dos números racionais e descobrir o contributo que os blocos padrão poderão ter num percurso de aprendizagem que pretende ser significativo. Para este efeito, concebemos uma sequência organizada de cinco tarefas exploratórias, segundo uma metodologia construtivista da aprendizagem, com recurso aos blocos padrão. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, numa modalidade de estudo de caso. A recolha de dados foi feita através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que o uso dos blocos padrão motivou os alunos, mantendo-os ativos no processo de aprendizagem. Além disso, por constituírem um meio eficaz de materializar a relação parte-todo, promoveram uma aprendizagem significativa da representação de números racionais na forma de fração e de numerais mistos. Foram também um excelente contributo na compreensão do conceito de frações equivalentes, tendo facilitado a compreensão do processo de adição e subtração de números racionais representados por frações e por numerais mistos. Verificamos também que a abordagem e o trabalho com os numerais mistos foram muito importantes na aprendizagem, com compreensão, do conceito de número racional pois constituem uma forma de representação mais compreensível do que a fração imprópria correspondente.
- Aprendizagem dos números racionais não negativos com alunos do 3.º anoPublication . Ferreira, Leonilde da Silva; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraEste estudo visa compreender as dificuldades que os alunos evidenciam na aprendizagem da noção de número racional não negativo. Ao longo da minha experiência como docente do 2.º ciclo, permitiu-me questionar por que razão os alunos de 5.º e 6.º ano apresentam dificuldades em compreender o conceito de fração nos seus diversos significados: número, partetodo, quociente, medida e operador multiplicativo. Foi no sentido de entender esta dificuldade na apropriação dos conhecimentos matemáticos sobre frações, que resolvi aplicar esta investigação a alunos do 1.º ciclo, nomeadamente a uma turma do 3.º ano, uma vez que é neste ano escolar que o estudo dos números racionais não negativos é aprofundado. A metodologia constou de um estudo de abordagem de carácter qualitativo, de natureza interpretativa. A recolha de dados inclui as produções escritas dos alunos e as gravações de áudio das intervenções verbais dos mesmos. A análise dos resultados realizou-se a partir das estratégias cognitivas que os alunos utilizaram para responderem às tarefas propostas. Os resultados deste estudo mostraram que a construção do sentido de número racional não é de fácil compreensão. É um conceito que requer uma abordagem multifacetada, apoiada com a manipulação de materiais estruturados ou não estruturados, para que os diferentes significados de fração fiquem bem consolidados nas estruturas cognitivas dos alunos.
- Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas.
- Um Estudo de Caso sobre os trabalhos de casa (TOC): o olhar dos alunosPublication . Correia, Marina Andreia Nogueira Mendes; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Silva, Maria João de Jesus DuarteO tema, Trabalhos de Casa já é debatido há vários anos, em Portugal, no entanto, ainda não existe legislação que o regulamente e cabe aos professores e à família tomarem decisões e criarem condições para o apoio na realização destas tarefas. Contudo, continuamos a ter poucos estudos sobre esta problemática principalmente em contextos TEIP. No presente estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos os trabalhos para casa numa perspetiva histórica. Apresentamos alguns tipos de TPC, os fatores que podem influenciar a sua realização, alguns objetivos a atingir com a concretização do TPC e características como o tempo e a frequência com que estes trabalhos devem ser propostos. De seguida, aplicámos, num contexto TEIP, seguindo uma planificação didática, cinco propostas de TPC, cuja implementação foi sendo analisada, seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num estudo de caso. A entrevista foi também utilizada no sentido de melhor compreender a perspetiva do aluno. Pela análise dos dados, podemos verificar que os TPC, são vistos pela maioria dos alunos entrevistados como uma mais valia no seu processo de aprendizagem e que a motivação é um fator fundamental para o sucesso da sua realização. As propostas de TPC, que implicavam dar uso à criatividade, motivaram mais positivamente os alunos do que outros factores em análise. Os alunos participantes preferem realizar os TPC sozinhos. Este estudo visa contribuir para a compreensão do que pensam e sentem os alunos relativamente aos TPC e conhecer alguns dos fatores que podem influenciar a realização ou não realização dos mesmos.
- Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planasPublication . Neto, Maria Manuela Rodrigues Matos Alves; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Barbot, AntónioEste estudo insere-se no âmbito da Geometria e pretende compreender a influência dos recursos didáticos utilizados no reconhecimento de propriedades e relações geométricas em figuras planas. De acordo com o objetivo do estudo formulamos duas questões orientadoras que se articulam entre si. - Que fragilidades apresentam os alunos, no reconhecimento de propriedades geométricas em figuras planas? - Que contributos resultam da utilização de materiais manipuláveis, na visualização espacial e investigação de propriedades geométricas? Com este estudo pretendemos reunir informação que contribua para aprofundar o conhecimento sobre o raciocínio geométrico dos alunos. Em termos metodológicos segue um método de investigação misto, com recolha de informação qualitativa de natureza interpretativa e quantitativa, na modalidade de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma de 4.º ano do ensino básico onde foi desenvolvida a experiência didática. A informação recolhida resultou da observação direta e as fontes dos dados foram as produções dos alunos, as notas de campo, registos fotográficos, vídeo e áudio. A docente assumiu o papel de investigadora e orientadora das tarefas propostas aos alunos tendo estes desempenhado um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos permitem evidenciar as fragilidades dos alunos no reconhecimento de propriedades geométricas de figuras planas em diferentes posições. Destacam ainda os contributos da utilização da Mira e do Tangram, no estudo da simetria e no desenvolvimento da visualização espacial para a concretização de aprendizagens concretas, motivadoras e significativas.
- Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.Publication . Pereira, Joaquim Alexandre de Castro; Couto, Ângela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraAs crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.
- A família, uma estratégia para o sucesso escolar. Um estudo de caso com alunos do 2.º ano do 1.º CEBPublication . Monteiro, Manuel António Marques; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que aqui apresentamos tem como objetivos estudar: o impacto do acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e na realização dos Trabalhos de Casa, nos resultados escolares e na motivação para a escola e aprendizagens; ainda as necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação ao fazerem este acompanhamento Neste estudo elaboramos seis propostas que planificamos, analisamos e, do seu desenvolvimento, tiramos as respetivas conclusões. As propostas foram dinamizadas pelo professor de turma e investigador em pequenas sessões/reuniões de esclarecimento com os pais ou Encarregados de Educação sendo quatro delas aplicadas num 2.º ano de escolaridade e as outras duas a um 3.º ano. Nas propostas do 2.º ano foram trabalhadas as frações e as estratégias de cálculo mental bem como foi dinamizado o projeto “Clube de Pais Leitores” e o “Concurso de Espantalhos” também aberto à comunidade educativa. Nas propostas do 3.º ano de escolaridade abordamos as propriedades da multiplicação, sua utilização no cálculo mental, a consolidação da operação divisão através do jogo do 24 e orientações para o Estudo Acompanhado e Trabalhos de Casa para auxiliar os pais ou Encarregados de Educação. Com a implementação destas tarefas, apresentamos os tipos de envolvimento parental solicitado por cada atividade, os benefícios para a família, aluno e professor, os sistemas envolvidos no processo de desenvolvimento da criança e os fatores que influenciaram negativamente na realização destas atividades. A implementação destas atividades foi feita seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num contexto de um estudo de caso. Os participantes no estudo foram entrevistados com o objetivo de completar o estudo realizado através do seu feedback. Neste estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos o envolvimento dos pais ou Encarregados de Educação e famílias na escola numa perspetiva cronológica, a tipologia de envolvimento parental na escola, os sistemas que influenciam o desenvolvimento da criança e ainda uma referência aos benefícios para a comunidade educativa do envolvimento parental e familiar na escola. Através dos dados obtidos, pudemos verificar que o acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e Trabalhos de Casa e nos projetos de turma traz bastantes benefícios para todos os elementos da comunidade educativa, sendo o aluno o mais beneficiado, e influenciado primariamente pela família em articulação com a escola e comunidade. Também verificamos que os pais ou Encarregados de Educação têm necessidades de estarem informados sobre conteúdos escolares e serem conhecedores das estratégias utilizadas na sala de aulas pelo que, sem isto, apresentam dificuldades em acompanharem os seus educados em casa. A realização deste estudo visa contribuir para a compreensão das necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação no acompanhamento do Estudo Autónomo e Trabalho de Casa e as formas de dinamizar a cooperação entre o professor da turma e a família, promovendo o sucesso e a motivação escolar. Palavras-chave: Cooperação; Envolvimento; Família; Alunos; Escola.