ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design
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Browsing ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design by advisor "Alves, Rui Miguel Pereira"
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- Barro preto de Gondar: o design na olaria tradicionalPublication . Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa; Alves, Rui Miguel PereiraA louça preta era vista, até há bem pouco tempo, como um elemento de extrema importância e utilidade na habitação tradicional portuguesa, sendo usada na confeção de alimentos, armazenamento de líquidos e decoração. Na atualidade, esta louça não é tão procurada, fazendo com que existam cada vez menos oleiros e olarias a trabalhar o barro preto, como no caso do centro oleiro de Gongar, onde existe apenas um oleiro a exercer a atividade e em tempo parcial. Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção de nove peças de barro preto, documentando as metodologias de projeto usadas tanto pelo designer como pelo oleiro, assim como, todo o seu processo de fabrico. De forma a contextualizar a coleção, foi efetuado um levantamento histórico sobre a olaria tradicional em Portugal, uma descrição e comparação dos vários centros olaricos de barro preto existentes no norte de país, de modo a perceber as técnicas usadas para a produção das peças. Assim, houve a necessidade de recorrer a fontes literárias, artigos científicos, metodologias de design e de projeto, entrevistas, visitas a museus e feiras nacionais e internacionais na área do design, assim como, participar em todo o processo de produção. Os resultados obtidos, através das peças produzidas, demonstram uma falta de controlo durante o processo produtivo por parte do designer e do oleiro. No entanto, conclui-se que as diferenças entre as peças são uma mais valia do produto, que a conjugação de metodologias do designer e do oleiro é possivel e que o design tem um papel fundamental para a divulgaçao e promoçao da olaria tradicional.
- Design em prata: a comunicação pessoal através do adornoPublication . Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraA prata tem estado cada vez mais presente nas diferentes vertentes do Design, sobretudo aquelas que se relacionam com a ornamentação, relembrando uma arte por vezes esquecida ou desconhecida; a ourivesaria (artesanal e industrial). Assim, aliando o Design Industrial e a curiosidade, desenvolveuzse um projeto que procura compreender o Homem e o adorno numa perspetiva projetual, mais precisamente, a comunicaçao pessoal atraves do mesmo, abordando temas como a prata, ourivesaria, métodos produtivos, o culto pela imagem, comunicaçao dos adornos, comunicaçao visual, sentimentos e Design. Neste contexto, a prata, sendo o material de eleiçao e tema de investigaçao, destaca-se ao longo deste relatorio pelas suas propriedades, aplicações e capacidade de acompanhamento e participação no desenvolvimento humano e industrial, deixando em aberto um mundo de possibilidades para o futuro. Desta forma, este relatorio pondera e sugere uma reapreciaçao da prata. Em seguimento, o Design em Prata tem vindo a demarcar a sua presença na ourivesaria acompanhando o fascinante mundo da moda e, consequentemente, tem sido cada vez mais comum na imagem dos indivíduos (comunicaçao visual). De um modo geral, a comunicação faz parte do dia-a-dia do ser humano, sendo uma necessidade intrínseca ao mesmo. Assim, analisando a comunicação visual, que alimenta e e' a voz do culto pela imagem, percebe se que esta nao reside apenas no Homem mas também no que o rodeia como os seus objetos, neste caso, os adornos. Aqui, o Projeto encontra o seu objetivo de investigação e aprofunda os seus temas construindo uma proposta de ourivesaria em prata que se torna objeto de analise nas capacidades de comunicaçao de um adorno em prata. No que concerne a metodologia, decidiuzse que seria adequado uma divisão em duas partes: teorica e pratica. A primeira procurou uma aquisição de conhecimento sobre o material, ourivesaria, Design em Prata e a relação entre o Homem e os adornos. Para tal, através da pesquisa, e de outros meios de reunião informativa como a entrevista, particularizou-se a informação de forma a orientar a segunda parte: a pratica.Esta última, focou-se no desenvolvimento e efetivação física de um projeto de Design em Prata com o objetivo de análise e de participação na conceção de projetos que alimentam a criação de ourivesaria. Num primeiro momento, a estruturação do briefing e do conceito exigiu a perceção e observação do mercado e do publico-alvo, resultando num brainstorming com necessidade de contacto direto com os diferentes metodos produtivos. Neste momento, observaram-se de perto as varias opções de produção, compreendendo-as, de forma a propor uma produção em serie, dotada de uma preocupação ecológica. Desta forma, proporcionouzse uma interação pessoal ~ relação essencial entre designer e produtor influenciando a soluçao encontrada e proporcionando o acompanhamento produtivo. Através do estudo, do qual resultou um projeto traduzido em peças físicas de ourivesaria em prata e um relatorio de investigação, concluiu-se que a comunicação e' complexa, sendo apenas clara para o utilizador, independentemente das interpretações do observador, dos métodos produtivos e das intençoes do designer, embora possam ser fortes influenciadores.
- Design for repair: proposta de definição e contributo para o desenvolvimento de produto em designPublication . Lousa, Rita Vagos Gomes Portovedo; Alves, Rui Miguel PereiraA presente dissertação pretende contribuir para a construção de uma definição do conceito Design for Repair e sua aplicabilidade no processo de design, com base em pesquisa teórica e entrevistas. Num período de crescente preocupação com a utilização sustentável de recursos, conceitos como a economia circular começam a ser aliados a prática de design e desenvolvimento de produto. O propósito é o de não criar desperdício, prolongar a vida dos objetos e a utilização dos materiais que os constituem. Neste enquadramento, surge o Design for Repair - um conceito que remete para desenvolvimento de produtos reparáveis. Assumindo a reparação como fulcral para estender o ciclo de vida de qualquer objeto, o Design for Repair pode ser entendido como parte constituinte do design circular. l\/las o que é ao certo o Design for Repair? E de que forma pode contribuir para o processo de design? Com este mote, e introduzida uma pesquisa de caracter teórico, cuja síntese ajuda a compreender a aceção de reparação, assim como os princípios de design e as condicionantes inerentes à prática do Design for Repair. Caracterizado o conceito, dois casos de estudo são apresentados - o smartphone Fairphone 2 e o aspirador Dyson V6, - como forma de enquadrar produtos designed for repair. Por fim, a última parte deste trabalho, inclui três exemplos de casos reais de desenvolvimento de produto, que servem de base a discussão sobre o interesse do Design for Repair no processo de design.
- Design mobiliário urbano: intervenção e revitalização do Jardim de São LázaroPublication . Couto, Diogo Miguel Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraEste projeto visa contribuir para uma reflexão da importância que os espaços públicos tiveram durante o seu aparecimento em meados do século XIX, não somente no desenvolvimento das zonas urbanas, bem como na relevância e mérito que obtiveram na criação da sociedade vivida atualmente. Através desta contextualização histórica é refletido e questionado sobre os usos dados no presente nestes que são verdadeiros oásis verdes em cidades cada vez mais lotadas, em que a vida agitada de quem nela habita, constrasta com a degradação e despovoamento de espaços como o Jardim de São Lázaro, no Porto. Qual o futuro dos jardins urbanos quando as gerações que deles ainda usufruem não existirem mais? Na necessidade de discussão do problema de despovoamento cada vez mais notório de espaços como o Jardim de São Lázaro que ficam esquecidos e isolados em cidades cada vez mais povoadas, estratégias devem ser repensadas de modo a catalizar e rejuvenescer estes que começam a tornar-se fantasmas verdes em todas as cidades em que praticamente existem. O Design surge assim no projeto como aliado ao desenvolvimento de epaços, contribuindo como chamamento para a interatividade e emoção. A temática deste trabalho centra-se na capacidade de influência que o equipamento de mobiliário urbano tem na transformação de um espaço público, através do impacto na perceção da imagem criada para com o utilizador. Através de um vasto enquadramento histórico e pesquisa direcionada, é dado o mote para a segunda parte do projeto, onde através de um processo evolutivo de ideias e conceitos, a mesma culmina na conceção de diversas peças de mobiliário urbano, na tentativa de corresponder e responder às necessidades abordadas por cidadãos e novos visitantes, de modo a revitalizar e criar novos hábitos de usufruo do Jardim de São Lázaro.
- A olaria utilitária de Barcelos: os processos artesanais no design de novos produtosPublication . Alves, Nuno Alexandre Figueiredo; Alves, Rui Miguel PereiraAo interligar as mãos ao pensamento, surge o caminho da comunicação que impulsiona a descoberta e a aquisição de conhecimento. Assente num leque variado de atributos, o barro permitiu, ao Homem, uma exploração inicial livre de especificações, assistindo-se, um pouco por toda a parte do globo, a uma ascensão no âmbito da cerâmica. Revelada pela procura de novas técnicas, formas, e melhorias contínuas dos materiais e equipamentos. “Lembremos que o barro é trabalhado com as mãos e que as mãos são o melhor instrumento que temos para criar. As mãos são, em todas as artes, os artífices do pensamento. As ideias transmitimo-las e perpetuamo-las através da escrita. O que temos no pensamento transmitimo-lo às mãos e perpetuamo-lo atraves da escultura, da pintura, da ourivesaria ou da arquitetura.” (R. H. da Silva, Fernandes, & Silva, 2003, p. 17). O presente Projeto tem como propósito, a partir da área do Design, evidenciar os processos artesanais da olaria barcelense, prestigiando-os através da criação de uma nova coleção de louça utilitária, composta por sete itens (baseada nos exemplares originais) - caneca, copo, tacho, prato, ladeira, assador e assadeira. Coleção esta que, apesar de intentar uma linguagem mais contemporânea, não exclui, na íntegra, o aspeto tradicional intrínseco ao seu local de origem. Produzida em Barcelos, na Cerâmica Soutelo, trata-se de uma coleção de produção única. Movidos por uma dimensão vinculada a um caráter puramente tradicional e secular, não se previa uma tarefa vulgar ao procurar alcançar a sua associação a uma outra dimensão, vigente e assente noutras premissas. Atualmente, perante uma sociedade que submete os indivíduos a um ritmo diário excessivamente acelerado, e a avanços tecnológicos capazes de uma industrialização próxima do descomedido - em que tudo é produzido em instantes -, o que em tempos primava pela singularidade, sabedoria, experiência e cunho humano, tem-se perdido no tempo. Neste seguimento, é fulcral repensar a revitalização das áreas artesanais - neste caso, com foco na olaria - em torno do progresso, ou seja, numa adaptação das suas capacidades ao panorama que se faz sentir nos dias que correm. Logo, e a partir da pegada material, deixada ao longo dos anos, que nos permite analisar o seu percurso e valores associados. Em relação à metodologia praticada, optamos por fracioná-la, essencialmente, em duas partes. A primeira, direcionada a uma vertente puramente teórica, focada na matéria subjacente aos processos artesanais, mais comuns, empregues na olaria (geral). Num momento posterior, mas ainda nesta parte, o objeto de estudo manteve-se incidindo, porém, no centro oleiro de Barcelos. Para além da aquisição de conhecimento que, até ao momento, não detinhamos, esta primeira parte mostrou-se essencial numa vertente de distanciamento entre o geral e o particular. Ou seja, a variação entre o que é assumido como standard e depois é manipulado segundo aspetos culturais. Na segunda parte, prevaleceu o caráter prático, fez-se a transiçao dos fundamentos para uma realidade palpável. Foi o momento em que, para além do contacto direto com o meio olárico, iniciamos o desenvolvimento da coleção. Para tal, e face ao investigado, ditamos um conjunto de metas com o intento de traçar o caminho a percorrer. Destacam-se a preservação do caráter tradicional, a estilização das formas, e a redução decorativa. Ao longo das várias soluções que surgiam e para as quais recorremos a técnicas de desenho convencionais, a software BD (Solidvvorks) e de renderização (Keyshot), eis que alcançamos o resultado pretendido. Sem demora, principiou-se o fabrico de cada artigo da coleção BASE, acompanhado e devidamente documentado por meio fotográfico. Além de ter sido o momento em que os traços no papel se metamorfosearam em corpos sólidos, revelou-se uma experiência para além do sentido material. Apesar de um cenário, que, atualmente, pouco vigora, a interação em nada se mostrou dificultada. Desta forma, não só conseguimos alcançar um paralelismo real entre as numerosas noções abordadas - no enquadramento teórico do presente Projeto -, como também a relação desenvolvida entre oleiro e designer se revelou uma valia crucial tanto a nivel pessoal como na qualidade dos resultados conquistados.