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- O contributo do design para a privacidade em espaços partilhadosPublication . Ferreira, Marco Alexandre Duarte; Tavares, AbelO alojamento local e um modelo de negocio que tem vindo a ganhar notoriedade e popularidade ao longo do tempo. Atualmente, a maior procura por este tipo de alojamento em Portugal está, em grande parte, associada ao aumento exponencial do turismo, tanto por motivos de lazer, como de negócios. O alojamento local pode servir-se de espaços com configuraçoes distintas e de modalidades diversificadas. Com efeito, e numa tentativa de balizar o contexto de estudo da investigação, definiuzse que os estabelecimentos de hospedagem, nomeadamente os hostels e as residências de estudantes, seriam o foco de estudo da investigação proposta. A experiência pessoal do investigador enquanto frequentador de espaços partilhados, sobretudo na sua qualidade de estudante deslocado, constituiu o mote para o desenrolar do projeto; existia, ã priori, um conhecimento alargado sobre estes espaços e a problemática da privacidade acabou por se tornar num ponto de particular interesse. Se, por um lado, os hostels e as residências para estudantes facilitam a interação entre todos os intervenientes, possibilitando, desse modo, a partilha de experiências e pondo-nos a par com diferentes realidades culturais, por outro põem em xeque a individualidade de quem os frequenta. Poder-se-ia inferir que quem procura estes espaços conhece, de antemão, as suas inerências e, portanto, a questão da falta de privacidade não constitui um problema efetivo. No entanto, se pensarmos que cada vez mais os estudantes procuram soluções mais economicas de alojamento, ainda que, para isso, tenham que abdicar de algumas liberdades fundamentais como é a privacidade, então torna-se premente mitigar este ponto. Assim, a solução encontrada - um treliche - não só garante uma maior sensação de privacidade a todos aqueles que se vêm obrigados a dividir o quarto, como também apresenta a particularidade de poder ser aplicado nos mais variados espaços partilhados, independentemente da sua configuração, dado o seu caráter modular.
- Design em prata: a comunicação pessoal através do adornoPublication . Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraA prata tem estado cada vez mais presente nas diferentes vertentes do Design, sobretudo aquelas que se relacionam com a ornamentação, relembrando uma arte por vezes esquecida ou desconhecida; a ourivesaria (artesanal e industrial). Assim, aliando o Design Industrial e a curiosidade, desenvolveuzse um projeto que procura compreender o Homem e o adorno numa perspetiva projetual, mais precisamente, a comunicaçao pessoal atraves do mesmo, abordando temas como a prata, ourivesaria, métodos produtivos, o culto pela imagem, comunicaçao dos adornos, comunicaçao visual, sentimentos e Design. Neste contexto, a prata, sendo o material de eleiçao e tema de investigaçao, destaca-se ao longo deste relatorio pelas suas propriedades, aplicações e capacidade de acompanhamento e participação no desenvolvimento humano e industrial, deixando em aberto um mundo de possibilidades para o futuro. Desta forma, este relatorio pondera e sugere uma reapreciaçao da prata. Em seguimento, o Design em Prata tem vindo a demarcar a sua presença na ourivesaria acompanhando o fascinante mundo da moda e, consequentemente, tem sido cada vez mais comum na imagem dos indivíduos (comunicaçao visual). De um modo geral, a comunicação faz parte do dia-a-dia do ser humano, sendo uma necessidade intrínseca ao mesmo. Assim, analisando a comunicação visual, que alimenta e e' a voz do culto pela imagem, percebe se que esta nao reside apenas no Homem mas também no que o rodeia como os seus objetos, neste caso, os adornos. Aqui, o Projeto encontra o seu objetivo de investigação e aprofunda os seus temas construindo uma proposta de ourivesaria em prata que se torna objeto de analise nas capacidades de comunicaçao de um adorno em prata. No que concerne a metodologia, decidiuzse que seria adequado uma divisão em duas partes: teorica e pratica. A primeira procurou uma aquisição de conhecimento sobre o material, ourivesaria, Design em Prata e a relação entre o Homem e os adornos. Para tal, através da pesquisa, e de outros meios de reunião informativa como a entrevista, particularizou-se a informação de forma a orientar a segunda parte: a pratica.Esta última, focou-se no desenvolvimento e efetivação física de um projeto de Design em Prata com o objetivo de análise e de participação na conceção de projetos que alimentam a criação de ourivesaria. Num primeiro momento, a estruturação do briefing e do conceito exigiu a perceção e observação do mercado e do publico-alvo, resultando num brainstorming com necessidade de contacto direto com os diferentes metodos produtivos. Neste momento, observaram-se de perto as varias opções de produção, compreendendo-as, de forma a propor uma produção em serie, dotada de uma preocupação ecológica. Desta forma, proporcionouzse uma interação pessoal ~ relação essencial entre designer e produtor influenciando a soluçao encontrada e proporcionando o acompanhamento produtivo. Através do estudo, do qual resultou um projeto traduzido em peças físicas de ourivesaria em prata e um relatorio de investigação, concluiu-se que a comunicação e' complexa, sendo apenas clara para o utilizador, independentemente das interpretações do observador, dos métodos produtivos e das intençoes do designer, embora possam ser fortes influenciadores.