ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by advisor "Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço"
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- A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónicoPublication . Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto; Afonso, Ana Paula Preto Mendes; Azevedo, Ana Isabel Rojão LourençoA pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.
- O impacto do Business Intelligence na logística no contexto do negócio eletrónicoPublication . Carvalho, Diogo Freitas de; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; Azevedo, Ana Isabel Rojão LourençoO presente estudo, intitulado de O impacto do Business Intelligence na Logística no contexto do Negócio Eletrónico, está centrado na verificação da possível existência de uma relação entre a tecnologia/ferramentas de Business Intelligence e a área da Logística, pretendendo-se averiguar se a sua implementação pode influenciar a logística em empresas de diferentes setores de atividade económica. Foram definidos objetivos para este estudo que passam por compreender o funcionamento das ferramentas de Business Intelligence nos processos logísticos das empresas e, ainda, investigar sobre a indústria de Third-Party Logistics, averiguando-se a contratação de empresas externas num serviço de logística e como este processo logístico é procurado ou requisitado pelas empresas. A revisão da literatura focou-se, sobretudo, na área de Business Intelligence, de Logística e de Third-Party Logistics, identificando estes conceitos, os seus objetivos e como estes diferentes campos estão interligados. Além disso, são apresentadas informações sobre as aplicações com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação que são utilizadas nos processos logísticos nos mais diversos setores empresariais. Este estudo foi desenvolvido através de uma metodologia qualitativa, baseada em respostas a questões enviadas a profissionais de diversos setores com experiência nas tecnologias. Foram analisados resultados que permitiram verificar como é que as ferramentas são implementadas, assim como as vantagens e as dificuldades sentidas. Os resultados, permitiram compreender os motivos de contratação de empresas externas para o tratamento de processos logísticos da empresa, nomeadamente a falta de capacidade logística dos fornecedores, e que tipo de benefícios pode trazer esse tipo de serviço, como a manutenção de “safety stocks” e a prevenção de paragens na produção.