ISCAP – DM - Negócio Electrónico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by advisor "Albuquerque, Alexandra Marina Nunes de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ferramentas de gestão linguística na internacionalização do negócio eletrónicoPublication . Aguiar, Carina Isabel Gomes; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes de; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraNuma era em que os negócios se internacionalizam a nível global, as empresas que pretendam ter sucesso no mercado competitivo da atual economia digital têm de ser capazes de identificar e ultrapassar as barreiras que se apresentam ao negócio eletrónico.. A presente dissertação foca-se na língua como fator que condiciona a experiência do utilizador digital no processo de compra online. Efetivamente cada vez mais o utilizador que acede a um site com o intuito de comprar é multilingue e prefere pesquisar e adquirir um produto/serviço na língua materna, pelo que a língua é um aspeto a ter em consideração desde o primeiro momento que o consumidor estabelece contacto com o produto. Assim, tem-se assistido gradualmente a um despertar de consciência para a necessidade de localizar a oferta online, disponibilizando contéudo traduzido e culturalmente adaptado tendo em conta as especificidades do mercado ao qual se pretende expandir. A tradução automática, associada à inteligência artificial, tem sido uma das apostas por parte de muitos negócios online para ultrapassar a questão da língua, (quando não comum entre duas partes que comunicam) como barreira ao negócio eletrónico. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sistemática que pretende explorar se a língua é, efetivamente, um fator importante influenciador na compra online através de uma plataforma de comércio eletrónico. Simultaneamente, a discussão extende-se a ferramentas artificiais de gestão linguística, nomedamente à tendência de localizar e traduzir automaticamente o produto/serviço online e de disponiblizar assistentes virtuais que, recorrendo aos avanços na área de Natural Language Processing (NLP), melhoram significativamente a experiência do utilizador, aumentando, assim, a satisfação do mesmo.
- Influência de conteúdos digitais do Instagram na intenção de prática de atividade física em tempos de pandemiaPublication . Borges, Mariana Isabel Oliveira; Pinto, José Agostinho de Sousa; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes deAlong with technological and Internet developments, marketing communication has faced a major transformation. Social networks have played a very important role in the digital marketing strategies of brands and, with them, also digital influencers. These have become a source of communication of extreme importance, gaining a position of ambassadors and influencers for product and services, as well as for healthy lifestyle and behavior. Resulting from the lockdown due to the COVID-19 pandemic, companies had to readapt to maintain their business, which boosted e-commerce, namely in gyms and other companies related to physical activities. There was an increase in the practice of physical activity during the lockdown and several influencers shared content on Instagram related to physical activity, promoting this practice, often due to its fundamental role in physical and mental health. Thus, this research work aims at identifing, based on the perceptions of followers, how the contents of digital influencers contributed to the increase of the practice of physical activity of their followers on Instagram, during the period of lockdown between March 2020 and June 2021. The research is based on the Grounded Theory, through qualitative analysis of data collected by interview, to 13 respondents. From the analysis of the results of the study, we have been able to conclude that digital content influences the practice of physical activity of its followers. This is to say that followers used the digital content shared by influencers on Instagram, following their advice, to preserve their health and well-being, in the context of the pandemic.