ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Férias, Ana Rita Moutinho"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa BaptistaPublication . Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa; Teixeira, Maria Cândida Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidindo no processo de formação inicial da mestranda, sendo este uma das condições necessárias para obter o grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 19 de dezembro. Este documento apresenta o percurso formativo desenvolvido nas valências da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os referentes teóricos e legais para as práticas desenvolvidas, de forma a espelhar uma ação que visou promover práticas significativas e a aprendizagem holística dos alunos, no sentido de uma construção de identidade profissional. Além disso, o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes do processo educativo será também realçado, uma vez que contribuiu para a melhoria da prática pedagógica. Para tal, contribuíram as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, que permitiram a adequação de propostas fundamentadas e inclusivas que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças. As atividades dinamizadas ao longo da PES, sob uma base socio construtivista, tiveram como principal objetivo colocar a criança no centro da ação, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do currículo atual e a formação de cidadãos nesta nova era, de forma integral. O percurso apresentado ao longo do documento contribuiu para o crescimento pessoal e profissional com vista à construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Beatriz Almeida GomesPublication . Gomes, Beatriz Almeida; Teixeira, Maria Cândida Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Férias, Ana Rita MoutinhoA elaboração do presente Relatório de Estágio espelha o processo de formação docente de perfil duplo. Assim, este documento almeja apresentar todo o percurso de construção da identidade profissional perscrutado ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, presente no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com vista à obtenção do grau Mestre, de acordo com o Decreto-Lei (DL) 79/2014 (2014). Deixa transparecer saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, basilares para uma atitude ética e para o desenvolvimento de uma prática assente na evidência científica e pedagógica. Regidas pelo contributo da metodologia de Investigação-Ação, as ações apresentadas assumem um caráter cíclico baseado nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, no qual a futura docente preconizou a adoção de uma postura observadora, indagadora e crítica, objetivando a planificação inclusiva e práticas significativas, promotoras de aprendizagens holísticas e do envolvimento das famílias e da comunidade. Concomitantemente, a conceptualização da criança como o núcleo do processo de ensino e de aprendizagem, no qual a aprendizagem pela descoberta, se revelou a chave do “aprender a aprender” e da passagem do saber para o saber fazer. Por conseguinte, consagrou-se um espaço revelador de análise, descrição, fundamentação e reflexão das práticas pedagógicas concretizadas em ambos os contextos educativos, nas quais o trabalho colaborativo se revelou a força motriz para a construção de ações pedagógicas adequadas a cada criança.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva OliveiraPublication . Oliveira, Inês Paiva; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duplo
- Relatório de Estágio de Ana Margarida Soares de PinhoPublication . Pinho, Ana Margarida Soares de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto, retrata o percurso e aprendizagens vivenciadas em ambos os contextos, com vista à obtenção do grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento permite a profissionalização para um duplo perfil docente, reconhecida pelo DL n.º 240/2001, de 30 de agosto, conferindo a capacidade do profissional de assegurar a continuidade educativa, mantendo um perfil reflexivo ao longo do processo de construção da sua identidade profissional. Com base nos pressupostos legais e teóricos articulados com a prática, destacar-se-ão o desenho das atividades aplicadas e o trabalho colaborativo desenvolvido na PES, tendo como ponto de partida a criança e as suas necessidades, interesses e motivações. Com o objetivo de formar um profissional inovador, indagador e reflexivo, considera-se ainda a metodologia de Investigação-Ação que recai sobre um processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, no qual o docente constrói a sua identidade profissional objetivando práticas educativas que atendam de forma holística a todas as crianças. Sob esta metodologia e, ainda, sob um paradigma socioconstrutivista, desenharam-se práticas inclusivas, inovadoras e promotoras de aprendizagens contextualizadas e significativas em par pedagógico, em tríade com a educadora e a professora cooperante, com as supervisoras institucionais e com a comunidade educativa e a família.
- Relatório de Estágio de Jéssica Santos FonsecaPublication . Fonseca, Jéssica Santos; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.
- Relatório de Estágio de Lígia Maria Oliveira SilvaPublication . Silva, Lígia Maria Oliveira; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente documento constitui o relatório de estágio inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, surgindo como um requisito à finalização do mesmo para a obtenção da profissionalização de docente com duplo perfil. Salienta-se a importância das metodologias adotadas neste percurso: a Investigação-Ação, que regeu toda ação, enquanto docente, e o percurso na Prática Educativa Supervisionada, e a de Trabalho de Projeto, assumindo uma dimensão didática. Estas possibilitaram a implementação e concretização de práticas pedagógicas refletidas, tendo por base a observação e reflexão contínua sobre os contextos educativos, promovendo uma atitude reflexiva e indagadora na prática docente. No presente relatório, evidenciam-se dois projetos desenvolvidos, entre outras intervenções, os quais focaram o desenvolvimento das crianças na área da Cidadania e Desenvolvimento. Destacam-se, assim, alguns conceitos abordados como a diferença, a multiculturalidade e o respeito pelo outro, uma vez que se acredita que a escola assume um papel fundamental na formação dos alunos para o exercício da cidadania e para a aquisição valores de justiça social, de igualdade e de solidariedade. Ressalta-se, por fim, o trabalho colaborativo com a equipa educativa, interações estas que resultaram num enorme crescimento pessoal e profissional, bem como o facto de se ter preconizado uma ação educativa inscrita no paradigma socioconstrutivista, tendo-se atribuído à criança o papel ativo de construtora do seu próprio conhecimento e agente principal no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
- Relatório de Estágio de Ana Inês Carvalheiras PeixotoPublication . Peixoto, Ana Inês Carvalheiras; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Silva, Helena Margarida Ferreira da; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, espelhando as aprendizagens realizadas no processo de formação pedagógica da mestranda, nos níveis educativos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo condição necessária para a obtenção de grau Mestre, segundo o DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, através de uma postura fundamentada, crítica e reflexiva, fundamentais para uma atitude ética, é espelhada a edificação do percurso formativo da estudante, relativamente à aquisição de aprendizagens e competências significativas para a construção da sua identidade profissional docente de perfil duplo. As práticas implementadas sustentaram-se nas fases de observação, planificação, ação e reflexão, inerentes à metodologia de Investigação-Ação, sendo que o seu caráter cíclico potenciou o aperfeiçoamento da ação educativa, inovando e adequando novas práticas em contexto educativo. Assim, todas as ações educativas, sob o paradigma socio construtivista, procuraram não só ser inclusivas, como promover o desenvolvimento holístico da criança, priorizando-a como elemento ativo no processo de construção dos seus conhecimentos, no qual o docente assume o papel de mediador. Destaca-se, ainda, a importância do trabalho colaborativo entre os vários intervenientes neste ciclo de aprendizagens, que possibilitaram atender às necessidades inerentes à prática educativa, implementando estratégias e recursos pertinentes e criativos. Para além disto, valorizou-se a promoção de práticas, envolvendo a comunidade educativa e as famílias, assim como a mobilização de referentes teóricos que possibilitaram articular saberes entre a teoria e a prática.
- Relatório de Estágio de Ana Isabel Azevedo VilasPublication . Vilas, Ana Isabel Azevedo; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório descreve, analisa e reflete todo o percurso formativo da mestranda vivenciado ao longo da Prática Educativa Supervisionada, presente no 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, com vista à obtenção do grau Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014. Espelha a construção de uma identidade profissional de perfil duplo, habilitada para uma ação educativa em contexto de EPE e do 1.º CEB, através da mobilização de referenciais teóricos e normativos que levaram ao desenvolvimento de práticas inclusivas, inovadoras e fundamentadas. A par disso, salienta-se a importância das etapas da metodologia de Investigação-Ação que, ao longo deste percurso, permitiram aferir os interesses e necessidades das crianças, numa perspetiva de fomentar e aperfeiçoar a ação educativa, promovendo práticas significativas e o desenvolvimento holístico da criança. Neste sentido, a prática foi desenvolvida sob o paradigma socio-construtivista, no qual a criança foi o construtor da sua própria aprendizagem, recorrendo-se, sempre que possível, ao envolvimento da família e da comunidade educativa. Por outro lado, com uma postura crítica, indagadora e reflexiva, a docente em formação assumiu a função de mediadora, planificando ações educativas que valorizem o currículo atual, os desafios da sociedade e a formação ativa de cidadãos. O percurso formativo explanado neste documento constituiu um elemento basilar no crescimento pessoal e profissional, fruto de reflexões constantes, de uma postura investigativa e do trabalho colaborativo, fundamentais para a construção da identidade profissional, permitindo partilha e articulação de saberes.
- Relatório de Estágio de Ana Sofia Brito AmorimPublication . Amorim, Ana Sofia Brito; Ribeiro, Deolinda Alice Pedroso; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação inerente à Prática Educativa Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, para obtenção do grau mestre, conforme o DL 79/2014, de 19 de setembro. O processo de formação é complexo e dotado de quatro etapas e instrumentos úteis que são utilizados na prática educativa: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. Ao longo deste documento serão refletidos os conhecimentos científicos e normativos essenciais para o desenvolvimento de práticas educativas em contexto, bem como para o crescimento e evolução de uma postura ética, indagadora e crítica da futura docente, que contribui para a construção da identidade profissional docente de perfil duplo. Os conhecimentos científicos-pedagógicos e a utilização da Metodologia de Investigação-Ação, que evidencia a componente investigativa, permitem a construção do perfil docente e foram utilizados ao longo da Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. A intencionalidade da ação educativa e a importância de que esta vá ao encontro das características e necessidades de todas as crianças, realça a importância de uma prática inclusiva e equitativa, em que todos os alunos, assumem um papel ativo fundamental no seu processo de aprendizagem. Assim, o professor deve assumir uma postura reflexiva e um papel de mediador sustentando as ações de forma que estas potenciem uma ação inovadora, reflexiva e com sentido. Neste sentido, releva-se igualmente o trabalho colaborativo de todos os intervenientes no processo desde os estudantes, as docentes cooperantes, as crianças, as supervisoras institucionais, a comunidade educativa e as famílias, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de práticas contextualizadas que potenciam o desenvolvimento holístico da criança e fomentam o perfil pessoal e profissional de uma futura docente de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Carolina Santos CoutinhoPublication . Coutinho, Carolina Santos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente relatório descreve e fundamenta o percurso de formação pedagógica, pessoal e social, bem como a apropriação dos referentes teóricos legais no decorrer do estágio desenvolvido, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do presente relatório são mobilizados saberes práticos, teóricos e legais que contribuíram para a construção da identidade profissional de um docente de perfil duplo. A Metodologia de Investigação-Ação serviu como base para todo o processo investigativo com vista a melhorar a qualidade da ação, emergindo num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão. As ações pedagógicas presentes no presente relatório visam o desenvolvimento holístico da criança, posicionando-a no epicentro do processo educativo. Sob a perspetiva socio-construtivista, o desenvolvimento de pedagogias ativas e indo ao encontro dos interesses e necessidades evencidas pelas crianças, procurou-se desenvolver uma prática inclusiva em que o educando é o coconstrutor da sua própria aprendizagem. Assim, ao longo de todo relatório é evidente o crescimento de uma identidade profissional que se desenvolveu nos dois contextos de estágio. Identidade marcada pela postura reflexiva e investigativa e a procura por novos conhecimentos, de modo, a transformar a prática educativa. Tendo a PES permitido o desenvolvimento pessoal e profissional da discente, desvendando o que é realmente ser educador e professor.