Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Jéssica Fonseca_2022.pdf991.96 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.
This report is part of the Supervised Educational Practice present in the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the first Cycle of Basic Education, in order to show the whole process involved during the internship as well as the professional skills developed. In this sense, this document focuses mainly on a reflective analysis of practice, based on the Action-Research Methodology, which proved to be very important throughout the process, since it refers to observation, planning, action, reflection and evaluation. Thus, this report is organized into three chapters, which include the theoretical and legal framework, the contextualization of the internship sites, the presentation of the Action-Research Methodology and, finally, the description and reflection of the developed projects, as well as other activities in parallel. Thus, it is possible to verify a constant evolution and growth both personally and professionally throughout the practice in both contexts. It became challenging and very enriching for future practices, further reinforcing that it is essential to always take into account that children are at the center of all action and, therefore, it is necessary to promote moments that enhance learning and new experiences, corresponding to the interests and needs of children and encouraging their motivation and enthusiasm

Description

Keywords

Criança Metodologia de Investigação-Ação Prática educativa supervisionada Reflexão Child Action-Research Methodology Supervised Educational Practice Reflection

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License