Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Cândida da Mota
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita Moutinho
dc.contributor.authorFonseca, Jéssica Santos
dc.date.accessioned2022-08-22T08:30:52Z
dc.date.available2022-08-22T08:30:52Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Educational Practice present in the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the first Cycle of Basic Education, in order to show the whole process involved during the internship as well as the professional skills developed. In this sense, this document focuses mainly on a reflective analysis of practice, based on the Action-Research Methodology, which proved to be very important throughout the process, since it refers to observation, planning, action, reflection and evaluation. Thus, this report is organized into three chapters, which include the theoretical and legal framework, the contextualization of the internship sites, the presentation of the Action-Research Methodology and, finally, the description and reflection of the developed projects, as well as other activities in parallel. Thus, it is possible to verify a constant evolution and growth both personally and professionally throughout the practice in both contexts. It became challenging and very enriching for future practices, further reinforcing that it is essential to always take into account that children are at the center of all action and, therefore, it is necessary to promote moments that enhance learning and new experiences, corresponding to the interests and needs of children and encouraging their motivation and enthusiasmpt_PT
dc.identifier.tid203287037
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20776
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMetodologia de Investigação-Açãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction-Research Methodologypt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Jéssica Santos Fonsecapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Jéssica Fonseca_2022.pdf
Size:
991.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: