ESTG - DM - Gestão de Projetos
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Browsing ESTG - DM - Gestão de Projetos by advisor "Amaral, António Manuel da Silva"
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- As equipas emocionalmente inteligentes e a sua relação com o sucesso do projetoPublication . Oliveira, Adriana La-Salete Ribeiro; Barros, Maria Teresa Morais Taveira de; Amaral, António Manuel da SilvaEm ambiente de projeto, com todas as restrições inerentes - prazo, custo, âmbito e qualidade e a pressão tipicamente despoletada quer por fatores que colocam em causa essas restrições, quer pela mudança que o projeto ocasiona, a inteligência emocional assume um papel significativo nos gestores de projeto os quais devem possuir capacidade para inspirar e motivar as suas equipas. Essa capacidade deve também existir dentro das equipas cujos elementos devem saber gerir-se emocionalmente enquanto membros de um grupo de pessoas com caraterísticas diversas. As equipas emocionalmente inteligentes devem identificar e desenvolver o talento dos seus membros e saber como se relacionar entre si, com vista à obtenção dos melhores resultados. Com o objetivo de dar resposta às questões de investigações: “Como é que a inteligência emocional das equipas se relaciona com o sucesso dos projetos?” e “Como é que a coesão e a resiliência contribuem para a colaboração entre os membros da equipa e para o sucesso dos projetos?” Desenvolveu-se uma revisão da literatura para conhecer o estado da arte seguida de um estudo exploratório por meio de uma metodologia qualitativa, realizada através de focus groups analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tal desenvolveu-se um guião que serviu de base à realização de focus groups a quatro equipas de projetos cada uma atuando nos seguintes setores: construção civil, limpeza florestal, implementação de sistemas da qualidade, hardware e instalações elétricas. Os resultados permitiram concluir que existem pistas suficientes para sugerir que as equipas emocionalmente inteligentes estão diretamente relacionadas com o desempenho do projeto e que a coesão da equipa está também diretamente relacionada com o sucesso do projeto. Permitiu ainda concluir que as equipas emocionalmente inteligentes estão diretamente relacionadas com a existência de comportamentos resilientes e ainda que têm uma relação direta com o sucesso do projeto.
- Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development TeamsPublication . Ferreira, Catarina Isabel de Moura; Carneiro, Davide Rua; Amaral, António Manuel da SilvaCom a evolução da indústria tecnológica, as equipas ágeis de desenvolvimento de software confrontam-se progressivamente com obstáculos ambíguos e complexos. As organizações encontram-se cientes da forte competição inerente ao negócio e, como tal, procuram ser únicas e melhores. Ao serem constituídas por pessoas com diferentes inteligências e capacidades, especificamente com fortes aptidões emocionais, de gestão de conflitos e de tomada de decisão, as organizações estarão munidas de pessoas integradas e unidas e, consequentemente, obterão um melhor desempenho. Todos estes fatores qualificam-nas a estarem bem preparadas para se sobressaírem e oferecerem aos seus clientes melhores soluções e relações duradouras. Assim, é crucial estudar e entender como o estado emocional que cada indivíduo de uma equipa ágil de desenvolvimento de software possui, como cada cargo possui a capacidade de influenciar a generalidade da visão grupal e gestão de conflitos, contribuir ou até melhorar o bem-estar da equipa e o seu desempenho. De forma a possibilitar este estudo, foi desenvolvida uma investigação exploratória, através da utilização do método qualitativo, com a inclusão de dados primários baseados em entrevistas semiestruturadas a diversas equipas ágeis de desenvolvimento de software e dados secundários relativos às ferramentas de software utilizadas por essas mesmas equipas. É possível inferir que diferentes funções nas equipas Ágeis de desenvolvimento de software têm métricas diferentes nas quais confiam e lhes são mais valiosas. Não obstante, a velocidade da equipa é uma das métricas quantitativas mais utilizadas e foi possível concluir que a capacidade da equipa e a complexidade dos itens em que trabalham afetam diretamente a sua velocidade. Os conflitos emergentes nas equipas entrevistadas têm origens, precedentes, evoluções e estilos de gestão diferenciados. Futuramente, seria de extrema importância e utilidade proceder-se a uma validação do estudo com uma maior diversidade de amostra populacional, nomeadamente, de outras empresas e/ou departamentos e utilizar ferramentas de deteção de emoções de forma a ser possível obter uma maior veracidade e autenticidade nos sentimentos que os membros de equipas de desenvolvimento de software sentem e nas suas reações.