ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by advisor "Delgado, Paulo"
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- A(s) VOZ(es) de uma desCENTRALIZAÇÃO EducativaPublication . Duarte, Ana Catarina dos Santos; Delgado, PauloRemonta ao ano 2014 as primeiras notícias sobre o Programa Aproximar Educação (PAE), cujo objetivo principal foi o da descentralização, por via de delegação contratual, de competências na área da Educação e formação, dos serviços centrais do Estado para os municípios (MEC, 2015, p.2). O processo previsto foi o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, entre o Governo central e a Autarquia local, designado por Contrato de Educação e Formação Municipal, através do qual se pretendeu o aumento da eficiência e eficácia da gestão dos recursos humanos e prestação de serviços públicos pelas entidades locais. Assim, o presente projeto tem como objeto o estudo do PAE e a sua relação com as melhorias da rede educativa no município de Vila de Nova de Famalicão, observando-se, assim, o processo de territorialização do respetivo município, através da escuta das vozes dos atores locais envolvidos. Partindo de uma matriz metodológica quantitativa, recorreu-se ao método de estudo de caso como elemento diferenciador do estudo. As técnicas de recolha de dados consistiram na pesquisa bibliográfica, documental e inquérito por questionário aplicado a atores municipais e atores dos agrupamentos de escolas. Como conclusão, refere-se que em Portugal prevalece um sistema educativo marcadamente centralizado e que este programa acaba por emergir num paradigma de conflito de visões, poderes e contrapoderes. Porém, o PAE pode permitir passar-se de uma relação vertical e monopolista para uma relação horizontal e de desmultiplicação do controlo (Barroso, 2005), porque é aqui podemos desenvolver a nossa humanidade e a nossa comunidade.
- A adequação da oferta formativa dos cursos profissionais às necessidades do mercado de trabalhoPublication . Tavares, Stephanie Marques; Delgado, PauloEste estudo tem como objetivo principal analisar a oferta formativa a nível dos cursos profissionais e a sua adequação ao mercado de trabalho. Nesse sentido, analisou-se a evolução do ensino profissional em Portugal, nomeadamente em escolas públicas. A abertura das escolas secundárias da rede pública à educação e formação profissional tornou-se um facto incontornável, com a última revisão curricular do ensino secundário a permitir um arrojado salto no desenvolvimento, ao qual não é alheia a sua crescente valorização e consolidação no contexto da ação educativa. As sucessivas reformas do Ensino Secundário, também foram objeto de exploração deste trabalho. Ao longo das décadas, repercutiram-se várias reformas das políticas educativas que, entretanto, culminando na Reforma do Ensino Secundário, em 2004, assumiram a importância do ensino profissionalmente qualificante, com uma expressão no sistema educativo mais intensa que nunca. Neste estudo participaram alunos de um curso profissional, a Coordenadora do Agrupamento de Escolas e a Coordenadora da Associação Empresarial inquiridos sobre as representações que fazem sobre a oferta formativa disponibilizada e a da sua adequação ao mercado empresarial. O presente estudo permitiu perceber que a Escola não possui uma relação objetiva com o mercado empresarial, mas que os alunos têm vontade de se integrar numa empresa da sua região. O resultado do estudo aponta para a existência de uma oferta formativa que não parece estar adequada às necessidades do mercado de trabalho local.
- A escolha da escola: motivos da escolha da escola na transição para o 10º anoPublication . Campos, Rui Manuel VanZeller da Silva; Delgado, PauloA escolha da escola depende de uma multiplicidade de fatores. Desde logo os aspetos legais que determinam em que condições se pode fazer esta escolha. Depois aspetos ligados às pessoas, sejam eles de natureza académica, profissional ou outros relacionados com a perspetiva de futuro. De que forma alguns destes aspetos estão envolvidos no processo de escolha é o que este projeto pretende determinar. Quais são em termos gerais os aspetos que se consideram mais importantes para as escolhas, e em particular o que leva os alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Douro n.º1, a escolher ficar na escola secundária do agrupamento ou sair dela para prosseguir estudos no ensino secundário? Percebidos esses aspetos, importa iniciar um processo de mudança que leve os alunos a preferirem o agrupamento a outras escolas.
- A experiência do diretor no atual modelo de gestão escolarPublication . Martins, Pedro; Delgado, PauloO atual modelo de gestão e administração escolar, enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril (alterado pelo Decreto-Lei n.º 221/2009, de 11 de setembro e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho) encontra-se em vigor há uma década e, entre outras características distintivas, prevê a eleição de um Diretor em cada Agrupamento de escolas/Escola não agrupada, acabando assim com décadas de liderança colegial nas escolas. Este estudo pretende fazer um balanço da vigência deste modelo, sob o ponto de vista do Diretor. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a diretores do distrito do Porto, com pelo menos um mandato completo cumprido, nas quais se abordam as seguintes dimensões: A organização da Escola; Características do Modelo; Perfil do Diretor; Relações de poder e ação quotidiana; Fatores de sucesso na Gestão; Contributos para a evolução do modelo de gestão. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os conteúdos foram categorizados. A análise desta categorização permitiu concluir que os diretores, de uma forma geral, concordam com o modelo ou acham-no irrelevante, embora pensem que têm pouca autonomia de decisão (na área financeira e na gestão de recursos humanos) e sentem falta de apoio jurídico e contabilístico. Consideram que os maiores fatores de sucesso na gestão se situam ao nível das relações com a comunidade – embora considerem que as relações com a tutela e com o poder local nem sempre sejam fáceis – e ao nível da formação de docentes e funcionários. Como contributos para a evolução do modelo, sugerem a alteração da composição e das atribuições do Conselho Geral e reclamam mais autonomia e estabilidade, quer nas regras, quer nos recursos humanos disponíveis.
- Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdianaPublication . Teixeira, Celestino Tomás Tavares; Delgado, PauloEste trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.
- Mais disciplina, melhor educação: representações dos docentes e alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Azevedo, Sónia Cristina da Silva; Delgado, PauloA indisciplina em contexto de sala de aula, apesar de não ser um fenómeno recente, é, hodiernamente, um dos problemas mais emblemático que se coloca às escolas portuguesas. O mesmo pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem, afetando não só as aprendizagens dos alunos, mas também os próprios docentes, desenvolvendo, nestes últimos, uma grande instabilidade emocional e profissional. No âmbito deste projeto de mestrado, analisamos o fenómeno da indisciplina em sala de aula, procurando definir o conceito, identificar as suas causas e consequências, os seus níveis, a sua frequência e gravidade, as formas de atuação dos docentes e conhecer as propostas de professores e alunos para minimizar os problemas disciplinares. Sob o ponto de vista metodológico, optámos por um estudo de caso circunscrito a uma realidade concreta, isto é, de uma EB 2/3. Para a realização do mesmo, seguimos uma abordagem de orientação mista (qualitativa e quantitativa), partindo das representações dos sujeitos, através da aplicação de inquéritos por questionário a professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico. A partir do conhecimento da realidade, projetamos um plano de ação intitulado “Tu consegues fazer melhor!”, cujo principal intuito é acompanhar os alunos com problemas comportamentais, desenvolvendo neles competências sociais.
- Promover o sucesso escolar e educativo dos alunos abrangidos por processos da Comissão de Proteção de Crianças e JovensPublication . Torres, Iolanda Antónia Mendes Andrade Sampaio Sobral; Delgado, PauloEste projeto, no âmbito do Mestrado em Administração de Organizações Educativas, enquadra-se na temática dos alunos abrangidos por processos de proteção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens que indiciam insucesso escolar e educativo. Trata-se de alunos com uma história de vida marcada por maus tratos, abusos e negligência no seio familiar, a quem estão associados problemas a nível de comportamento e de atitudes, como desinteresse, indisciplina, absentismo, insucesso escolar. Estes fatores impedem a sua plena integração na escola, pelo que têm de ser delineadas estratégias conjuntas de atuação, com vista à promoção do seu sucesso escolar e educativo. Por isso, o relacionamento e a intervenção em parceria entre a escola e a CPCJ, têm de ser melhoradas para que todos os intervenientes no processo, Escola; CPCJ; Aluno e Encarregados de Educação estejam implicados na construção de soluções que promovam o sucesso escolar e educativo dos alunos integrados num processo de proteção.
- A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias: um estudo de casoPublication . Silva, Pedro Manuel Santos; Delgado, PauloEste estudo de caso, visa essencialmente verificar o comportamento do diretor e dos coordenadores de estabelecimento e de departamento no que concerne à utilização das tecnologias de informação e da comunicação no seu dia-a-dia. A importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é, no nosso entender, fundamental para o desenvolvimento de um agrupamento de escolas. Baseando-nos na revisão da literatura, na nossa reflexão pessoal e na prática profissional, procuramos perceber as dificuldades de comunicação e de cooperação existentes. Neste sentido, o presente estudo visa abordar a importância do papel das TIC no que concerne ao apoio a uma melhor e mais eficiente coordenação entre os diversos órgãos de um agrupamento de escolas. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no sentido de obter uma fundamentação esclarecedora sobre o tema em questão para, posteriormente, se proceder à elaboração do trabalho. No enquadramento teórico, começamos por fazer uma análise aos conceitos de Liderança, Comunicação e Novas Tecnologias. No desenvolvimento prático, foram estipulados os objetivos do estudo e as questões que suportaram a nossa investigação. Em termos de metodologia foi realizada uma entrevista ao diretor do agrupamento e constituídos grupos focais com os coordenadores de estabelecimento, departamento e docentes. O objetivo principal deste trabalho foi perceber a importância das Tic no trabalho de coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias.