ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by advisor "Mendes, Ivaneide Dias Pereira"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Con vivências de saberes. O método auto biográfico na prática pedagógicaPublication . Röpke, Jane Marlize; Mendes, Ivaneide Dias PereiraAo refletir sobre o professor e a sua função como profissional da educação, que contribui para uma formação e transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade humanista na docência. Tratando-se de adultos que retornam aos bancos escolares, exige uma notória compreessão da identidade e do lugar do educando no mundo. Desta forma, o professor se coloca, ao mesmo tempo, como norteador e facilitador, permitindo que o educando resgate a sua trajetória, tome consciência do seu tempo e do seu espaço. Permite ainda, que se compartilhe saberes e experiências importantes para o contexto político-social. Esta pesquisa tem por objetivo geral, analisar a viabilidade e os potenciais contributos do recurso dos métodos autobiográficos na Educação de Jovens e Adultos, através dos professores que atuam no PROEJA, designadamente, no curso de Vendas, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Considerando que a dialogicidade presente no método autobiográfico permite que os educandos partilhem as suas histórias de vida de modo a se identificar e aprender com elas, este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas, foi voltado à análise da prática docente e pretendeu refletir com os educadores sobre a importância de conhecer o educando e, com ele a sua história de vida, como recurso para a aprendizagem. Os resultados apontaram que os educadores entrevistados, maioritariamente, desconhecem esta metodologia, contudo, reconhecem que mobilizam algumas experiências de vida dos educandos no cotidiano escolar, enfatizando a importância de recorrer às experiências prévias dos jovens e adultos.
- Licenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia FarroupilhaPublication . Benvenutti, Leonardo Matheus Pagani; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente trabalho busca compreender a relevância que a participação em um curso superior de formação de professores proporcionou à trajetória de vida dos adultos licenciados. Inscreve-se, portanto, como uma investigação sobre a educação de adultos no âmbito formal com implicações na formação profissional e humana dos sujeitos. Em um primeiro momento é exposta uma fundamentação teórica que situa o objeto de pesquisa em uma narrativa histórica do desenvolvimento educacional brasileiro no sentido de contextuá-lo na contemporaneidade. Busca efetuar uma leitura de quem são estes adultos, sujeitos concretos. São apresentados e discutidos momentos-chave no tocante à educação de adultos, formação de professores, bem como as caraterísticas pessoais dos adultos, tais como aspetos motivacionais e tempos de aprendizagem. Posteriormente, os detalhamentos da pesquisa empírica são apresentados. Tomou-se como base os relatos dos egressos do Curso de Licenciatura em Computação, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto, consistindo em um estudo de caso situacional. Para recolha de dados foi empregada entrevista semiestruturada, com guião definido previamente com a intencionalidade de obter subsídios à análise baseada em categorias. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa, inscrita no paradigma interpretativo, e considerações acerca desta. São analisados os discursos afim de perceber os encadeamentos que a participação, no referido curso, proporcionou à trajetória de vida dos adultos entrevistados, durante o período formativo e pós-formativo
- Por uma educação inspirada na vida, que inspira vida - a perspetiva dos professores dos cursos PROEJA quanto à formalização de saberes adquiridos no currículo.Publication . Fetter, Anderson; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEste estudo apresenta a perspetiva dos professores quanto a possibilidade de oportunizar, no currículo dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Validação de Aprendizagens, tendo como referência a Validação de Aquisição de Experiências – VAE – desenvolvida no Brasil, e os processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências – RVCC – que ocorrem em Portugal. Os processos de reconhecimento possibilitam que os adultos validem ou até certifiquem as suas aprendizagens adquiridas em contextos formais, informais e não formais. Para o efeito, verificou-se, a partir do relato de 12 (doze) docentes dos campi Jaguari e São Vicente do Sul, entrevistados entre abril e setembro de 2018, a possibilidade de implementação desta modalidade no IFFar. Os relatos obtidos mencionaram não ter havido uma formação específica dos docentes para a educação de adultos, conforme previsão no documento base do PROEJA. Os docentes entrevistados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas na modalidade encontram-se no campo do capital social e cultural dos alunos, reconhecendo também dificuldades no campo das suas próprias práticas pedagógicas. Esta investigação permitiu, sobretudo, estudar o entendimento dos docentes sobre o aproveitamento das experiências pretéritas dos adultos na sua prática pedagógica, cuja maioria dos entrevistados ressaltou utilizá-las no sentido de facilitar suas relações com os estudantes. Por fim, mesmo havendo alguma resistência, a maioria se mostrou favorável em adotar a VAE nos currículos dos cursos PROEJA, justificando, principalmente, pelo fator motivacional do estudante e pelo possível encurtamento de seu percurso formativo, desde que com um pertinente respaldo institucional para promover a legitimidade do referido processo.
- Sentidos e re significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino SuperiorPublication . Santos, Cleonice Iracema Graciano dos; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEsta pesquisa, realizada no contexto do Mestrado em Educação: especialização em educação e formação de adultos, no Instituto Politécnico do Porto, permeia a temática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA, que representa uma formação integrada entre a Educação Profissional e a Educação Básica, possibilitando aos egressos atuar como profissionais técnicos e também seguir a trajetória escolar. Diante dessa realidade, investigaram-se os egressos do PROEJA inseridos em cursos superiores, tendo, como objetivo principal, identificar e compreender os sentidos e (re)significados atribuídos à participação no PROEJA. Os sujeitos da pesquisa eram oito egressos dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Comércio do Campus Júlio de Castilhos, que estavam matriculados em cursos superiores do campus no segundo semestre de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, em que se utilizaram questionários e entrevistas narrativas para a recolha dos dados, e a análise textual discursiva para analisar as entrevistas realizadas. Buscaram-se, na pesquisa teórica e documental, subsídios para ancorar e discutir os dados empíricos, baseando-se nos referenciais sobre a Andragogia, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Os egressos pesquisados tinham idades entre 25 e 55 anos, a maioria eram mulheres que, por meio de suas narrativas, revelaram que o curso PROEJA teve grande significação e possibilitou a elas tanto o delineamento da trajetória escolar no ensino superior quanto mudanças positivas na forma de ser, de agir e de pensar