ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Paiva, Margarida Delgado"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Arquitetura escolar inclusiva: a acessibilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo AugustoPublication . Machado, Fabíola Foderati; Paiva, Margarida DelgadoNo Brasil existem diversas leis que garantem o direito de todos à escola regular, porém a inclusão plena só ocorrerá quando as escolas se tornarem efetivamente acessíveis. E a busca por se tornar uma escola inclusiva tem exigido mudanças nos ambientes físicos e pedagógicos nas unidades escolares. Assim, a presente dissertação buscou analisar e avaliar as questões de acessibilidade e a mobilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto verificando se atendem as condições básicas de inclusão escolar, bem como identificar, descrever e mapear barreiras arquitetônicas no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, investigar a percepção dos usuários com deficiência e mobilidade reduzida quanto à acessibilidade, mobilidade e adequação às suas necessidades no IFFAR Santo Augusto e investigar a percepção dos gestores do IFFAR Santo Augusto, quanto às condições de acessibilidade e mobilidade das mesmas e sua adequação a recepção de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que tem como instrumentos de recolha de dados a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com usuários portadores de necessidades especiais, realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores e avaliação técnica através de pesquisa de campo com levantamento in loco por meio de um checklist de avaliação de acessibilidade. A aplicação destes diferentes métodos possibilitou alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos permitem concluir que a estrutura física do IFFar Campus Santo Augusto é suficiente para assegurar a acessibilidade do aluno com deficiência ou com mobilidade reduzida, porém a acessibilidade atitudinal precisa ser revista. Os resultados demonstram também que o campus já avançou muito em relação à acessibilidade, porém, ainda há muito a realizar.
- Estresse ocupacional em Técnico-Administrativos de uma instituição pública federal de educação profissional e tecnológica.Publication . Goulart, Sheila de Oliveira; Paiva, Margarida DelgadoEntre as formas que conduzem ao adoecimento no trabalho, destaca-se o estresse ocupacional, que pode ser definido como um processo em que os indivíduos percebem suas demandas laborais como estressoras, provocando reações negativas (Paschoal e Tamayo, 2004). Em vista disso, este estudo teve como escopo “analisar os principais estressores organizacionais, na percepção dos Técnico-Administrativos em Educação, da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha”. Para tal desiderato, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 59 servidores, os quais responderam questões atinentes a dados pessoais e ocupacionais, à Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a uma pergunta discursiva. As informações foram analisadas por meio de estatística descritiva (categorização de escalas, teste Qui-quadrado e coeficiente Alfa de Cronbach), e pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Com relação ao nível de estresse ocupacional, constatou-se a prevalência do moderado. A análise qualitativa despontou que há sobrecarga de atividades, que o número de servidores é insufuciente para realizá-las, que a carga horária é contraproducente e que algumas decisões institucionais não são disseminadas. Conclui-se que é necessário que os gestores tomem providências quanto aos estressores organizacionais de maior intensidade achados nesta pesquisa, a fim de reduzir os níveis de estresse ocupacional.
- Qualidade de vida no trabalho: uma análise das políticas e das práticas desenvolvidas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto através da percepção dos servidores técnicos administrativos em educação.Publication . Ritter, Leandra Leoni Marchioro; Paiva, Margarida DelgadoA presente pesquisa foi concebida a partir do questionamento sobre como os servidores técnicos administrativos em educação, em exercício no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, percebem a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. No percurso investigativo, foi realizado um levantamento documental identificando quais são as políticas de gestão de pessoas criadas pela Intituição com vistas à promoção da qualidade de vida de seus servidores. Posteriormente, foi analisado como os servidores técnicos administrativos em educação percebem a qualidade de vida no trabalho a partir dos indicadores mensurados no questionário do Programa de Autoavaliação Institucional, os quais foram relacionados com as categorias de QVT do modelo conceitual proposto pelo estudioso Richard Walton. Cumpre destacar que o referido questionário foi aplicado aos servidores técnicos administrativos em educação e publicado no Relatório de Autoavaliação Institucional – Ano Base 2017. Na última etapa da pesquisa, foram relacionadas e trazidas para o contexto as práticas de gestão de pessoas que se voltam para a promoção da qualidade de vida no trabalho no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. Pela natureza do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa, que permitiu a coleta e interpretação mais eficiente dos dados. Como resultado, após a identificação das políticas atinentes ao tema proposto e o detalhamento das práticas desenvolvidas, aferiu-se que grande parte dos servidores investigados desconhece as políticas e, também, as práticas de qualidade de vida existentes na instituição; porém, entre outros achados, concluiu-se que a ampla maioria dos servidores está satisfeita com o desempenho das suas funções na Instituição.