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Qualidade de vida no trabalho: uma análise das políticas e das práticas desenvolvidas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto através da percepção dos servidores técnicos administrativos em educação.

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Abstract(s)

A presente pesquisa foi concebida a partir do questionamento sobre como os servidores técnicos administrativos em educação, em exercício no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, percebem a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. No percurso investigativo, foi realizado um levantamento documental identificando quais são as políticas de gestão de pessoas criadas pela Intituição com vistas à promoção da qualidade de vida de seus servidores. Posteriormente, foi analisado como os servidores técnicos administrativos em educação percebem a qualidade de vida no trabalho a partir dos indicadores mensurados no questionário do Programa de Autoavaliação Institucional, os quais foram relacionados com as categorias de QVT do modelo conceitual proposto pelo estudioso Richard Walton. Cumpre destacar que o referido questionário foi aplicado aos servidores técnicos administrativos em educação e publicado no Relatório de Autoavaliação Institucional – Ano Base 2017. Na última etapa da pesquisa, foram relacionadas e trazidas para o contexto as práticas de gestão de pessoas que se voltam para a promoção da qualidade de vida no trabalho no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. Pela natureza do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa, que permitiu a coleta e interpretação mais eficiente dos dados. Como resultado, após a identificação das políticas atinentes ao tema proposto e o detalhamento das práticas desenvolvidas, aferiu-se que grande parte dos servidores investigados desconhece as políticas e, também, as práticas de qualidade de vida existentes na instituição; porém, entre outros achados, concluiu-se que a ampla maioria dos servidores está satisfeita com o desempenho das suas funções na Instituição.
The present research was conceived from the questionnaire about how the “government technical administrators employees in education”, in the course of their duties at Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, perceive the quality of life in their work environment. In the investigative process, a documentary survey was carried out identifying the management policies of people created by the Institution to promote quality of life for their staff. Subsequently, it was analyzed how the government technical administrators employees in education realize the quality of their lifes at work environment from the indicators on the basis in the Institutional Evaluation Programme, which were related to the QWL categories of the conceptual model proposed by the scholar Richard Walton. It should also be noted that the mentioned questionnaire was applied to the technical administrators employees in education and published in the Institutional Evaluation Programme Report - Year 2017. In the final stage of reserch, the management practices of people who are focused on the promotion of the quality of life at work environment at Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto were related and introduced to the context. By the work nature, a qualitative and quantitative approach was chosen, which allowed a more efficient data collection and interpretation. As a result, after identifying the policies related to the proposed theme and detail of the practices developed, most of the investigated government employees are unaware of the quality policies and practices of life existing at the Institution; however, other findings pointed out that a large majority of the government employees are satisfied with the performance of their duties at the Institution.

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Keywords

Qualidade de vida no trabalho Políticas e práticas de qualidade de vida Servidores Técnicos Administrativos em Educação Quality of life at work Policies and practices of quality of life Government Technical Administrators Employees in Education

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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