ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Lencastre, José Alberto"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensinoPublication . Tavares, Marilvana Giacomelli; Lencastre, José AlbertoA avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
- Bullying na formação profissional: Um Estudo de Caso no sistema de aprendizagemPublication . Moreira, Guilherme Fernando Soares; Lencastre, José AlbertoO bullying é um fenómeno social que afeta crianças e jovens em contexto escolar. Partindo deste pressuposto, este estudo teve como principal objetivo aferir a expressão do bullying nos cursos de formação profissional, nomeadamente nos cursos de dupla certificação do Sistema de Aprendizagem, para compreender em que medida uma coordenação de proximidade poderá impedir ou minimizar situações de bullying entre os formandos. A opção metodológica é qualitativa e interpretativa, com um design de estudo de caso, já que se pretendeu compreender os significados que os intervenientes no estudo atribuem ao fenómeno e seus efeitos. O estudo consomou-se através de inquéritos por entrevista do tipo focus group a dois grupos de formandos e entrevista individuais a elementos chave do processo formativo. Os resultados permitem concluir que se verifica desconforto na abordagem do tema. Conclui-se que os formandos percecionam o fenómeno como muito negativo e com efeitos perversos na vida das vítimas, perpetradores e intervenientes indiretos. Numa rutura com as perceções dos profissionais de formação, os formandos consideram os agressores como jovens que não estão integrados e que também sofrem, pelo que precisam de ajuda. Não sendo possível, no âmbito deste estudo, encontrar um nexo de causalidade entre atos de bullying e absentismo ou abandono precoce da formação, identificou-se a necessidade de intervenção constante e próxima da coordenação para gerir potenciais conflitos e dinamizar ações de sensibilização e procedimentos de boas práticas.
- Portefólio digital como instrumento privilegiado de avaliação de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Isabel Campos; Lencastre, José AlbertoO mundo educativo procura persistentemente inovação nas formas de ensinar, de aprender e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Se antes da pandemia provocada pelo COVID-19 já se procurava inovação, agora isso é imperativo. O facto de um dia para o outro nos termos visto em ensino à distância, fez com que todos os agentes de ensino tivessem que trabalhar com ferramentas digitais onde pudessem, não só contactar, mas também ensinar os conteúdos, motivar para a aprendizagem e avaliar o desenvolvimento das competências dos alunos. De repente, tudo mudou. Esta dissertação, que inicialmente tinha como propósito o portfólio físico, também mudou. Devido ao ensino à distância, o objeto de estudo passou a ser o portfólio digital, pois todo o trabalho de escola passou a ser realizado digitalmente. Quisemos saber se o portfólio digital pode ter um lugar priveligiado na avaliação das aprendizagens do aluno. Iniciamos com uma revisão narrativa de literatura sobre os portefólios para o nosso quadro teórico. Seguiu-se uma revisão sistemática, da qual resultaram estudos que utilizámos para confrontar com os nossos dados empíricos. A opção metodológica é qualitativa, pois pretendeu explorar dados recolhidos no ambiente do participante e compreender o significado e a importância da complexidade de uma situação. Os resultados permitiram concluir que o portfólio digital é um instrumento de avaliação completo, porque através dele conseguimos uma informação mais clara sobre o progresso dos alunos na sua aprendizagem. É, também, um instrumento contextualizado, pois está ligado às situações práticas do dia-a-dia onde decorrem as aprendizagens e a reflexão dos alunos sobre as suas próprias dificuldades, fazendo com que participem na construção de estratégias para as superar.
- O projeto Games2Learn&Gamification2Engage: um estudo sobre as perceções dos professores, pais e alunos envolvidosPublication . Coutinho, Luís Filipe Silva; Lencastre, José AlbertoCada vez mais os professores procuram metodologias inovadoras que impliquem mudanças no quotidiano educativo e permitam que os seus alunos consigam um desenvolvimento escolar e pessoal de acordo com as exigências da sociedade atual. Por toda a Europa os projetos Erasmus+ são impulsionadores de inovação em contexto educativo e torna-se imperativo conhecer as boas práticas e, simultaneamente, compreender para alterar as desvantagens que estes projetos aportam. A dissertação que apresentamos teve por objetivo compreender as perceções de professores, alunos e pais da equipa portuguesa do projeto Erasmus+ Games2Learn&Gamification2Engage sobre a sua participação. Estes professores estiveram dois anos envolvidos em formação sobre metodologias de aprendizagem através de jogos e de gamificação. A formação esteve a cargo de dois investigadores do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A opção metodológica seguida foi qualitativa e interpretativa e um design de estudo de caso. Para a realização deste estudo, realizámos uma revisão sistemática de literatura na base de dados ERIC, da qual resultou o quadro teórico que utilizámos para analisar os três focus group realizados no sentido de responder à nossa questão de investigação. Os resultados permitem concluir que para os professores há a perceção de que o uso de tecnologia em contexto educativo melhora o envolvimento dos alunos, promove a autonomia, a entreajuda e o desenvolvimento de competências transversais. Por outro lado, os professores sentem que o seu próprio papel mudou significativamente. Relativamente aos pais há a perceção de que os maiores ganhos são as mobilidades e o uso dos dispositivos móveis. Quanto aos alunos, o jogo e o uso de tablets são as grandes mais valias. No entanto, os professores sentem que necessitam de mais formação para alterarem definitivamente as suas práticas, e os pais têm preocupações com a previsível falta de continuidade destas iniciativas.