ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição
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Browsing ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição by advisor "Barbosa, Susana"
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- Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativaPublication . Silva, Marina Santos; Barbosa, SusanaO estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social.
- Surdez e sexualidade: Representações sociais da pessoa surda no acesso à informação sobre a sexualidadePublication . Pereira, Dalila Matos; Barbosa, SusanaA acessibilidade da pessoa surda é cada vez mais premente na sociedade atual. Todo o conhecimento que a sociedade disponibiliza para esta comunidade irá influenciar as suas vivências e o seu conhecimento. Neste sentido, é urgente conhecer como a pessoa surda acede à informação que envolve o conceito de sexualidade. Deste modo, a presente investigação de cariz qualitativa surge com o intuito de conhecer a opinião da pessoa surda acerca da sexualidade. Para o efeito, recorreu-se à realização de grupos focais com um total de 18 participantes surdos. Assim, o estudo permitiu investigar as perceções que a pessoa surda tem relativamente ao conhecimento face à sexualidade, de que maneira foi obtido e quais as dificuldades enfrentadas na procura das informações pertinentes. Os resultados, apesar de poderem estar influenciados pelo estreito número da amostra do estudo, indicaram que a população surda tem a noção dos termos que englobam o conceito de sexualidade, na sua maioria. Mencionando como principais fontes de informação a escola, o médico e a família. Estes meios de informação estão influenciados por barreiras que impedem a acessibilidade da pessoa surda, como a falta de referentes gestuais, o conteúdo disponibilizado pela escola, ao abordar maioritariamente conteúdos biológicos, ou o médico e a família por não saberem LGP para comunicar. Salienta-se, no entanto, a importância da presença do intérprete, que segundo os participantes é fundamental para aceder à informação sobre a sexualidade em locais como o consultório médico ou a televisão, mas a sua presença não é efetiva o que acaba por degradar o acesso a determinados conteúdos sobre a temática.