ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O drama como estratégia de desenvolvimento e de aprendizagem na educação de infânciaPublication . Costa, Jéssica Regina Moreira da; Hardalova, Poliksena Inanova; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório relata o processo de formação da Prática Educativa Supervisionada da mestranda, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa refletir sobre o percurso da mesma, destacando o seu desenvolvimento pessoal e a aprendizagem profissional durante os estágios nas valências de Educação em Creche e na Educação Pré-Escolar. Desta forma, este documento pretende abordar as competências e as aprendizagens adquiridas durante os estágios profissionalizantes, com enfoque no drama, recorrendo à técnica da improvisação. As práticas desenvolvidas decorreram dentro de um ciclo dinâmico, sustentado pela metodologia de Investigação-Ação, que envolveu os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, o que proporcionou uma abordagem inovadora, reflexiva e significativa para todos os envolvidos. A mestranda aprofundou seus saberes pedagógicos, fundamentando a prática nas pedagogias participativas, que colocam a criança como agente ativo no seu desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo da mestranda foi criar um ambiente propício a aprendizagens significativas e integradoras, tendo sempre em conta e atenção os interesses e necessidades das crianças. Em suma, a colaboração com a colega de estágio, as educadoras cooperantes, bem como as supervisoras institucionais foram fundamentais para o desenvolvimento e amadurecimento profissional da mestranda, preparando-a para a profissão de Educadora de Infância.
- O impacto da leitura de livros na formação integral das crianças na educação de infânciaPublication . Silva, Ana Isabel de Sá e; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroEste relatório de estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, com foco na Creche e na Educação Pré-Escolar. O estágio constituiu uma fase essencial na formação da mestranda, permitindo-lhe refletir criticamente sobre as experiências pedagógicas e integrar teoria e prática na sua evolução profissional. A investigação desenvolvida teve como objetivo analisar a importância da leitura de livros no desenvolvimento das crianças em creche e pré-escolar, destacando as contribuições para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social. A questão orientadora foi: De que forma a leitura de livros pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças na educação de infância? A metodologia baseou-se na observação das práticas pedagógicas em contexto de estágio, análise dos livros utilizados, conversas com educadoras e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que a leitura, mediada por adultos, promove o desenvolvimento da linguagem, amplia o vocabulário, estimula a imaginação e favorece as interações sociais. A adaptação das estratégias pedagógicas ao grupo revelou-se essencial para o envolvimento das crianças e para a eficácia das aprendizagens. Conclui-se que a leitura integrada nas práticas educativas desde a creche até ao pré-escolar é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento global das crianças, reforçando a importância de ações intencionais que valorizem a participação ativa e o interesse dos educandos.
- Interações entre pares na Educação de InfânciaPublication . Magalhães, Maria Inês Ramos de; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.
- A Música como linguagem artística de expressão, criatividade e afeto: repensar as práticas pedagógicas na educação de infânciaPublication . Fernandes, Raquel Ferreira; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente Relatório de Estágio (RE) enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e reflete o percurso formativo da mestranda, em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar (EPE). Centrado na valorização da música como linguagem artística, este trabalho analisa o potencial expressivo, afetivo e criativo da experiência musical na infância, bem como o seu contributo para o bem-estar e desenvolvimento global da criança. A partir de uma abordagem participativa e de uma perspetiva que reconhece a criança como sujeito de direitos, a mestranda desenvolveu propostas musicais que privilegiaram a escuta, a improvisação e o movimento, favorecendo a autonomia, a sensibilidade e o envolvimento. Inspiradas na abordagem de Reggio Emilia e nas teorias do desenvolvimento musical da criança, as ações pedagógicas foram concebidas como experiências abertas, esteticamente cuidadas e potenciadoras de vínculos afetivos. A prática educativa revelou-se como um espaço de investigação e reflexão, onde se procurou responder aos interesses das crianças e superar algumas limitações descritas na literatura, promovendo ações pedagógicas que tentaram ser inovadoras. A música foi entendida não como uma atividade ocasional ou funcional, mas como uma linguagem essencial ao desenvolvimento da expressão, da criatividade e da relação afetiva. Este relatório evidencia a importância de criar contextos educativos mais sensíveis, onde as múltiplas linguagens da infância - com destaque para a musical - sejam reconhecidas e promovidas de forma intencional. Através da análise das experiências vividas e da fundamentação teórica que as sustentou, a mestranda propõe uma visão da educação artística como eixo central de uma pedagogia humanizadora, reflexiva e transformadora, valorizando a arte como uma forma de ser e estar no mundo.
- O papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de InfânciaPublication . Fontes, Bruna Sofia da Cunha Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Ribeiro, CarlaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada em Creche e em Educação Pré-Escolar. Este apresenta como tema transversal o papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância. Como principal objetivo deste trabalho encontra-se a perceção sobre a influência que a participação e o envolvimento dos familiares no contexto educativo possui nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, trabalhando-se em termos concetuais as noções de família e a sua evolução, bem como o papel do/a educador/a para potenciar a relação escola-família e, por fim, alguns modelos pedagógicos que enfocam mais especificamente nesta temática. Em termos práticos, foram analisados os níveis de participação e envolvimento das famílias. A relação estabelecida com as famílias potenciou um clima de confiança, comunicação e cooperação na tomada de decisões em torno de projetos ou atividades. As estratégias pedagógicas utilizadas em ambos os contextos de estágio privilegiaram o diálogo, a realização de atividades em parceria com as famílias, bem como as propostas que os grupos de crianças iam sugerindo. Neste sentido, no relatório optou-se por descrever e analisar, de forma crítica e reflexiva, uma série de atividades que se centraram na relação escola-família.
- A prática das Artes Visuais e a natureza: interações promotoras de desenvolvimento e bem-estarPublication . Lopes, Rita Alexandra Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Silva, Susana Maria Sousa Lopes daO presente relatório explora o processo de formação da mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em Creche e Educação Pré-Escolar. Assim, este documento tem como objetivo apresentar as competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios, mobilizando referências teóricas, legais e pedagógicas que sustentaram as práticas realizadas e a temática em estudo: compreender de que forma a envolvência da Natureza em práticas de Artes Visuais, pode promover o desenvolvimento holístico e o bem-estar das crianças. Para tal, a estagiária apoiou-se em diversas referências teóricas que analisam a relação entre a Natureza e as Artes Visuais, numa perspetiva de promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança. Todas as propostas desenvolvidas tiveram origem na observação das crianças, dos seus interesses e necessidades, orientando a planificação das atividades e a posterior reflexão, de modo a garantir a sua adequação ao grupo e a promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, e com o intuito de enriquecer a sua prática educativa, a formanda descreve, analisa e reflete sobre as experiências educativas implementadas ao longo do estágio. As atividades desenvolvidas permitiram-lhe evoluir e aprofundar a reflexão sobre o seu papel enquanto educadora, reforçando a importância do papel do educador e evidenciando a perspetiva da criança como ser ativo e agente do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destaca-se a relevância do meio envolvente e da diversificação de experiências educativas na promoção do desenvolvimento holístico da criança.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Mafalda Aureliano MarquesPublication . Marques, Mafalda Aureliano; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues Santos; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio (RE) reflete o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de creche e de educação pré-escolar (EPE). Este documento demonstra as competências e aprendizagens construídas durante os dois estágios profissionais, mobilizando os conhecimentos científicos e pedagógicos alcançados durante o percurso de formação da mestranda. Para além do enquadramento legal e das ações educativas realizadas nos dois contextos, neste RE é ainda abordado como tópico de estudo e reflexão a importância das interações adulto-criança no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, no capítulo inicial é realizado um enquadramento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem e o impacto das interações neste processo, que é complementado com as perspetivas pedagógicas de HighScope, Goldshmied e Pikler. No capítulo II, apresenta-se a caracterização das instituições e dos ambientes educativos de cada contexto de estágio, sendo que a PES em creche foi realizada numa sala de um ano de idade e o estágio de EPE numa sala de quatro anos de idade. Também é mencionada a metodologia de investigação utilizada referindo a importância da observação, da planificação, da ação e da reflexão para uma melhor prática educativa. No capítulo III são evidenciadas as ações educativas que a mestranda desenvolveu durante a PES, articulando os conhecimentos teóricos do capítulo I com exemplos da prática. Por fim, é realizada uma reflexão final que consuma as aprendizagens e conhecimentos adquiridos, as estratégias de formação e os constrangimentos sentidos durante todo o percurso.
- Relatório de Estágio de Ana Catarina dos Santos BastosPublication . Bastos, Ana Catarina dos Santos; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio visa salientar de modo reflexivo as aprendizagens e o percurso de formação da mestranda ao longo da prática educativa supervisionada (PES) em creche e na educação pré-escolar. Teve-se um maior enfoque na importância dos espaços e dos materiais na educação de infância por serem determinantes no desenvolvimento integral das crianças e por suscitar o interesse da mestranda. Inicialmente reflete-se sobre as particularidades e características dos espaços e dos materiais que devem ser tidas em consideração de forma que estes sejam desafiadores, estimulantes e promotores de aprendizagens e de autonomia. Assim, durante a prática educativa foram mobilizados os princípios orientadores da metodologia de investigação-ação (IA), incluindo: processos de observação direta e participante; reflexões individuais e em conjunto com as educadoras cooperantes, com o par pedagógico e com as supervisoras institucionais; planificação e avaliação. Foram também utilizados procedimentos de recolha de informação como diários de bordo com registos fotográficos, vídeos e notas de campo, conseguindo-se práticas educativas contextualizadas e intencionais. Posteriormente, são analisadas e descritas as ações pedagógicas focadas na temática do relatório e que foram desenvolvidas pela mestranda nos dois contextos educativos nos quais se desenvolveram os estágios. A PES e o relatório possibilitaram à mestranda desenvolver diversas capacidades e competências profissionais cruciais para o desempenho docente. Foi ainda capaz de refletir e observar como os espaços e os materiais devem ser pensados de forma pormenorizada, pois possibilitam às crianças experiências ricas e estimulantes, devendo ser tidos em consideração como dimensões da prática pedagógica.
- Relatório de estágio de Joana Maria de Ponte BrazãoPublication . Brazão, Joana Maria de Ponte; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório pretende relatar o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nas valências de Creche e de Educação Pré- Escolar. Desta forma, este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas durante os estágios profissionalizantes em ambos os contextos, em concreto na área da matemática, mobilizando referenciais legais, teóricos e pedagógicos que se revelaram cruciais ao enriquecimento da sua prática educativa, proporcionando uma postura autocrítica face ao seu desempenho. Além disso, todas as propostas desenvolvidas com as crianças de creche e educação pré-escolar, foram antecedidas pelos processos de observação, planificação e avaliação/reflexão, de forma a respeitar os seus interesses e necessidades e a dar resposta a todos os elementos do grupo, independentemente das suas particularidades. Assim, as experiências educativas desenvolvidas sustentaram-se nos princípios e caraterísticas da metodologia de investigação-ação que favoreceram uma atitude crítica e reflexiva por parte da formanda, que através da reflexão sobre, na e para a ação (Alarcão, 1996; Amaral et al., 1996) permitiu a transformação das suas práticas e o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais. É, também, evidenciada a perspetiva da criança como sujeito e agente do seu processo educativo, no qual o papel do adulto e o meio envolvente assumem um grande destaque na promoção de atividades significativas para as crianças, visando o seu desenvolvimento holístico.
- Relatório de Estágio de Luísa Mesquita Guimarães Tato DiogoPublication . Diogo, Luísa Mesquita Guimarães Tato; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroNo presente relatório, a mestranda descreve o seu processo de formação no que concerne à Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação em Creche e de Educação Pré-Escolar. A Educação de Infância é crucial no desenvolvimento humano e, consequentemente, no processo de aprendizagem das crianças, sendo imprescindível a mobilização dos diversos pressupostos teóricos que realçam a importância das interações de qualidade no ambiente educativo. Com o intuito de realizar uma prática pedagógica adequada, a mestranda desenvolveu competências referentes ao domínio da observação, da planificação, da ação e da reflexão. A intencionalidade educativa das suas ações, permitiu que a educadora estagiária reconhecesse a flexibilidade como uma mais-valia no percurso de aprendizagem profissional. A Metodologia da Investigação contribui para a capacidade de autoavaliação da formada, transformando-se numa aprendizagem profissional e pessoal. A Metodologia de Trabalho de Projeto refletiu a importância de uma educação holística, na qual, o adulto de referência se torna um elemento mediador do processo de descoberta das crianças. As aprendizagens profissionalizantes adquiridas ao longo da Prática Educativa Supervisionada tornaram-se também competências pessoais. Uma postura ética e assertiva, cuidadosa e empática são atitudes fundamentais nas interações que desenvolvemos ao longo da vida.