ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto"
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- Relatório de estágioPublication . Monteiro, Maria Inês Martins; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio surge no seguimento da prática pedagógica supervisionada desenvolvida, neste 2º ciclo de estudos, tanto em jardim de infância (educação pré-escolar) como em creche, e tem como objetivo destacar a importância deste período na nossa formação profissional, bem como a realização de uma análise reflexiva, acerca dos processos de desenvolvimento na prática, e que se pretendem enquadrados no Perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Considera-se importante mencionar que o estágio foi desenvolvido numa sala de cinco anos e numa sala de dois anos, respetivamente. De forma a desenvolver uma praxis competente, utilizou-se como metodologia a investigação-ação com recurso às “orientações globais para o educador” preconizadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. Apesar de as “orientações globais para o educador” se encontrarem direcionadas para a educação pré-escolar, entendeu-se, após reflexão, que poderiam, perfeitamente, ser aplicáveis à creche. A utilização de processos como observar, planear, agir e avaliar, articulados com a utilização de referenciais teóricos, são centrais na prática de qualquer educador de infância, de forma a sustentar as suas opções metodológicas. Entendeu-se, ainda, fundamental, acrescentar o processo da reflexão, transversal aos acima referidos, pois é através da reflexão que se avaliam as práticas e dinâmicas desenvolvidas, numa perspetiva de desenvolvimento socioprofissional.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Cátia Andreia Pereira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, presente no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se este relatório de estágio, que procura efetuar uma reflexão acerca da ação educativa praticada e desenvolvida em contexto creche e jardim de infância. Este relatório apresenta, igualmente, uma abordagem ao nível dos processos educativos que foram desenvolvidos ao longo do estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, intrínsecos à metodologia investigação-ação. A articulação destes processos com os referentes teóricos e legais sustentou a ação da mestranda. Importa salientar que as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações com a equipa educativa, a reunião de avaliação reguladora e as reuniões com o supervisor institucional auxiliaram o desenvolvimento formativo da mestranda. Este trabalho encontra-se organizado em três capítulos, mas os dois mais relevantes são o enquadramento teórico e legal, que apresenta um conjunto de referentes que fundamentam ação da mestranda, e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, considerando a importância das mesmas para o desenvolvimento de competências profissionais. A prática pedagógica permitiu avaliar as dificuldades sentidas e, desta forma, orientar a formanda para uma ação educativa mais equilibrada e adequada ao contexto. Tornou-se claro que este será um processo contínuo que se perpetuará ao longo da vida profissional, assim sendo, é importante a formação contínua de forma a atenuar as inevitáveis dificuldades e a melhorar a ação.
- Relatório de estágioPublication . Alves, Tânia Vanessa Pereira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.
- Relatório de estágioPublication . Gouveia, Suse Nicole Baptista; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio tem como base a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este, relata as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica nos contextos: creche e jardim-de-infância (educação pré-escolar). Ao longo do relatório procurou-se efetuar o cruzamento constante entre as atividades desenvolvidas em articulação com as perspetivas de diversos autores, pois pretende-se uma prática sustentada na teoria, em vez de uma prática derivada da teoria tal como defende Oliveira-Formosinho (2013). É ainda referido, os processos educativos envolvidos no percurso de formação profissional, sendo que estes são: i) observação; ii) planificação; iii) ação; iv) avaliação e v) reflexão. Estes processos foram sempre articulados com os referentes teóricos e legais que sustentaram a ação pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica supervisionada entendeu-se o educador como co construtor do seu conhecimento, na medida que assume-se como investigador da sua própria ação, perspetivando-se como um profissional reflexivo e crítico, na procura de um conhecimento específico e simultaneamente evolutivo, elementos considerados na construção das competências profissionais da mestranda.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Sousa, Florisa Maria Moreira de; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio de qualificação profissional, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, permitiu descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela formanda durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O estágio ocorreu em dois contextos educativos, creche (crianças de 1/2 anos de idade) e educação pré-escolar (crianças a perfazer os 3 anos e de 3 anos de idade), o qual possibilitou à mestranda desenvolver linhas de ação a partir da metodologia de investigação-ação em articulação com os referenciais teóricos e legais. O desenvolvimento de todo este percurso formativo teve como suporte a elaboração das narrativas reflexivas individuais, as planificações semanais em equipa educativa e as reuniões de avaliação com o supervisor institucional e as educadoras cooperantes. Foram visíveis as seguintes competências construídas ao longo da ação, nomeadamente a utilização de fundamentos teóricos que sustentaram a prática; a diversidade de estratégias de forma a proporcionar um desenvolvimento do grupo; a reflexão na, sobre e para a ação (Schön, 1998) com a perspetiva de melhorar desempenhos futuros. Desta forma, a prática da formanda assenta numa perspetiva construtivista, no sentido de fomentar o desenvolvimento integral da criança.