ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico by advisor "Lopes, Susana"
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- Estratégias de Motivação em Educação Visual - caso 7º ano do Ensino BásicoPublication . Coelho, Carina Isabel Correia; Lopes, SusanaNo presente relatório é feita uma análise das estratégias de motivação tendo em conta as Práticas Educativas Supervisionadas desenvolvidas ao longo três ciclos do ensino básico, no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino básico. Desta forma, o tema central “Estratégias de Motivação em Educação Visual- caso 7ºano do ensino básico”, surge a partir da Prática Educativa no 3º ciclo do ensino básico. Durante o relatório é ainda descrita a passagem pelo 1º e 2º ciclo de ensino, para que se compreenda o caminho até ao 3ºciclo, e a escolha de determinadas estratégias. Na fundamentação do trabalho são abordados os conceitos como Educação Artística, motivação em sala de aula e ainda estratégias de ensino, no sentido de aprofundar o tema do relatório. A análise sobre o tema tem um carácter reflexivo, surgiu no decorrer da prática educativa desenvolvida, como necessidade de encontrar estratégias que pudessem levar à motivação dos alunos em sala de aula.
- O professor e a sua prática - Estratégias PedagógicasPublication . Marques, Ana Isabel Araújo; Lopes, SusanaAs estratégias pedagógicas fazem parte das preocupações do quotidiano do professor e são também uma preocupação pessoal que trouxe para reflexão no presente relatório, partindo da experiência pedagógica (estágio) desenvolvida nos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Os Estágios Pedagógicos desenvolveram-se em duas escolas. No 1º Ciclo [Educação Artística], realizou-se na Escola EB 1 do Cedro, em Vila Nova de Gaia. No 2º Ciclo [Educação Visual e Educação Tecnológica] e no 3º Ciclo [Educação Visual] realizou-se na Escola EB 2,3 de Vilar de Andorinho, também no concelho de Vila Nova de Gaia. Este estudo incidiu, sobretudo, sobre as Prática Educativa Supervisionada II e III, onde são descritas vivências, identificadas estratégias pedagógicas, nomeadamente, estratégias de ensino e aprendizagem e estratégias de comportamentos e de atuação na sala de aula. Neste sentido, procura-se conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensino e aprendizagem, comportamentos e atuações nas salas de aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, procurando sempre desenvolver competências profissionais e pessoais, bem como atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos em práticas futuras.
- Trabalho cooperativo em sala de artes como melhoria da autonomia e autoconfiança do alunoPublication . Ferreira, João Jorge Magalhães; Lopes, SusanaO presente Relatório Final de Estágio tem como intenção analisar a experiência de prática pedagógica sob o ponto de vista da aplicação do trabalho cooperativo enquanto metodologia usada quer na gestão de conteúdos, quer na gestão das dinâmicas da sala de artes, com vista a uma maior participação de todos os alunos e uma melhoria da autonomia e autoconfiança. O trabalho resulta de uma articulação entre uma investigação de foro teórico, e a prática educativa, procurando fundamentos para a análise das práticas pedagógicas, tendo os resultados e os dados sido recolhidos durante as referidas Práticas Educativas Supervisionadas experienciadas ao longo dos dois anos de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação procura, então, demonstrar possibilidades de exploração prática do trabalho cooperativo em sala de aula, definindo os papéis do professor, identificando as vantagens e as desvantagens da sua utilização e organizando e hierarquizando modos de as aplicar. Neste trabalho, farei uma análise da aplicação durante as diferentes Práticas Educativas Supervisionadas, fazendo uma análise mais aprofundada e focada no caso da Prática Educativa Supervisionada III, com uma turma de 8º ano da Escola Secundária Inês de Castro, em Gaia, onde todo o processo de aplicação do trabalho cooperativo respeitou e procurou seguir procedimentos e métodos defendidos por diferentes teóricos da educação.