Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Trabalho cooperativo em sala de artes como melhoria da autonomia e autoconfiança do aluno

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoaoFerreira_2013.pdf2.44 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio tem como intenção analisar a experiência de prática pedagógica sob o ponto de vista da aplicação do trabalho cooperativo enquanto metodologia usada quer na gestão de conteúdos, quer na gestão das dinâmicas da sala de artes, com vista a uma maior participação de todos os alunos e uma melhoria da autonomia e autoconfiança. O trabalho resulta de uma articulação entre uma investigação de foro teórico, e a prática educativa, procurando fundamentos para a análise das práticas pedagógicas, tendo os resultados e os dados sido recolhidos durante as referidas Práticas Educativas Supervisionadas experienciadas ao longo dos dois anos de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação procura, então, demonstrar possibilidades de exploração prática do trabalho cooperativo em sala de aula, definindo os papéis do professor, identificando as vantagens e as desvantagens da sua utilização e organizando e hierarquizando modos de as aplicar. Neste trabalho, farei uma análise da aplicação durante as diferentes Práticas Educativas Supervisionadas, fazendo uma análise mais aprofundada e focada no caso da Prática Educativa Supervisionada III, com uma turma de 8º ano da Escola Secundária Inês de Castro, em Gaia, onde todo o processo de aplicação do trabalho cooperativo respeitou e procurou seguir procedimentos e métodos defendidos por diferentes teóricos da educação.
This Final Internship Report has as a purpose to analyse the experience of the pedagogical practice under the point of view of the cooperative work application, with the methodology used in the management of contents and in the management of the dynamics in the arts class with the view of a bigger participation of all students and their improvement of self-trust and independence. The work is the result of a combination between a theoretical investigation and the educational practice, searching for the basis to the analysis of the pedagogical practices, having the data and the results gathered during the supervised educational practices throughout two years of the Masters of Visual and Technological Arts. This investigation has as a purpose to demonstrate the possibilities of the cooperative work in the class room, defining the roles of a teacher, identifying the advantages and disadvantages of its use and organizing ways to apply them. In this Final Report I will do an analysis of the application during the different supervised educational practices, doing a deeper and more focused analysis on the supervised educational practice III, with a class of the eighth grade of the Inês de Castro Secondary School, in Gaia, where all this process of the application of the cooperative work respected and searched to follow the methods and procedures defined by different education theorists.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License