ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos
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Browsing ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos by advisor "Mesquita, Hugo"
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- A caixa negra e o espectro luminoso: instalação interativaPublication . Pereira, Jorge Alexandre; Lima, Jorge; Mesquita, HugoA visão é a perceção da luz. Quanto maior o nosso entendimento sobre as propriedades da luz, maior o prazer quando a observamos e entendemos a sua relação com os objetos, as pessoas e a natureza. A energia luminosa propaga-se pelo espaço sobre a forma de ondas eletromagnéticas e, quando embate numa superfície, a luz é refratada, absorvida e refletida em várias direções, provocando as mais diversas reações químicas, físicas e sensoriais. Em conjunto, a luz e a ótica funcionam bem enquanto meio de comunicação. A luz “transporta” diferentes temperaturas de cor que impactam com as nossas habilidades cognitivas, dependendo de certas condições de luz, espaço e mecanismos. Este projeto aborda a temática da luz, a sua propagação no espaço-tempo e a interatividade humana com acontecimentos de luz, cor e forma.
- Fantasy Deathscape: a relação do ser humano com a morte e o luto de entidades artificiaisPublication . Martins, Daniel Filipe Viana; Rodrigues, Rui; Mesquita, HugoEste projeto de investigação coloca a relação humano-entidades artificiais, a crença animista e a sua morte como foco de desenvolvimento artístico. Através de uma obra audiovisual enquadrada na arte de instalação, pretende-se explorar os vínculos cria dos pela interação com robotic others e objetos inanimados, o consequente sentimento de perda e as práticas fúnebres - rituais de separação (kuyo) - que resultam da ‘morte’ destas entidades. Com isto, levanta-se a possibilidade destes robotic others terem direitos, respeito e sentido de agência. Isto acarreta desafios para as categorias ontológicas tradicionais, enquanto coloca a questão se este tipo de seres é provido de anima/espírito, e/ou se os podemos considerar como ‘vivos’/‘mortos’. Partindo de uma entidade artificial não-fictícia - o Honda Civic VI Fastback - como objeto de culto, a instalação procura debater questões sobre as possibilidades de criação artística utilizadas para abordar, representar ou criar este tipo de relações e práticas memoriais animistas, passando por conceitos como luto, afeição, ritualidade e espiritualidade. O seu propósito final é fomentar a discussão e o pensamento crítico neste contexto, enquanto se admite a morte destas entidades e a possibilidade de existência de ‘espíritos artificiais’.
- Fim do Mundo: narrativas visuais para Ópera RealPublication . Cruz, Beatriz Isabel Pina Paiva Pacheco da; Leite, Luís; Mesquita, HugoO projeto Ópera Real, intitulado "Fim do Mundo", é uma obra artística de carácter multidisciplinar que une diversas equipas e divide-se em quatro atos. Nesta envolvente peça, o objetivo da componente multimédia é criar um espaço mutável, que se transforma e evolui à medida que os atos se sucedem. Com esse propósito em mente, foi considerado a inclusão de curtas animações que servem como introdução, proporcionando uma visão prévia do momento e da situação em que cada ato se desenrola. Por exemplo, um terramoto antes do primeiro ato, um incêndio antes do segundo ato e um cenário de caos apocalíptico, tal como um bombardeamento, antes do último ato. Essas animações são uma forma de transportar o espectador para o contexto e o ambiente que se seguem a esses eventos, refletindo as mudanças ocorridas no espaço onde se desenrola a narrativa. Para a concretização deste projeto, é essencial estabelecer uma clara associação entre as linguagens do teatro e da multimédia, o que implica a integração numa equipa multidisciplinar. No entanto, foram enfrentados grandes desafios, pois é necessário articular e combinar, de forma harmoniosa, as habilidades e competências de uma equipa vasta e diversificada. A colaboração de todos os membros é fundamental para garantir que a peça seja uma obra coesa, singular e não fragmentada. Cada um dos intervenientes na equipa contribui com o seu conhecimento e talento na criação de um vocabulário estético que inclui o desenvolvimento de ilustrações, desenhos e grafismos que ajudam a criar uma atmosfera visualmente impactante e cativante para o público. O principal objetivo deste projeto é a criação de animações ajustadas à cenografia para os separadores introdutórios de cada ato. Essas animações desempenham um papel crucial ao estabelecer o tom, a atmosfera e a imersão necessários para transportar o espectador para o universo da peça. Cada animação é uma janela para o mundo que se sucede, criando uma expectativa e envolvimento emocional desde o primeiro momento.
- Gestos Líquidos: como expressar a função ritual em ambientes imersivosPublication . Romero, Diana Raquel Fagundes e Soto; Leite, Luís; Mesquita, HugoEsta investigação centra-se na integração da gestualidade e de ambientes generativos em performances imersivas, utilizando uma abordagem interdisciplinar assente na prática artística. Tem como objetivos específicos produzir uma narrativa e performance enquadrada como uma prática contemplativa, onde se reflete sobre ‘tolerância’, apoiando-se em diferentes estruturas rituais. O resultado é uma linguagem estética visual, sonora e gestual própria, e avalia a eficiência da narrativa ao auscultar a experiência dos participantes. Explora a interconexão entre arte multimédia e ritual secular, e novas vias de expressão artística através de elementos interativos e audiovisuais. O envasamento teórico é rizomático e abrange as áreas de performance, ritual e semiótica, bem como conceitos de imersão, interatividade, cocriação e sistemas generativos. O estudo foi ainda apoiado pela análise de obras que demonstram a integração de tecnologias e de conceitos correlacionados com o tema em foco em todas as suas dimensões. O objeto artístico resultante incorpora visuais generativos produzidos em tempo real, dois interfaces interativos, um sistema de notação para Live Visuals e a manipulação de paisagens sonoras.