ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês by advisor "Orange, Edite"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O inglês e a interculturalidade na semântica do europeuPublication . Marinho, Sandra Patrícia Nunes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, EditeO presente projeto de investigação reporta ao ensino do Inglês, perspetivando-se no 1º Ciclo do Ensino Básico, e diverge em torno da interculturalidade, em particular na Europa, convergindo em alguns aspetos que me inquietam ao nível social, como a xenofobia. A definição de europeu para o mundo é algo em que me irei debruçar, ao nível do seu signo e significado. O meu testemunho enquanto emigrante legitima essa inquietação e interesse, pela forma como a interculturalidade é integrada no ensino, e pode ser usada no desenho de uma sociedade mais pacífica, integradora, e justa para a diversidade humana. Deste estudo pretende-se revelar a importância da abordagem intercultural no ensino; averiguar através de uma análise, se nas metas curriculares e manuais de Inglês, Estudo do Meio, e Português existem conteúdos relevantes e prestáveis nessa abordagem; entender de que forma a abordagem intercultural contribui para o ensino do Inglês no 1º ciclo; e finalmente procurar metodologias pedagógicas inovadoras que facilitem este trabalho. Os resultados deste estudo revelam uma parca abordagem intercultural nas representações em manuais escolares, e nas metas curriculares, e apontam para a necessidade de utilização de métodos de trabalho alternativos, como a Filosofia para Crianças, enquanto método de estudo e de pensamento. O desígnio deste estudo não pretende colocar no ensino do Inglês a ambição de resolver problemas sociais tão graves quanto a xenofobia, mas propõe um ensino de consequências comportamentais, relevantes para os jovens cidadãos deste “Velho Mundo”.
- Inglês para Todos – Ensino Precoce de Inglês a Crianças com Perturbações do Espectro do AutismoPublication . Teixeira, Ana Patrícia Pereira de Sousa; Orange, EditeAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) caracterizam-se por uma perturbação Global no Desenvolvimento com um grande número de lacunas em três grandes áreas do desenvolvimento: interacção social, comunicação e comportamento. Estas crianças necessitam de acompanhamento individual e especializado e, muitas vezes, frequentam escolas específicas e destinadas às suas características. Em alguns casos, frequentam o ensino regular, neste caso, o 1º ciclo e, dependendo do nível de cada um, também passam pelas aulas das Actividades de Enriquecimento Curricular. Contudo, estas aulas são, na maioria das vezes, menosprezadas por muitos e estas crianças frequentam-nas sem qualquer tipo de apoio especializado. Assim, os professores de inglês vêem-se a mãos com uma criança diferente que necessita de métodos e estímulos variados e distintos para aprender e, infelizmente, não sabem o que fazer para lidar com ela e lhes transmitir conhecimento. Por este motivo, proponho-me, neste projecto, a tentar encontrar uma metodologia adaptada ao ensino de inglês, que seja eficaz para estas crianças com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo aos sistemas de comunicação PECS. Ao longo da aplicação deste projecto, que se revelou extremamente positivo, surgiram surpresas não só na área da aquisição de vocabulário, de estruturas e da produção oral bem como na perspectiva da inclusão de crianças com PEA através do ensino de uma língua estrangeira, que funcionou como um facilitador. Por fim, não se trata de um projecto que termine aqui, mas sim de uma porta que se abre para outros novos estudos, com vista a uma melhor educação, adaptação e inclusão destas crianças especiais.
- Magical Jukebox: A Música enquanto Dispositivo Didático-PedagógicoPublication . Antunes, Cláudia de Sousa; Orange, EditeEste projeto centrou-se, essencialmente, na importância da música enquanto estratégia de aprendizagem e nas suas repercussões no ensino/ aprendizagem do Inglês junto de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A escolha deste tema advém do facto de se considerar que a música é fundamental na aprendizagem precoce da Língua Inglesa por ser um dispositivo pedagógico-didático estruturante no ensino precoce de Inglês. A utilização da música como estratégia de ensino de Inglês, enquanto documento autêntico, permite ao professor abordar as quatro habilidades da Língua (compreensão, leitura, escrita e fala), assim como, iniciar os alunos na vastidão dos caminhos da multiculturalidade, transmitindo ensinamentos e valores de ordem ideológica, moral, religiosa e cultural uma vez que transportam no seu conteúdo marcas do tempo e do lugar da sua criação. Através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, da legislação em vigor e de uma experiência prática no terreno, pretende-se demonstrar e provar que a utilização da música em contexto de sala de aula, se assume como um recurso didático e metodológico muito útil e de extrema importância nos processos de motivação, de dinamização, bem como veículo de transmissão de conteúdos, transformando as aulas em experiências interessantes e significativas, originando uma aprendizagem mais eficiente e produtiva.