ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês by advisor "Brites, Isabel"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprendendo naturalmente: a importância da oralidade na aquisição da língua inglesaPublication . Cardoso, Mafalda Sofia Dias; Brites, IsabelEste trabalho tem especial enfoque na oralidade e a importância desta na aprendizagem da língua inglesa. Aborda-se, inicialmente, a criança e as particularidades desta na aquisição de uma segunda língua. Refere-se a distinção de língua e linguagem e salientase as diferenças existentes, ao nível fonológico, entre a língua inglesa e portuguesa. Atendendo a que o ponto de partida e público-alvo são as crianças procede-se à exposição de diferentes teorias e métodos de aprendizagem de uma segunda língua, dando especial relevância ao Natural Approach, Teoria da Inteligências Múltiplas, Total Physical Response e Communicative Language Teaching. De seguida, e visto que as crianças em idade precoce não dominam a leitura e a escrita, analisa-se o ensino do inglês em Portugal e aborda-se a importância da oralidade na aprendizagem da língua inglesa e do desenvolvimento de atividades que promovam as competências de ouvir e falar. Finalmente, apresenta-se algumas atividades que promovem o desenvolvimento da oralidade, especificamente songs, tongue twisters e nursery rhymes e storytelling.
- A autoavaliação: um pilar para o sucesso dos alunosPublication . Silva, Liliana Raquel Barros; Brites, IsabelEste trabalho pressupõe abordar o contributo da autoavaliação na aprendizagem e no desenvolvimento global dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Atividade de Inglês. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa em torno da avaliação formativa, parte integrante do processo ensino-aprendizagem, cujo intuito é avaliar o progresso e não os resultados. Também foi efetuado um levantamento das características das crianças enquanto aprendentes para que as metodologias adotadas fossem ao encontro do público-alvo. Desta forma, foi possível contar com o contributo de todos os intervenientes e obter resultados positivos. Com a implementação deste Projeto foi pretendido modificar comportamentos, quer dos alunos, quer da professora, de forma a que o contributo da autoavaliação no desenvolvimento integral das crianças comece a ser aceite por toda a comunidade educativa por proporcionar a oportunidade de reflexão, promovendo a autonomia, a autoestima e a confiança das crianças em si mesmas. Ao longo deste estudo procurou-se fomentar uma articulação entre a Atividade de Inglês e os pais, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa do Inglês.
- Ensino do inglês no 1º ciclo: perceções dos professores de inglês do 1º e 2º ciclos e alunos do 2º cicloPublication . Melo, Mónica Alexandra Pinho; Brites, IsabelSendo a escola uma instituição concebida para a formação académica e social da criança, a aprendizagem duma língua estrangeira torna-se crucial para que a criança desenvolva uma atitude positiva perante outras línguas e culturas. É, portanto, necessário que a escola encontre formas de ensinar línguas estrangeiras que sejam adequadas ao 1º ciclo do Ensino Básico. O presente projeto de mestrado, intitulado Ensino do Inglês no 1º ciclo: perceções dos professores de Inglês do 1º e 2º ciclos e dos alunos do 2º ciclo reflete uma investigação baseada nas opiniões e perceções de profissionais e alunos de escolas públicas portuguesas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o Inglês no 1º ciclo. Inicialmente apresenta-se um enquadramento legal que permite perceber quais as normas e orientações existentes na Europa e em Portugal, em termos de ensino precoce de línguas estrangeiras. A introdução do Programa de Generalização do Ensino de Inglês em 2005 começou por refletir um caminho de convergência com as políticas educativas europeias. No entanto, muitas das vitórias conseguidas por este Programa, pertencem ao passado. Os profissionais no ensino das línguas estrangeiras questionam-se acerca de muitos aspetos, originados pela forma como se cumpre atualmente o Ensino do Inglês, enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo. Os questionários aplicados neste projeto pretendem dar voz às perceções e opiniões destes mesmos profissionais.
- O YouTube: potencialidades pedagógicas na aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Dias, Lúcia Cristina Ribeiro; Brites, IsabelO presente projeto de investigação procurou apresentar o YouTube como um banco de recursos audiovisuais, promotor do desenvolvimento das macrocapacidades de audição e de expressão oral, no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, procurámos tecer algumas considerações relativamente à origem e natureza orgânica do YouTube, que nos conduziram à visualização e à exploração de vídeos publicados no website, que promovessem, simultaneamente, o usufruto de imagem e som e, por conseguinte, o cumprimento de objetivos pedagógicos inerentes à aprendizagem significativa da língua estrangeira. O trabalho de pesquisa centrou-se num estudo de caso, cujo desenvolvimento providenciou a aplicação de vídeos e a realização de atividades diversas, numa turma de alunos do 4.º ano de escolaridade, tendo como base princípios decorrentes de métodos e abordagens utilizados no ensino de Inglês a crianças, auscultando-se o seu grau de envolvimento e participação no processo de aprendizagem. Do mesmo modo, e porque consideramos fundamental a troca de ideias e a partilha de experiências e práticas, especialmente no que se refere ao campo de ação da Educação, procurou-se estabelecer práticas de trabalho colaborativo e colegialidade entre as professoras envolvidas no decurso da investigação realizada.