Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A autoavaliaĆ§Ć£o: um pilar para o sucesso dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_LilianaSantos_2013.pdf2.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho pressupƵe abordar o contributo da autoavaliaĆ§Ć£o na aprendizagem e no desenvolvimento global dos alunos do 1Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico, na Atividade de InglĆŖs. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa em torno da avaliaĆ§Ć£o formativa, parte integrante do processo ensino-aprendizagem, cujo intuito Ć© avaliar o progresso e nĆ£o os resultados. TambĆ©m foi efetuado um levantamento das caracterĆ­sticas das crianƧas enquanto aprendentes para que as metodologias adotadas fossem ao encontro do pĆŗblico-alvo. Desta forma, foi possĆ­vel contar com o contributo de todos os intervenientes e obter resultados positivos. Com a implementaĆ§Ć£o deste Projeto foi pretendido modificar comportamentos, quer dos alunos, quer da professora, de forma a que o contributo da autoavaliaĆ§Ć£o no desenvolvimento integral das crianƧas comece a ser aceite por toda a comunidade educativa por proporcionar a oportunidade de reflexĆ£o, promovendo a autonomia, a autoestima e a confianƧa das crianƧas em si mesmas. Ao longo deste estudo procurou-se fomentar uma articulaĆ§Ć£o entre a Atividade de InglĆŖs e os pais, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa do InglĆŖs.
The purpose of this work is to outline the contribution of selfassessment in the learning process of children from primary school. The information below tries to emphasize the significance of formative assessment, an integrative part of the learning process, whose aim is to focus on the process rather than on the results. The data included in this work was gathered through questionnaires and dialogues between the teacher and the students which were responsible for the chosen methodologies Needless to say that the intention of this research is to change studentsā€™ and teacherā€™s attitudes regarding self-assessment practices due to the benefits they provide for studentsā€™ overall development and for promoting studentsā€™ autonomy, self-esteem and confidence. Finally, this work aims to bridge the gap between the teaching of English in Primary Schools and the parents by involving them in the activities developed in view of achieving the best education has to offer.

Description

Keywords

AutoavaliaĆ§Ć£o Autonomia ReflexĆ£o RegulaĆ§Ć£o das aprendizagens Self-assessment Autonomy Reflection Monitoring learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto PolitĆ©cnico do Porto. Escola Superior de EducaĆ§Ć£o

CC License