ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Duarte, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a ensinar: Experiências de uma professora estagiária no 1º e 2º CEBPublication . Sousa, Maria do Carmo Cabral Menezes Cordeiro de; Duarte, PedroO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para obtenção de grau de mestre. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2022/2023 em que decorreram os estágios nos dois ciclos de ensino e pretende evidenciar os conhecimentos construídos e que sustentaram as opções na prática e, ainda, espelhar o perfil reflexivo e investigativo da mestranda. Deste modo, iniciar-se-á com um enquadramento curricular e profissional, nomeadamente um posicionamento sobre educação, uma perspetiva sobre a formação inicial docente e o perfil reflexivo e investigativo, temas estes que permitirão depois introduzir a caracterização do contexto educativo que se viveu durante a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a caracterização das escolas e das turmas em que decorreu a prática supervisionada. Posteriormente, procurar-se-á espelhar uma visão geral do percurso realizado ao longo deste período, nomeadamente uma breve explicação da organização e funcionamento da Prática de Ensino Supervisionado e após o qual se fará uma análise e reflexão das ações decorridas. Terminar-se-á com um capítulo focado na dimensão investigativa, descrevendo o projeto de Investigação-Ação que partiu de uma situação problemática identificada na turma de 1º CEB e da qual nasceu a questão inicial: “De que modo o trabalho docente, focado na diversificação de estratégias, pode contribuir para a melhoria das experiências pedagógico-curriculares no 1º CEB”? e para a qual se desenvolveu um plano de ação relevante para os intervenientes. A metodologia investigação-ação assentou na triangulação de técnicas qualitativas que se dividiram em três momentos (pré – dinamização – pós) e com recurso a focus group, diálogo estruturado, observação participante com recurso a guiões de observação, narrativas reflexivas e inquérito por entrevista. Após a análise dos dados obtidos, foi possível evidenciar que a diversidade de estratégias pode ser entendida como uma variável relevante em relação à participação e ao envolvimento dos alunos nas próprias atividades e também nas componentes curriculares.
- O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunosPublication . Veiros, Catarina Oliveira; Duarte, PedroO presente Relatório de Estágio, intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos", está alinhado com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório constitui um componente essencial para a avaliação da Prática de Ensino Supervisionada e é um requisito formal para a admissão à prova pública e obtenção do grau de Mestre. O documento oferece uma análise detalhada da experiência vivida durante o estágio no ano letivo 2023/2024, incluindo uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional, social e pessoal. Explora a relação entre investigação e prática, destacando como a observação, planificação, ação e reflexão contribuíram para o enriquecimento das competências necessárias a um docente de perfil duplo. O relatório dá especial ênfase ao projeto de investigação intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos". Este projeto, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, utilizou uma abordagem de investigação-ação para explorar como as atividades que promovem a autonomia e a educação em valores influenciam a formação cidadã dos alunos. Além disso, o relatório reflete sobre o processo de desenvolvimento científico pedagógico, pessoal e social da docente em formação, ancorado no percurso trilhado ao longo do estágio. Salienta que a prática pedagógica requer uma constante articulação entre planificação, intervenção e reflexão, evidenciando que ser professor implica também um processo de investigação. O binómio investigação e ação permeia os diversos capítulos do documento, desde os aspetos científico-pedagógicos e programáticos até à apresentação dos recortes da prática educativa e do projeto. Neste contexto, foi desenvolvido um projeto de investigação e intervenção focado em avaliar como atividades de envolvimento epistémico, combinadas com o trabalho colaborativo, podem potenciar a educação cidadã dos alunos. O projeto visou explorar as vantagens e benefícios que o trabalho colaborativo traz para a educação em valores, examinando de que forma a interação e a cooperação entre os alunos contribuem para uma compreensão mais profunda dos princípios cívicos e sociais.
- De que modo o Trabalho por Projeto pode contribuir para a aprendizagem de questões socialmente vivas, no ensino de História e Geografia de Portugal no 2ºCEBPublication . Silva, Delfina Daniela Ferreira da; Duarte, PedroO presente relatório elabora-se mediante uma componente de avaliação na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integrar-se também como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre e, consecutivamente, um abrir das portas para o caminho da docência. O principal objetivo deste documento é refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, envolvendo a multiplicidade de aprendizagens, alicerçando o saber teórico e a prática educativa em contexto de sala de aula. Este projeto resulta de pesquisas bibliográficas e a aplicação de estratégias para o desenvolvimento de aprendizagens significativas juntos dos alunos, sem nunca descorar as motivações intrínsecas de exercer a docência. Mais que uma exposição de conceitos, o presente relatório, debruça-se sobre a aplicação da aprendizagem baseada em Trabalho por Projeto. Uma metodologia pedagógica ativa em que o principal objetivo passa por uma reflexão sobre a pertinência da aprendizagem baseada no Trabalho por Projeto para a construção do conhecimento em História e Geografia de Portugal. Este relatório encontra-se dividido por capítulos onde se reflete sobre a importância da docência e como posiciona-la nos dias de hoje; descrevemos o contexto educativo e onde dedicamos à metodologia utilizada no projeto com os alunos e analisamos a aplicação do Trabalho por Projeto. Sublinha-se a intenção de perceber se as questões socialmente vivas têm uma relação direta na motivação para a aprendizagem e estabelece-se a relação entre conhecimento e como o Trabalho por Projeto interfere nesse processo.
- Refletir para crescer: A importância da autoavaliação no sucesso dos alunos do 1.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soares, Maria João Moreira; Duarte, PedroO Relatório de Estágio vigente foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um dos elementos de avaliação, assim como como um requisito formal para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores. Através deste documento, a professora em formação apresenta uma reflexão crítica sobre o seu estágio curricular nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, abrangendo o desenvolvimento do conhecimento científico, pedagógico e didático consequente da formação académica. A nível investigativo, planeou-se um projeto de investigação potenciado pela ação pedagógica num dos contextos educativos, em vista a averiguar de que forma é que a autoavaliação pode influenciar o sucesso escolar dos alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, foram desenvolvidas sessões – “Eu, tu e nós”, “Está aí alguém?” e “Querido eu, esta semana…” -, das quais os alunos se foram acostumando ao longo do tempo, repercutindo-se numa evolução positiva da turma em relação a este processo de avaliação. Ao longo deste relatório, a futura professora detalha seu trajeto de formação, culminando na construção do seu perfil docente.