ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Costa, José António Ribeiro da"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)Publication . Rodrigues, Ana Rita Moreira; Costa, José António Ribeiro daO presente relatório consiste num elemento de avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Ensino de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A grande finalidade deste documento é a realização de uma análise crítica e reflexiva da prática educativa desenvolvida em ambos os ciclos de ensino, marcada pelas especificidades de cada um, nomeadamente a articulação de saberes. Face ao exposto, ao longo de todo o relatório, são convocados os pressupostos teóricos, normativos e legais que sustentam e fundamentam todo o trabalho desenvolvido nos contextos educativos e que traçam as linhas gerais do perfil docente que foi sendo construído pela professora em formação. Uma das partes fundamentais do relatório é a sua dimensão investigativa, na qual é explanado o projeto de investigação desenvolvido no contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo-se à metodologia lnvestigação-Ação. Este nasceu da observação das dificuldades dos alunos ao nível da fluência e da compreensão leitoras e o seu grande objetivo é intervir sobre as mesmas de forma a desenvolver as competências dos alunos ao nível da compreensão inferencial e reorganizativa. Deste modo, todo o documento evidencia a necessidade de o professor possuir competências no âmbito da observação, reflexão e investigação, aliadas a um forte conhecimento científico e didático, contribuindo assim para a qualidade da sua prática e das aprendizagens dos seus alunos.
- Diz-me o que escreves e dir-te-ei quem ésPublication . Duarte, Maria do Carmo de Sousa; Costa, José António Ribeiro daA sociedade, ao longo das últimas décadas, tem sido alvo de grandes e transformações que se refletem na complexidade humana em contexto social e escolar. Tal situação tem vindo a refletir-se na complexidade do exercício da função docente, no domínio das suas competências técnicas, científicas e pedagógicas, bem como no alargamento das suas funções. A par destas transformações, surge o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como documento orientador e norteador da prática pedagógica, que evidencia a necessidade de pensar uma escola de cariz humanista, onde todos possam ter sucesso. Para tal, é necessário repensar o perfil de professor, de cariz reflexivo e indagador acerca das suas práticas pedagógicas, no sentido de humanizar o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, inclusivos, críticos e autónomos. Em consonância com o referido, surge o presente Relatório de Estágio, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.⁰ CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.⁰ CEB, que pretende retratar o percurso de desenvolvimento pessoal, científico e pedagógico da mestranda. Ademais, este documento contém uma componente investigativa que pretende indagar sobre o contributo da escrita lúdico-expressiva e o desenvolvimento de competências e gosto pela escrita, ancorado em metodologi
- Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanentePublication . Ribeiro, Diana João da Cunha; Costa, José António Ribeiro daO presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.
- Preparação para a docência: a educação pela arte para o desenvolvimento de competências de oralidade no 2.º CEBPublication . Mesquita, Maria Manuel Simões Lopes Cardoso; Costa, José António Ribeiro da; Oliveira, Inês da Conceição Pinto deO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O relatório reflete o percurso da mestranda, no ano letivo de 2022/2023, no estágio curricular desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. Espelha ainda os conhecimentos teóricos e pedagógicos obtidos ao longo da formação académica e do percurso pessoal da estagiária. Tendo por base um perfil de professor investigativo e atento às necessidades dos alunos, foi realizado um projeto de investigação, que teve como ponto de partida a seguinte questão investigativa: "Como pode a Educação pela Arte desenvolver competências na oralidade em alunos do 2.º CEB em Português Língua Materna?". Através deste projeto, procurou-se compreender a potencialidade da metodologia Educação pela Arte para o desenvolvimento da produção oral. Para a concretização do mesmo, adotou-se a metodologia investigação-ação, estabeleceu-se um plano de ação ao longo de duas regências e uma monitorização do impacto do mesmo numa grelha de avaliação por observação dos alunos e por meio de registos audiovisuais. As métricas definidas foram ambiciosas e permitiram parcialmente medir a eficácia do plano de ação, pois não foi possível estabelecer uma relação clara de causa-efeito entre a metodologia Educação pela Arte utilizada e as melhorias na oralidade apresentadas.