ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Alves, Cidália Laurinda da Costa Ferreira"
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- Aprendizagem da Leitura e Escrita - estudo de casoPublication . Oliveira, Eva Cristina Ribeiro de Jesus; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraO tema central da nossa investigação prende-se com o processo de aquisição da leitura e escrita em crianças com Necessidades Educativas Especiais, tomando como essencial este processo para a integração e inclusão destas crianças numa sociedade plena de direitos e onde o registo escrito é dominante. Faremos um enquadramento teórico dos diferentes métodos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita existente. Pretendemos verificar qual o mais adequado às especificidades destas crianças. Distinguiremos o Método de Leitura e Escrita da aprendizagem da leitura e escrita através da junção em contexto de leitura direta fonema grafema.
- Aquisição dos fonemas em idade pré-escolar: perceção dos educadoresPublication . Reis, Sónia Marisa Neves dos; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraAs crianças em idade pré-escolar frequentemente apresentam problemas de articulação na linguagem oral (e.g. Lima, 2008; Sim – Sim, 2008; Freitas, Alves, & Costa, 2007). Do ponto de vista do desenvolvimento da dimensão fonético-fonológica da linguagem há uma hierarquia desenvolvimental que normalmente coloca os fonemas /R/, /l/, /λ/, /z/, /З/ e /r/ (Moutinho & Lima, 2007) como os últimos a serem adquiridos ou adequadamente articulados pelas crianças à entrada no 1º ciclo do ensino básico. Este estudo pretendeu conhecer a perceção que os educadores têm acerca dos fonemas que apresentam mais problemas para serem articulados pelas crianças com 5/ 6 anos, em idade pré-escolar. Para o efeito contou com um grupo de 102 educadores de infância que respondeu a um inquérito no qual identificavam os 5 fonemas por eles percecionados como os de mais difícil aquisição. Os resultados apontam para uma maior incidência nos fonemas /r/, /s/, /l/, /v/ e /R/ o que corrobora, para dois fonemas, o estabelecido para o desenvolvimento fonológico. Tais dados podem ajudar a uma intervenção educativa mais direcionada e com vista a promover a aquisição dos fonemas em causa, bem como estimular estudos em que essa intervenção seja avaliada e reconstruída.
- A área curricular de matemática nos programas educativos individuaisPublication . Machado, Neusa Cristina Dos Santos Martins; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraEm acordo com o Dec. Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro e para alunos com necessidades educativas especiais a medida currículo específico individual é considerada a mais restritiva de todas as medidas educativas. A área disciplinar da matemática, pela sua aplicabilidade no quotidiano, assume primordial importância no Programa Educativo Individual (PEI) destes alunos. Assim, o presente estudo visa analisar a área curricular de matemática dos PEI de alunos a frequentar o 2º e 3º ciclo de ensino básico ao abrigo da medida educativa currículo específico individual (CEI); visa igualmente constatar que seleção de conteúdos programáticos são percecionados como prioritários para a equipa que elabora o PEI. Em suma, o estudo visa compreender alguns aspetos que, de forma direta ou indireta, interagem com a elaboração do currículo. Tem, ainda, um caráter exploratório e está apoiado numa metodologia de natureza qualitativa e quantitativa (numa dimensão descritiva) que procede à análise documental de excertos (área curricular de matemática) dos Programas Educativos Individuais (PEI). Para o efeito foram analisados 50 PEI que identificaram regularidades relativas aos diferentes conteúdos e à extensão de cada conteúdo. Os resultados evidenciam uma escolha maioritária de conteúdos matemáticos associados ao programa do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico e, simultaneamente, de descritores associados aos números e operações. Os resultados permitem extrapolar acerca da interação entre níveis de programação e de funcionalidade dos alunos em CEI e requerem mais estudos que sustentem aquelas evidências e clarifiquem variáveis que interagem na elaboração do currículo.
- Centro de recursos para a inclusão na multideficiência: as equipasPublication . Gomes, Juliana Raquel Marques; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraA inclusão como paradigma educativo é cada vez mais aceite nos dias de hoje. Diversas publicações neste âmbito, tais como O Forúm Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e o Enquadramento da Ação de Dakar (2000), bem como a ênfase dada à igualdade de oportunidades vêm sustentar uma política de educação para todos. As restrições à participação dos alunos com multideficiência legitimam um continuum de serviços que responda às suas particularidades. O projeto Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) surge no âmbito da reorientação das escolas especiais, na passagem destes alunos para as escolas de ensino regular. A presente investigação descreve as práticas e perceções dos técnicos do CRI quanto à atuação da equipa e demais intervenientes no processo educativo dos alunos com multideficiência. Para o efeito, foram entrevistados todos os técnicos (32) de equipas CRI do distrito do Porto que atuam com aquela população em contexto escolar. Os resultados evidenciaram que os técnicos percecionam a sua equipa como tendo todas as valências terapêuticas necessárias, concordam com a inclusão de alunos com multideficiência na escola de ensino regular e salientam a necessidade de serem modificadas atitudes relativas à pragmatização desta abordagem. As práticas de avaliação dos alunos resultam de contributos individualizados dos intervenientes, conquanto a intervenção seja realizada nos contextos reais dos indivíduos. Por fim, os profissionais consideram fundamental participarem na elaboração da documentação relativa ao aluno e, consequentemente, sugerem um efetivo reconhecimento e envolvimento da equipa no trabalho desenvolvido nas escolas.
- Programa em numeracia: proposta para a medida Currículo Específico IndividualPublication . Teixeira, Sandra Patrícia Cardoso; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraThe numeracy deals with the study of the ability to apply mathematical knowledge on solving everyday life problems (Goos, Geiger, & Dole, 2012; Ponte, 2002; Steen, 2001; Cockcroft, 1982) and appears to us as an essential dimension to programming in special education, for its applicability to the everyday life of individuals. For this, it seemed relevant to perceive essential competences that promote greater autonomy to the students in school-age and with profiles of functionality that express heightened difficulties in the use of skills normally associated with numeracy. In order to implementing it, it was made a content and documentary analysis, on the subject area of Mathematics, of three guiding documents: (a) Curriculum Guidelines – Presschool Education; (b) Mathematics Program – 1st Cycle; (c) Curricular Goals – Presschool and 1st Cycle. The analysis focused in the field of numeracy, i.e. were considered the contents related to the development of competences in the field of Numbers and Operationsà adà sudoaiàMoeàadàTieàDoaiàGeoetàadàMeasueet.àAs a result of this procedure, it has been elaborated a flexible program and with the capacity of adequacy to the most diverse profiles of functionality, in particular those that depict situations of greater complexity and gravity. The study suggests the possibility that, on the basis of available documents guiding teaching and learning, one can find a flexible and progressive program with an equivalent matrix, available for use and allowing the adoption of a reference and a common language in the context of special education.
- A surdez na multideficiência: estudo de casoPublication . Bernardes, Cátia Sofia Tomé; Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraO presente trabalho tem como principal objetivo, observar a eficácia de uma intervenção que envolve a implementação de algumas metodologias/estratégias na realização de atividades programadas e desenvolvidas no contexto escolar, na valência de Terapia da Fala. A intervenção visou a promoção de competências comunicativas, linguísticas e de fala de uma aluna inserida na problemática dos alunos com incapacidade no domínio sensorial, por apresentarem surdez e limitações motoras e cognitivas associadas. Desta realidade surgiu o tema deste trabalho, cuja pertinência se deve não só, à necessidade emergente de aprofundar conhecimentos teóricos relativos às temáticas da surdez e da multideficiência em geral, como também de descrever as principais características, nomeadamente as limitações da aluna, de forma a comprovar não só a necessidade de recursos humanos adequados à especificidade da problemática apresentada, como também de implementar metodologias/estratégias diferenciadas que favorecem o desenvolvimento de competências diversas. Procedeu-se a um estudo de caso único, intrínseco e instrumental de uma aluna, que frequenta o 5º ano de escolaridade, com medidas educativas previstas pelo Decreto-Lei 3/2008. Do estudo consta, a descrição do contexto educativo e da aluna. Para tal, foi necessário recorrer à realização de uma entrevista semiestruturada dirigida à Encarregada de Educação e à análise de fontes documentais constantes do processo educativo da aluna. Os resultados da avaliação final refletem a eficácia do plano de intervenção, dada a promoção de competências nos vários domínios, em articulação estrita e direta com docentes de Educação Especial, formadores e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.