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Advisor(s)
Abstract(s)
The numeracy deals with the study of the ability to apply mathematical
knowledge on solving everyday life problems (Goos, Geiger, & Dole, 2012;
Ponte, 2002; Steen, 2001; Cockcroft, 1982) and appears to us as an essential
dimension to programming in special education, for its applicability to the
everyday life of individuals.
For this, it seemed relevant to perceive essential competences that
promote greater autonomy to the students in school-age and with profiles of
functionality that express heightened difficulties in the use of skills normally
associated with numeracy.
In order to implementing it, it was made a content and documentary
analysis, on the subject area of Mathematics, of three guiding documents: (a)
Curriculum Guidelines – Presschool Education; (b) Mathematics Program – 1st
Cycle; (c) Curricular Goals – Presschool and 1st Cycle. The analysis focused in
the field of numeracy, i.e. were considered the contents related to the
development of competences in the field of Numbers and Operationsà adà
sudoaiàMoeàadàTieàDoaiàGeoetàadàMeasueet.àAs a result
of this procedure, it has been elaborated a flexible program and with the
capacity of adequacy to the most diverse profiles of functionality, in particular
those that depict situations of greater complexity and gravity. The study
suggests the possibility that, on the basis of available documents guiding
teaching and learning, one can find a flexible and progressive program with an
equivalent matrix, available for use and allowing the adoption of a reference
and a common language in the context of special education.
A numeracia trata do estudo da capacidade de aplicar os conhecimentos matemáticos na resolução dos problemas do quotidiano (Goos, Geiger, & Dole, 2012; Ponte, 2002; Steen, 2001; Cockcroft, 1982) e surge-nos como uma dimensão essencial à programação em educação especial, pela sua aplicabilidade ao quotidiano dos indivíduos. Por tal, pareceu relevante perceber as competências essenciais que favoreçam uma maior autonomia, aos alunos em idade escolar e com perfis de funcionalidade que expressam dificuldades acentuadas no uso de aptidões, habitualmente associadas à numeracia. Para o concretizar foi realizada uma análise de conteúdo e documental, na área disciplinar da matemática, de três documentos orientadores: (a) Orientações Curriculares - Educação Pré-Escolar; (b) Programa de Matemática - 1º Ciclo; (c) Metas Curriculares - Pré-Escolar e 1º Ciclo. A análise centrou-se no domínio da numeracia, isto é, foram considerados os conteúdos relativos ao desenvolvimento de competências no domínio de Números e Operações e no subdomínio Tempo e Dinheiro do Domínio Geometria e Medida. Como resultado deste procedimento elaborou-se um programa flexível e com capacidade de adequação aos mais diversos perfis de funcionalidade, nomeadamente os que retratam situações de maior complexidade e gravidade. O estudo sugere a possibilidade de, com base em documentos disponíveis orientadores do ensino e aprendizagem, se possa encontrar um programa flexível e progressivo com uma matriz equivalente, disponível para uso e permitindo a adoção de um referencial e de uma linguagem comum no contexto da educação especial
A numeracia trata do estudo da capacidade de aplicar os conhecimentos matemáticos na resolução dos problemas do quotidiano (Goos, Geiger, & Dole, 2012; Ponte, 2002; Steen, 2001; Cockcroft, 1982) e surge-nos como uma dimensão essencial à programação em educação especial, pela sua aplicabilidade ao quotidiano dos indivíduos. Por tal, pareceu relevante perceber as competências essenciais que favoreçam uma maior autonomia, aos alunos em idade escolar e com perfis de funcionalidade que expressam dificuldades acentuadas no uso de aptidões, habitualmente associadas à numeracia. Para o concretizar foi realizada uma análise de conteúdo e documental, na área disciplinar da matemática, de três documentos orientadores: (a) Orientações Curriculares - Educação Pré-Escolar; (b) Programa de Matemática - 1º Ciclo; (c) Metas Curriculares - Pré-Escolar e 1º Ciclo. A análise centrou-se no domínio da numeracia, isto é, foram considerados os conteúdos relativos ao desenvolvimento de competências no domínio de Números e Operações e no subdomínio Tempo e Dinheiro do Domínio Geometria e Medida. Como resultado deste procedimento elaborou-se um programa flexível e com capacidade de adequação aos mais diversos perfis de funcionalidade, nomeadamente os que retratam situações de maior complexidade e gravidade. O estudo sugere a possibilidade de, com base em documentos disponíveis orientadores do ensino e aprendizagem, se possa encontrar um programa flexível e progressivo com uma matriz equivalente, disponível para uso e permitindo a adoção de um referencial e de uma linguagem comum no contexto da educação especial
Description
Keywords
Numeracy Conteúdos curriculares em numeracia Curriculum contents in numeracy Numeracia
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação