ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by advisor "Oliveira, Ana Daniela"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Cardoso, Sofia Alexandra Santos Marquês; Boal-Palheiros, Graça; Oliveira, Ana DanielaEste relatório foi escrito no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório, está dividido em três partes. Na primeira parte encontra-se uma reflexão sobre as aulas observadas em quatro escolas do ensino básico; a segunda parte engloba a reflexão e fundamentação das opções realizadas nas aulas que lecionei enquanto estagiária, que resultaram da articulação entre os ideais, os programas e as competências, anseios e expetativas das crianças envolvidos. Encontra-se também presente uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, um instrumento fundamental para a formação dos professores, que me permitiu analisar e avaliar o meu desempenho e introduzir uma consciência reflexiva da minha ação, com vista a melhorá-la continuamente e futuramente e a torná-la pertinente, num mundo em constante mudança; a terceira parte é dedicada ao projeto de investigação que teve como objetivo conhecer as práticas dos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia consistiu na realização de um questionário on-line a 65 professores. Muitos destes professores utilizam o manual como base para a lecionação, as suas atividades musicais são pouco variadas e muitos deles sentem-se desmotivados pela falta de recursos.
- Relatório de EstágioPublication . Araújo, Beatriz Alves; Boal-Palheiros, Graça; Oliveira, Ana DanielaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.
- Relatório de EstágioPublication . Nascimento, Inês Maria Lessa do; Boal-Palheiros, Graça; Oliveira, Ana DanielaO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este é constituído por quatro capítulos. No primeiro exponho uma pequena reflexão das observações efetuadas nos diferentes contextos da Educação Musical. No segundo capítulo é apresentada uma pequena descrição e caracterização da escola onde realizei a Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como da turma. No terceiro apresento uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida no decorrer das aulas lecionadas e supervisionadas. Simultaneamente são cortejados pedagogias e autores de referência no âmbito da didática e pedagogia musical. No último capítulo discuto o projeto de investigação desenvolvido ao longo do ano, tendo como título “A Pedagogia de Jos Wuytack nas Orientações Programáticas para a Atividade de Enriquecimento Curricular Ensino da Música”. Este projeto tem como objetivo compreender de que forma é que a Pedagogia Wuytack está presente nas Orientações Programáticas para a Atividade de Enriquecimento Curricular Ensino da Música. A metodologia utilizada para a investigação consistiu numa análise documental do programa acima referido e da Pedagogia Wuytack. Após análise dos documentos, é possível concluir que a Pedagogia Wuytack pode ser dinamizada na Atividade de Enriquecimento Curricular Ensino da Música, correspondendo assim às orientações programáticas propostas pelo Ministério da Educação.