ESMAE - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAE - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Catrica, Paulo"
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- Álbum: do álbum fotográfico de família à ritualização da fotografia vernacularPublication . Martins, Ana Catarina Cunha; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Silva, Olívia Maria Marques da; Catrica, PauloQuando o meu avô regressou da emigração, trouxe com ele o álbum de fotografias da família, vazio. Do Rio de Janeiro volta ao norte de Portugal: nasce a família e compõe-se as páginas. O objecto, central à fotografia doméstica, é a projecção da própria imagem do núcleo afectivo. Através da linguagem universal e dos rituais que o caracterizam, o álbum fotográfico da Família Martins é um retroceder à própria imagem individual e a uma reflexão acerca dos processos de memória a que qualquer arquivo é sujeito. Da esfera privada para o espaço público, “Álbum” propõe uma nova leitura do género vernacular, equiparando-o ao discurso fotográfico oficial.
- AlmadaPublication . Saraiva, Carla Maria Rodrigues; Silva, Olívia Maria Marques da; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Catrica, PauloEste projecto de fotografia documental propõe a realização de um trabalho de pesquisa na Rua do Almada, uma rua importante na história do Porto, pois foi através dela que a cidade do Porto se começou a expandir geograficamente no século XIX. Esta rua conhecida como a rua dos ferreiros devido à sua forte actividade comercial nas ferragens, contribuía, fortemente, para a balança económica da cidade, era, igualmente, a morada de algumas famílias da aristocracia do Porto. Nos dias de hoje é considerada uma rua fria e escura por ser estreita e ladeada de prédios altos, muitos deles ao abandono apesar de haver uma tentativa de revitalização desta rua. Pretende-se com este projecto fazer uma representação desta rua dando-lhe uma nova percepção visual, pois a fotografia como meio de representação consegue dar mais informação do que qualquer outra forma de visualização da rua. Tecnicamente fotografa-se edifício a edifício desde o passeio e a rua até ao último andar “colando” as imagens com um software de computador e criando quatro imagens onde todas as fachadas dos edifícios fotografados são visíveis e relacionam-se entre elas, criando, assim, uma nova realidade da rua.
- EN12Publication . Ferreira, Marta Maria; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Silva, Olívia Maria Marques da; Catrica, PauloEN12 mais conhecida como Estrada da Circunvalação é uma estrada que delimita a cidade do Porto na zona norte e este. Concluída no final do século XIX foi, originalmente, construída com o objetivo de controlar a entrada de mercadorias na cidade do Porto, uma vez que, para se entrar na cidade era necessário pagar uma taxa. Em 1943 as portagens foram suprimidas e tornou-se no que é hoje: uma estrada para retirar grande parte do trânsito do centro da cidade do Porto e facilitar o acesso aos concelhos circundantes. A problemática deste projeto é compreender de que forma a Estrada da Circunvalação transformou a paisagem. Desta estrada nasceram várias estradas nacionais que faziam ligação com o norte do país, como por exemplo a EN13, EN14 ou a EN15. Deste modo, a estrada tornou-se numa prioridade nacional, mas, actualmente, perdeu grande parte dessa importância, passando a estar categorizada como “desclassificada”. Apesar de ter perdido alguma relevância, a EN12 continua a ter grande circulação automóvel, tornando-a, desta forma num ponto de atração para a construção de prédios de habitação, comércio, lazer e serviços. O projeto EN12 incide paralelamente sobre a transformação e a intervenção das pessoas na paisagem da Estrada Circunvalação e de que forma as pessoas se relacionam com essa intervenção e transformação da paisagem. Este projeto assenta assim nas seguintes questões: explorar a representação; a relação entre o homem e a paisagem e a respetiva transformação e intervenção que advém dessa relação, explorando-se ainda a relação entre espaço e o lugar.
- Ex-votoPublication . Monteiro, Lucília Maria Rodrigues; Silva, Olívia Maria Marques da; Melo, Cláudio César Ramalho de; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Catrica, Paulo; Carvalho, Telmo; Coelho, RitaO projeto ex-voto pretende, em primeira instância, documentar uma tradição religiosa que, ao longo do tempo, tem vindo a perder-se. Os ex-votos integram um ritual antigo que expressa a fragilidade dos homens e a omnipresença de Deus, ecoando o sacrifício, a entrega de um pedaço de si mesmo como pagamento da retribuição da divindade. Este ato de fé materializa-se em diferentes formas que, tradicionalmente, seriam partes do corpo em madeira ou cera, mas que, rapidamente, se expandiram para outras expressões como a roupa, objetos de pessoas, monumentos, fotografias e pinturas. No trabalho aqui apresentado, a escolha centrou-se nos ex-votos de cera e nos ex-votos fotográficos, ambos representantes simbólicos da era da reprodutibilidade através do negativo ou molde que permitem a sua multiplicação. Deste modo, o estudo partiu de uma problemática prática da relação entre o humano e o divino através do corpo representado e aprofundou a função da fotografia como mediadora, não só da relação do crente com a representação do seu corpo, o seu lugar, mas também da relação entre o objeto a representação e o divino. Procura-se, assim, elaborar uma reflexão sobre o corpo contemporâneo, o corpo do “Eu” e os seus simulacros através da problematização da necessidade que o Homem sempre demonstrou em representar-se, tanto na arte como na religião. Ao fotografar os fragmentos do corpo (ex-votos de cera) destacados sobre um fundo negro, pretende-se não só documentar esses objectos, como também proceder a um questionamento do seu significado e do seu poder de expressão per se (por si mesmo) e enquanto veículos do sagrado. Este processo inaugura, também, uma reflexão sobre a fragmentação e o todo, sobre as narrativas possíveis de um corpo e o seu simbolismo enquanto agradecimento de milagres, cura de doenças, conservação da vida. Em última instância, há um “olhar” insistente sobre o banal e o particular desses fragmentos anónimos que nos permitem a revisitação do nosso próprio corpo. A captação dos ex-votos fotográficos nas salas de milagres do respectivo Santo é também parte ativa da investigação sobre a transformação progressiva do anonimato do corpo (como é o caso dos ex-votos em cera) em identidade. As fotografias das fotografias funcionam como mecanismo de mise en abyme (a imagem dentro da imagem) que despoleta as questões basilares associadas à condição do corpo contemporâneo: as angústias, os prazeres, o sofrimento, os amores, as alegrias do indivíduo não estão já em si mesmo, mas no lugar da sua representação ativada pelas redes sociais.
- Memórias de Cedofeita: visão sobre o comércio tradicionalPublication . Loureiro, Filipa Isabel Sobral de Carvalho; Melo, Cláudio César Ramalho de; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Silva, Olívia Maria Marques da; Catrica, PauloEste ensaio fotográfico engloba um conjunto de lojas da Rua de Cedofeita na cidade do Porto e as suas transformações no sector do comércio tradicional. Pretende-se com este projecto, trazer à memória do público estas lojas tradicionais, através do seu produto específico que dentro ou fora do seu contexto, ganha aqui uma nova visão. O objeto tradicional é valorizado através imagens expostas em montras de lojas, – com grandes dimensões –, que são registadas fotograficamente numa última fase do projecto. “Memórias de Cedofeita”, atraiu o público à Rua de Cedofeita e contribuiu para a formação da ACECE – Associação dos Comerciantes e Empresários de Cedofeita –, o que, por sua vez, colaborou para a revitalização da Rua e do seu comércio tradicional.
- Paisagem SouvenirPublication . Pacheco, Milton José Costa; Silva, Olívia Maria Marques da; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Catrica, Paulo; Carvalho, TelmoO projecto Paisagem Souvenir resulta de um estudo visual em torno da paisagem litoral sul do Algarve. Delimitada a norte por serras e a sul pelo mar, esta região teve na sua génese um desenvolvimento económico e social que se encontrava, profundamente, enraizado na exploração dos seus recursos autóctones. Porém, com a crescente afirmação da indústria do turismo balnear, o Algarve daria, assim, as boas vindas, a partir dos anos sessenta do século XX, ao que é actualmente o maior representante da identidade local – o turismo. Deste modo, este lugar ter-se-á tornado em objecto da constante reprodução e comercialização, resultantes de um ritmo sazonal de ritualizações sociais. Como tal a série fotográfica à qual este ensaio se dedica, parte da premissa e inquietação de tentar compreender o conceito de paisagem em relação à actual identidade cultural desta faixa costeira. A paisagem é tida neste trabalho, como espaço performativo do Homem e lugar de inscrição dos seus desejos, decisões e cultura, quer seja consciente ou inconscientemente. Assim, pretende-se aqui documentar através da paisagem como metáfora, os pressupostos ideológicos por detrás desta conturbada relação na paisagem turística do Algarve.
- Planalto barrosãoPublication . Rodrigues, Sérgio Rolando Ferreira; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Silva, Olívia Maria Marques da; Catrica, PauloO concelho de Montalegre, situado no planalto Barrosão, é uma das regiões mais remotas e isoladas de Portugal Continental. É um território com baixa densidade populacional, em que cerca de um quarto da superfície do concelho se situa dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês, a elevada altitude. É sobre este circunstancialismo geográfico, que permitiu preservar uma ruralidade vincada, que recai a representação fotográfica de paisagem do Planalto do Barroso. É uma representação da paisagem como uma construção cultural e pretende questionar as fronteiras de uma paisagem protegida e como se relaciona com questões de identidade e património.
- Trinta e seisPublication . Morais, Maria Elisabete Coimbra; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Silva, Olívia Maria Marques da; Catrica, Paulo“No dia 4 de Março de 2001 às 21hrs, a Ponte Hintze Ribeiro caiu. Ligava desde 1887 as margens do rio Douro entre Entre-os-Rios e Castelo de Paiva. A derrocada crê-se ter sido devido a problemas relacionados com a erosão da estrutura. No momento em que ruiu três viaturas ligeiras e um autocarro de passageiros atravessavam a ponte. Cinquenta e nove pessoas perderam a vida nesta tragédia. Trinta e seis dos corpos nunca apareceram. A ausência dos trinta e seis corpos será representada através da paisagem, uma paisagem simbólica de espaços que carregam consigo memórias e, que silenciosamente, falam do vazio que ficou, de um caminho por percorrer.”
- Unfinished projectsPublication . Sousa, Helder José Anes de; Silva, Olívia Maria Marques da; Melo, Cláudio César Ramalho de; Pereira, Maria de Fátima de Sá Guerra Marques; Leal, João Pedro Ferreira Dias; Catrica, PauloValongo é um concelho periférico da Área Metropolitana do Porto. O seu rápido desenvolvimento ocorrido nos últimos 20 anos deu origem a um fenómeno que se encontra um pouco por todo o concelho. Assim como em tantos outros concelhos periféricos foram construídos edifícios de habitação que visavam acolher novos moradores e os trabalhadores da grande cidade. Publicitava-se uma melhor qualidade de vida, com espaços verdes e maior tranquilidade a preços convidativos e com boas acessibilidades. Tinha-se construído uma autoestrada e modernizado a linha de caminho-de-ferro. Neste clima de expectativas positivas, a planificação urbana do concelho correspondeu com a classificação de elevadas quantidades de solo a urbanizar. O ciclo imobiliário rapidamente se inverteu, deixando sem procura a “sobre construção” do período da euforia. Em várias freguesias do Concelho encontram-se diferentes edifícios de habitação que nunca foram acabados. Neste contexto, Unfinished Projects é um projeto de fotografia documental que pretende documentar esta realidade que faz parte da paisagem urbana deste concelho há mais de 10 anos. Existem e coabitam no mesmo espaço, edifícios habitados e inacabados, compondo uma paisagem entre a disfunção e a “predação”; uma espécie de ecossistema do abandono onde a natureza rapidamente se insinua com espécies infestantes na linha da frente. Unfinished projects opera como uma metáfora da crise económica contemporânea.