Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.43 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This report aims to reflect on how Project- based learning PBL can be included in a
Primary English Curriculum as a privileged methodology to develop not only English language
skills, but also enrichen the learning process. The report presents how schools can foster
students’ creativity, innovation, communication, and collaboration skills and how PBL can
serve as a favored vehicle for developing all of these skills to create engaged language
learners.
The main focus of this action research is to analyze how classroom practices can focus
on student-centered activities, integrated with real-world issues and practices. Through an
ethnographical methodology of both a qualitative and quantitative nature with action
research outlines, it is apparent that learning occurs through students’ inquiry, collaborative
work and through strategies that are based on hands on projects, which lead to authentic
meaningful lifelong learning experiences.
This report seeks to demonstrate that education needs to aim to do more than merely
prepare children for the marketplace by providing them with the essential competences to make them participative, flexible, and responsible future citizens.
Este relatório pretende refletir sobre como a aprendizagem baseada em projetos (“PBL” em inglês) pode ser incluída num currículo de Inglês no 1º ciclo, enquanto uma metodologia privilegiada para desenvolver não só as competências da língua inglesa, mas também enriquecer o processo de aprendizagem. O relatório apresenta como as escolas podem fomentar a criatividade, inovação, comunicação e capacidades de colaboração dos estudantes e como o PBL pode servir de veículo privilegiado para desenvolver todas estas competências e contribuir para o empenho dos alunos. O principal foco desta investigação-ação é analisar como as práticas de sala de aula podem concentrar-se em atividades centradas no aluno, integradas com questões e práticas do mundo real. Através de uma metodologia etnográfica de natureza qualitativa e quantitativa com esboços de investigação-ação, é evidente que a aprendizagem ocorre através da investigação dos estudantes, trabalho colaborativo e através de estratégias baseadas em projetos práticos, que conduzem a experiências autênticas e significativas de aprendizagem ao longo da vida. Este relatório procura demonstrar que a educação precisa de ter como objetivo fazer mais do que apenas preparar as crianças para o mercado, fornecendo-lhes as competências essenciais para as tornar futuros cidadãos participativos, flexíveis e responsáveis.
Este relatório pretende refletir sobre como a aprendizagem baseada em projetos (“PBL” em inglês) pode ser incluída num currículo de Inglês no 1º ciclo, enquanto uma metodologia privilegiada para desenvolver não só as competências da língua inglesa, mas também enriquecer o processo de aprendizagem. O relatório apresenta como as escolas podem fomentar a criatividade, inovação, comunicação e capacidades de colaboração dos estudantes e como o PBL pode servir de veículo privilegiado para desenvolver todas estas competências e contribuir para o empenho dos alunos. O principal foco desta investigação-ação é analisar como as práticas de sala de aula podem concentrar-se em atividades centradas no aluno, integradas com questões e práticas do mundo real. Através de uma metodologia etnográfica de natureza qualitativa e quantitativa com esboços de investigação-ação, é evidente que a aprendizagem ocorre através da investigação dos estudantes, trabalho colaborativo e através de estratégias baseadas em projetos práticos, que conduzem a experiências autênticas e significativas de aprendizagem ao longo da vida. Este relatório procura demonstrar que a educação precisa de ter como objetivo fazer mais do que apenas preparar as crianças para o mercado, fornecendo-lhes as competências essenciais para as tornar futuros cidadãos participativos, flexíveis e responsáveis.
Description
Keywords
Aprendizagem baseada em projetos Young learners Competências do século XXI Currículo Aprendizagem autêntica/ significativa 21st century skills Curriculum Authentic/meaningful learning
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação