Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.53 MB | Adobe PDF | |||
1.74 KB | License |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This report of classroom action research is based on the application of Project-based learning (PBL)
using storytelling and analyzing its effects on enhancing EFL young learners’ 21st Century Skills. The
report presents how the EFL education has been in Portugal and provides insights for teachers who
would consider implementing PBL into young learner EFL classrooms using storytelling, with the aim
of enhancing 21st Century Skills, among others. Therefore, the main focus is to conduct classroom
action research to analyze the possibility of transforming traditional EFL teaching classrooms into an
active learning environment through PBL. By undertaking an ethnographical methodological
approach of both qualitative and quantitative nature and with action research outlines, the following
triangulation of data collection tools were applied: lesson plans, discussions, self-assessment
worksheets, questionnaires, one-on-one interviews, observation grids, and a teaching journal.
Results show that both PBL and storytelling can produce effective learning experiences and foster
learners' 21st Century Skills. Therefore, it can be stated that implementing PBL using storytelling has
saliently positive impacts on EFL young learners’ 21st Century Skills, namely: collaboration, critical
thinking, creativity, communication, problem-solving and ICT 1skills.
Este relatório de investigação-ação em sala de aula é baseado na aplicação da abordagem “Aprendizagem baseada em projetos” (“PBL” em inglês), usando a narração de histórias, e analisando os seus efeitos no desenvolvimento de competências do século XXI, relativamente a jovens alunos de ILE. Este trabalho aborda distintos temas, nomeadamente o estado do ensino de ILE em Portugal e também fornece ideias para professores que equacionem a implementação da abordagem PBL nas salas de aula de ILE para crianças, usando a narração de histórias com o objetivo de fomentar as competências acima referidas, entre outras. Portanto, o foco principal do nosso estudo é levar a cabo este projeto com contornos de investigação-ação, de forma a verificar a possibilidade de transformar as salas de aula de ensino de inglês tradicional num ambiente ativo de aprendizagem através do PBL. Ao levarmos a cabo uma abordagem metodológica etnográfica de natureza qualitativa e quantitativa e com contornos de investigação-ação, utilizaremos as seguintes ferramentas de recolha de dados: planos da aula, discussões, checklist de auto-avaliação, questionários, entrevistas individuais, tabelas de observação, e um diário de bordo. Os resultados demonstram que tanto “Aprendizagem baseada em projetos” (“PBL” em inglês) como a narração de histórias podem produzir experiências de aprendizagem efetiva e melhorar as competências do século XXI das crianças. Portanto, pode ser dito que a implementação de PBL usando narração tem impactos positivos nas competências do século XXI dos jovens alunos de ILE, nomeadamente: colaboração, pensamento crítico, criatividade, comunicação, resolução de problemas, e competências TIC2, usando a narração de histórias.
Este relatório de investigação-ação em sala de aula é baseado na aplicação da abordagem “Aprendizagem baseada em projetos” (“PBL” em inglês), usando a narração de histórias, e analisando os seus efeitos no desenvolvimento de competências do século XXI, relativamente a jovens alunos de ILE. Este trabalho aborda distintos temas, nomeadamente o estado do ensino de ILE em Portugal e também fornece ideias para professores que equacionem a implementação da abordagem PBL nas salas de aula de ILE para crianças, usando a narração de histórias com o objetivo de fomentar as competências acima referidas, entre outras. Portanto, o foco principal do nosso estudo é levar a cabo este projeto com contornos de investigação-ação, de forma a verificar a possibilidade de transformar as salas de aula de ensino de inglês tradicional num ambiente ativo de aprendizagem através do PBL. Ao levarmos a cabo uma abordagem metodológica etnográfica de natureza qualitativa e quantitativa e com contornos de investigação-ação, utilizaremos as seguintes ferramentas de recolha de dados: planos da aula, discussões, checklist de auto-avaliação, questionários, entrevistas individuais, tabelas de observação, e um diário de bordo. Os resultados demonstram que tanto “Aprendizagem baseada em projetos” (“PBL” em inglês) como a narração de histórias podem produzir experiências de aprendizagem efetiva e melhorar as competências do século XXI das crianças. Portanto, pode ser dito que a implementação de PBL usando narração tem impactos positivos nas competências do século XXI dos jovens alunos de ILE, nomeadamente: colaboração, pensamento crítico, criatividade, comunicação, resolução de problemas, e competências TIC2, usando a narração de histórias.
Description
Keywords
Project-based learning Storytelling EFL young learners 21st century skills Aprendizagem baseada em projetos Narração de histórias Jovens alunos de ILE Competências do século 21
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação