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Impacto da intervenção com recurso à realidade virtual na memória em crianças diagnosticadas com PHDA
dc.contributor.advisor | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.advisor | Simões-Silva, Vítor | |
dc.contributor.author | Carrola, Carolina Augusto | |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T14:34:38Z | |
dc.date.available | 2025-03-11T14:34:38Z | |
dc.date.issued | 2024-11-21 | |
dc.date.submitted | 2024-11-21 | |
dc.description.abstract | Avaliar o impacto de um programa de intervenção com recurso à Realidade Virtual na memória de crianças diagnosticadas com PHDA. Realizou-se um estudo quase experimental de grupo único duplo pré-teste-pós-teste, com uma amostra de 27 crianças com PHDA, recrutadas de duas clínicas por conveniência. Os participantes foram avaliados duas vezes antes da intervenção e uma vez após a mesma, através dos testes Sequence Memory e Number Memory. O protocolo de intervenção contou com 12 sessões, nas quais se recorreu à Realidade Virtual para jogar seis jogos da plataforma Enhance. Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística no Statistical Package for the Social Sciences, utilizando estatística descritiva para caracterizar a amostra e uma ANOVA de medidas repetidas para comparar as condições pré- e pós-teste. Verificou-se uma melhoria nos resultados da memória, independentemente do sexo dos participantes e da toma ou não da medicação. As diferenças no Sequence Memory foram significativas, enquanto no Number Memory não. Os resultados deste estudo sugerem que a utilização de Realidade Virtual pode ser eficaz no treino da memória em crianças com PHDA, revelando-se uma ferramenta viável para ser alternativa ou complementar das abordagens convencionais. | por |
dc.identifier.tid | 203880234 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29834 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção | |
dc.subject | Realidade virtual | |
dc.subject | Memória | |
dc.subject | Crianças | |
dc.title | Impacto da intervenção com recurso à realidade virtual na memória em crianças diagnosticadas com PHDA | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication |