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Authors
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Abstract(s)
Avaliar o impacto de um programa de intervenção com recurso à Realidade Virtual na memória de crianças diagnosticadas com PHDA. Realizou-se um estudo quase experimental de grupo único duplo pré-teste-pós-teste, com uma amostra de 27 crianças com PHDA, recrutadas de duas clínicas por conveniência. Os participantes foram avaliados duas vezes antes da intervenção e uma vez após a mesma, através dos testes Sequence Memory e Number Memory. O protocolo de intervenção contou com 12 sessões, nas quais se recorreu à Realidade Virtual para jogar seis jogos da plataforma Enhance. Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística no Statistical Package for the Social Sciences, utilizando estatística descritiva para caracterizar a amostra e uma ANOVA de medidas repetidas para comparar as condições pré- e pós-teste. Verificou-se uma melhoria nos resultados da memória, independentemente do sexo dos participantes e da toma ou não da medicação. As diferenças no Sequence Memory foram significativas, enquanto no Number Memory não. Os resultados deste estudo sugerem que a utilização de Realidade Virtual pode ser eficaz no treino da memória em crianças com PHDA, revelando-se uma ferramenta viável para ser alternativa ou complementar das abordagens convencionais.
Description
Keywords
Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção Realidade virtual Memória Crianças