Publication
Estudo de Caso utilizando o Feedback Orientado para o Processo como ferramenta nas sessões de fisioterapia na reabilitação das disfunções do pavimento pélvico pediátrico
authorProfile.email | taniaduartepereira@gmail.com | |
dc.contributor.author | Pereira, Tânia Duarte | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T15:41:48Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T15:41:48Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Trabalho de natureza profissional para o Título de Especialista em Fisioterapia | pt_PT |
dc.description.abstract | Introdução: De acordo com as guidelines do International Children’s Continence Society, a uroterapia é a primeira linha de tratamento para a maioria das condições do trato urinário inferior em crianças e adolescentes. Estudos retrospetivos demonstram que 75% a 90% das crianças apresentam melhorias com esta abordagem, não existindo ainda meta-análises que permitam justificar a efetividade da uroterapia nesta faixa populacional. Pereira (2019), no seu estudo realizado num hospital central do Sistema Nacional de Saúde (SNS), após o tratamento com uroterapia, verificou que 36,6% das crianças e adolescentes tiveram recidivas. A literatura aponta várias razões para o sucedido: falta de follow-ups regulares, carência de informação, falta de insistência dos pais/cuidadores e a baixa motivação das crianças e adolescentes para manterem o programa. Sabendo que parte do insucesso destas intervenções passa pelo cansaço dos pais/cuidadores, o presente estudo de caso pretende demonstrar a importância da utilização do feedback como possível forma de trabalhar as competências da criança de forma que o programa seja mantido e mais bem sucessido a longo prazo. Metodologia: Comparar duas intervenções de uroterapia no mesmo paciente, em que na segunda intervenção complementou-se a uroterapia com uma estratégia utilizada no campo disciplinar da educação, denominada feedback orientada para o processo. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21143 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Uroterapia | pt_PT |
dc.subject | Disfunções miccionais | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.title | Estudo de Caso utilizando o Feedback Orientado para o Processo como ferramenta nas sessões de fisioterapia na reabilitação das disfunções do pavimento pélvico pediátrico | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 211124_Titulo Especialista - Tânia Duarte PereiraVF.pdf
- Size:
- 2.65 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: