Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
46.19 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tradicionalmente, a formação pedagógica do docente foca-se no que acontece dentro da sala de aula, promovendo o desenvolvimento de competências pedagógicas como, por exemplo, na área das metodologias ativas e e-learning. Contudo, sabe-se que as competências pessoais interferem com o desempenho profissional, do mesmo modo que a vida profissional tem impacto na experiência pessoal. Encarar o docente como um todo indivisível sustenta a integração inovadora da promoção de competências pessoais na conceção da formação contínua do docente. O docente é, antes de ser docente, pessoa. O desenvolvimento pessoal do docente no sentido da homeostasia, como diz Damásio (2017), ou seja, no sentido da sua regulação orientada para a evolução e o bem-estar, permite persistir (sobreviver) e prevalecer (florescer). O florescimento no sentido do bem- -estar e saúde integral pode passar pelo cultivo do Mindfulness. O Mindfulness é a competência de focar a atenção, de forma especial, plena e intencional, no momento presente, cultivando autoconsciência com uma qualidade de não-julgamento e aceitação da experiência (Kabat-Zinn, 1990).
Description
Keywords
Formação pedagógica Desenvolvimento pessoal Florescimento Mindfulness Atenção plena
Citation
Sousa, Z. C. R. de, & Salgado, A. (2021). Desenvolvimento pessoal do docente: O exemplo do Mind-fulness [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.