Publication
Das raízes
dc.contributor.advisor | Coimbra, Daniela da Costa | |
dc.contributor.author | Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-10-07T16:10:30Z | |
dc.date.available | 2016-10-07T16:10:30Z | |
dc.date.issued | 2016-07-14 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste projeto artístico foi desenvolver um conhecimento mais aprofundado relacionado com a execução e interpretação de técnicas de percussão tradicionais aliadas a técnicas contemporâneas. De entre as várias técnicas tradicionais de percussão optei por desenvolver as da percussão Africana (Guiné e Burkina Faso, e mais tarde Nigéria) e as da percussão Cubana. Criei assim um projeto artístico de fusão intitulado Das Raízes, no qual ao longo dos dois anos do curso de mestrado estive em contacto com a música Africana e Cubana aliada a técnicas contemporâneas e composições originais (minhas e de outros compositores). Para cada obra explorei primeiro as técnicas tradicionais e em seguida adaptei-as à percussão contemporânea, num processo onde as suas raízes africanas, cubanas ou até afro- cubanas são evidentes. Neste projeto salienta-se o papel preponderante das mãos. No século XXI o uso da baqueta predomina como a técnica mais forte para dominar os instrumentos nos conservatórios e nas escolas superiores de música. Após ter adquirido esta técnica resolvi aprofundar as técnicas tradicionais onde predominam o uso não só da baqueta mas também da mão, um mundo antigo na sua existência, mas novo para mim. Espero poder transportar o ouvinte para um mundo em que cor, movimento e som, antiguidade e contemporaneidade estão em constante vibração. | pt_PT |
dc.description.abstract | The aim of this artistic project was to develop a deeper understanding and performance practice of traditional and contemporary percussion techniques. Among the various traditional techniques of percussion I chose to develop the African percussion (from Guinea and Burkina Faso, and later from Nigeria) and the Cuban percussion. In this way, I created an artistic project of fusion entitled Das Raizes, in which a two-year master's course tour on African and Cuban music is presented, using both traditional and contemporary techniques and original compositions (my own and from other composers). For each work I first explored the traditional techniques and then adapted them to contemporary percussion in a process where their African, Cuban or even African-Cuban roots are clear. Moreover, in this project, using the hands to play percussion with assumes a leading role. In the XXI century the use of drumstick predominates as the strongest technique to master the instruments in conservatories and in schools of music. After acquiring this technique I decided to deepen the traditional techniques which highlight the use of the hand, a very old technique in its existence, but new to me. I hope to transport the listener to a world where colour, movement and sound, tradition and contemporaneity are in constant vibration. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201241501 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8529 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Percussão | pt_PT |
dc.subject | Música tradicional | pt_PT |
dc.subject | Técnicas contemporâneas | pt_PT |
dc.subject | Música africana | pt_PT |
dc.subject | Música cubana | pt_PT |
dc.subject | Percussion | |
dc.subject | Traditional music | |
dc.subject | Contemporary techniques | |
dc.subject | African music | |
dc.subject | Cuban music | |
dc.title | Das raízes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto Artístico para a obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, Especialização: Percussão | pt_PT |