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Relação entre as dificuldades de coordenação motora e a Empatia: influência da rede social de suporte
dc.contributor.advisor | Faias, Joaquim | |
dc.contributor.advisor | Rocha, Nuno | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Simão | |
dc.contributor.author | Machado, Alexandra Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T12:41:53Z | |
dc.date.available | 2025-03-11T12:41:53Z | |
dc.date.issued | 2024-11-27 | |
dc.date.submitted | 2024-11-27 | |
dc.description.abstract | A Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (PDC)é uma perturbação do desenvolvimento motor, que inclui atrasos na aquisição de competências motoras e lentidão nos movimentos. Esta perturbação acarreta desafios na participação nas atividades do dia-a-dia, bem como funcionamento social e autoestima destas crianças. A empatia é uma resposta emocional ou cognitiva ao estado emocional de outra pessoa e é uma parte essencial para o envolvimento em interações sociais significativas. A relação entre PDC e a empatia é ainda pouco estudada. Analisar a relação entre as dificuldades de coordenação motora e as quatro dimensões da empatia, bem como a influência da rede social de suporte. Estudo quantitativo, de natureza observacional, analítica e transversal. Recolha de dados através de um questionário online, que inclui questões sociodemográficas, o Multifaceted Empathy Test, o Adolescents and Adults Coordination Questionnaire versão portuguesa, a UCLA Loneliness Scale – 3 itens e questões sobre a rede social de suporte alargada e mais próxima. Análise estatística com recurso à correlação de Pearson, teste t-Student e múltiplas regressões lineares com método backward. Amostra (n=283), com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos (idade média = 23 anos), predominantemente do sexo feminino (75,6%). Os resultados mostraram uma relação estatisticamente significativa entre a autoperceção de dificuldades de coordenação motora e empatia (r=0.212; p=0.000). revelaram também uma correlação estatisticamente significativa entre a rede de suporte alargada, a empatia cognitiva positiva (r=0.282; p=0.000) e a empatia cognitiva negativa (r=0.266; p=0.000), bem como uma diferença estatisticamente significativa entre a rede de suporte mais próxima, a empatia cognitiva positiva (r=0.167; p=0.005) e a empatia cognitiva negativa (r=0.197; p=0.001). as dificuldades motoras estão associadas a menores níveis de empatia cognitiva positiva e uma rede se suporte social mais ampla pode promover o desenvolvimento da empatia. Intervenções focadas na melhoria da coordenação motora podem ter um impacto positivo tanto na empatia, quanto na interação social. | por |
dc.identifier.tid | 203879503 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29828 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Empatia | |
dc.subject | Perturbação do desenvolvimento da coordenação | |
dc.subject | Rede de suporte social | |
dc.title | Relação entre as dificuldades de coordenação motora e a Empatia: influência da rede social de suporte | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Neurodesenvolvimento |