Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre as dificuldades de coordenação motora e a Empatia: influência da rede social de suporte

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (PDC)é uma perturbação do desenvolvimento motor, que inclui atrasos na aquisição de competências motoras e lentidão nos movimentos. Esta perturbação acarreta desafios na participação nas atividades do dia-a-dia, bem como funcionamento social e autoestima destas crianças. A empatia é uma resposta emocional ou cognitiva ao estado emocional de outra pessoa e é uma parte essencial para o envolvimento em interações sociais significativas. A relação entre PDC e a empatia é ainda pouco estudada. Analisar a relação entre as dificuldades de coordenação motora e as quatro dimensões da empatia, bem como a influência da rede social de suporte. Estudo quantitativo, de natureza observacional, analítica e transversal. Recolha de dados através de um questionário online, que inclui questões sociodemográficas, o Multifaceted Empathy Test, o Adolescents and Adults Coordination Questionnaire versão portuguesa, a UCLA Loneliness Scale – 3 itens e questões sobre a rede social de suporte alargada e mais próxima. Análise estatística com recurso à correlação de Pearson, teste t-Student e múltiplas regressões lineares com método backward. Amostra (n=283), com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos (idade média = 23 anos), predominantemente do sexo feminino (75,6%). Os resultados mostraram uma relação estatisticamente significativa entre a autoperceção de dificuldades de coordenação motora e empatia (r=0.212; p=0.000). revelaram também uma correlação estatisticamente significativa entre a rede de suporte alargada, a empatia cognitiva positiva (r=0.282; p=0.000) e a empatia cognitiva negativa (r=0.266; p=0.000), bem como uma diferença estatisticamente significativa entre a rede de suporte mais próxima, a empatia cognitiva positiva (r=0.167; p=0.005) e a empatia cognitiva negativa (r=0.197; p=0.001). as dificuldades motoras estão associadas a menores níveis de empatia cognitiva positiva e uma rede se suporte social mais ampla pode promover o desenvolvimento da empatia. Intervenções focadas na melhoria da coordenação motora podem ter um impacto positivo tanto na empatia, quanto na interação social.

Description

Keywords

Empatia Perturbação do desenvolvimento da coordenação Rede de suporte social

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence