Repository logo
 
Publication

O impacto da síndrome de burnout na autorregulação da aprendizagem dos estudantes da ESS a frequentar modelos pedagógicos distintos

dc.contributor.authorSalgado, Ana Isabel
dc.contributor.authorOliveira, Alexandra
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.contributor.authorFaias, Joaquim
dc.contributor.authorPedroso, João Paulo
dc.date.accessioned2022-05-10T11:55:13Z
dc.date.available2022-05-10T11:55:13Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractOs desafios da sociedade atual obrigam a repensar o Ensino Superior, a questionar a adequação dos seus objetivos e métodos, a redefinir o perfil quer do docente quer do estudante. A literatura tem reforçado a importância do desenvolvimento de competências autorregulatórias que permitam aos estudantes adaptar-se às mais diversas solicitações de um novo ambiente que impõe uma reorganização multidimensional. A autorregulação da aprendizagem tem sido definida como os pensamentos, sentimentos e ações planeados pelo próprio estudante para incrementar a motivação e a aprendizagem. Alguns autores sugerem que em ambientes onde as tarefas são percecionadas como demasiado exigentes ou pouco compensadoras podem constituir-se como importantes stressores, surgindo inclusivamente a síndrome de burnout e interferir negativamente no rendimento académico. O presente trabalho inclui 73 estudantes do 2º ano do Ensino Superior da área da saúde, da Escola Superior de Saúde do Porto, a frequentar os cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Saúde Ambiental e Farmácia, divididos em duas metodologias de ensino diferentes, o modelo tradicional e o modelo Problem-Based Learning (PBL). O objetivo principal consistiu em estudar as competências autorregulatórias destes estudantes bem como as relações destas com outras variáveis. Neste sentido foram utilizados a Escala de Burnout de Maslach para estudantes portugueses, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem – Universidade do Minho, e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que existem diferenças significativas no que respeita à autorregulação nos dois grupos definidos pelas tipologias de ensino, apresentando-se mais elevada nos estudantes do ensino com metodologia tradicional. As análises revelam que a autorregulação pode ser também explicada pelos 3 domínios da escala de Burnout, sendo que quanto maior o valor das subescalas de exaustão emocional e de eficácia profissional, maiores são os níveis de autorregulação. O inverso acontece com a subescala de descrença. Não foram encontradas evidências estatísticas da relação entre a autorregulação e as variáveis: média geral pretendida, idade, sexo, saída de casa e número de matrículas feitas no Ensino Superior. Para além disso, a medida utilizada para avaliar o sucesso académico pode ser explicada pela dimensão da exaustão emocional, a média geral pretendida, o género, a prática desportiva e a tipologia de ensino. Sendo que, a medida de sucesso académico diminuiu se a dimensão da exaustão emocional aumentar, e aumenta com um incremento da média pretendida. Os rapazes têm menor sucesso académico assim como os estudantes da tipologia tradicional. Este estudo mostra que a síndrome de burnout tem um papel importante na explicação da autorregulação, com implicações diretas no sucesso académico dos estudantes em ambos os modelos educativos. No futuro será importante continuar a recolher dados para melhor compreender estas variáveis ao longo do percurso de formação no sentido de otimizar a capacidade de detetar precocemente dificuldades, definir estratégias promotoras das competências autorregulatórias e refletir sobre as práticas pedagógicas, contribuindo assim para o sucesso académico no sentido mais lato.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSalgado, A. I., Oliveira, A., Magalhães, A., Faias, J., & Pedroso, J. P. (2017). O impacto da síndrome de burnout na autorregulação da aprendizagem dos estudantes da ESS a frequentar modelos pedagógicos distintos. Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, II – Resumos por áreas temáticas, 92. https://recipp.ipp.pt/handle/1822/52376pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-52-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20483
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho; Instituto de Educação; Centro de Investigação em Educação Universidade Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://hdl.handle.net/1822/52376pt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectSíndrome de burnoutpt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.titleO impacto da síndrome de burnout na autorregulação da aprendizagem dos estudantes da ESS a frequentar modelos pedagógicos distintospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.startPage92pt_PT
oaire.citation.titleLivro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
oaire.citation.volumeII – Resumos por áreas temáticaspt_PT
person.familyNameSalgado
person.familyNameOliveira
person.familyNameMagalhães
person.familyNameFaias
person.familyNamePedroso
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameAlexandra
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.givenNameJoaquim
person.givenNameJoão Paulo
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-id161A-55D9-C256
person.identifier.ciencia-id0D19-FEAB-01D3
person.identifier.ciencia-idB813-CC96-0AD5
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0001-5872-5504
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
person.identifier.orcid0000-0002-6389-6284
person.identifier.orcid0000-0001-7751-004X
person.identifier.scopus-author-id56340903500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublicationd6f940a1-3dba-41d2-9a5e-dc1f313eec07
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublicatione3bc23b1-1cce-489d-bf49-8f05f8db134c
relation.isAuthorOfPublication071cdbb7-8459-4edb-beb5-de47c256698c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery071cdbb7-8459-4edb-beb5-de47c256698c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
COM_Ana Salgado.pdf
Size:
455.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission