Repository logo
 
Publication

A análise musical como estratégia para uma interpretação ao piano

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Amélia
dc.contributor.advisorCarreira, Ana Paula
dc.contributor.authorBastos, João Manuel Vieira Alves Queirós
dc.date.accessioned2021-12-21T13:57:45Z
dc.date.available2021-12-21T13:57:45Z
dc.date.issued2021-11-17
dc.description.abstractO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob orientação das professoras Sofia Lourenço (supervisora), Maria Amélia Ribeiro e Ana Paula Carreira (professoras cooperantes). Para além das aulas assistidas e supervisionadas, foi elaborado um projeto de investigação de âmbito metodológico investigação-ação, partindo de aulas individuais lecionadas a uma aluna do ensino básico e uma aluna do ensino secundário, procurando desenvolver estratégias de trabalho analítico que permitam potenciar o seu desempenho e compreensão acerca das obras que interpretam. A intervenção pedagógica aplicada no contexto da sala de aula, que fundamenta este projeto de investigação, teve os seguintes objetivos: esclarecer as relações entre sonoridades através das construções harmónicas; aprofundar o trabalho auditivo; criar ferramentas para que a aplicação dos conhecimentos teóricos seja associada à prática do instrumento; perceber quais as suas vantagens no momento da performance. As conclusões do projeto de investigação apontam para algumas estratégias que permitiram aos alunos analisados entender com maior eficácia o papel que poderá ter o conhecimento analítico de uma obra para o seu entendimento e, consequentemente, para uma interpretação mais informada e real.pt_PT
dc.description.abstractThe present work consists of an internship report developed under the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo (ESMAE), and the Escola Superior de Educação (ESE) of the Instituto Politécnico do Porto. It is intended to be a reflective report about my pedagogical practice at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, under the guidance of the teachers Sofia Lourenço (supervisor), Maria Amélia Ribeiro and Ana Paula Carreira (cooperating teachers). The research project was elaborated, starting from individual classes taught to a primary school student and a secondary school student, seeking to develop some analytical work strategies that allow them to develop their performance and understanding of the pieces they play. The pedagogical intervention applied in the context of the classroom, had the following objectives: to clarify the relationship between sounds through harmonic constructions; develop the way they hear what they play; create tools for the application of theoretical knowledge to the practice of the instrument; realize what advantages can it bring to the moment of performance. The conclusions of the research project indicate that the strategies used may help to improve the knowledge about the pieces, as well as a more informed performance.pt_PT
dc.identifier.tid202830098pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19188
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectAnálise musicalpt_PT
dc.subjectHarmoniapt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectInstrument teachingpt_PT
dc.subjectAnalysispt_PT
dc.subjectHarmonypt_PT
dc.titleA análise musical como estratégia para uma interpretação ao pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização em Instrumento, Pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João_Bastos_MEM_2021.pdf
Size:
3.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format