Repository logo
 
Publication

A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Ilha da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBoia, Pedro
dc.contributor.authorCosta, Carolina Faria
dc.date.accessioned2023-07-12T14:08:11Z
dc.date.available2023-07-12T14:08:11Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, serão explanadas as aulas observadas no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em diferentes instituições de ensino, onde abordarei as principais aprendizagens de cada observação. No segundo capítulo farei em primeiro lugar uma caraterização da turma bem como da escola onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), abordando as atividades realizadas com os alunos, reflexões acerca das opções tomadas, exposição das dificuldades sentidas e das aprendizagens realizadas. O terceiro capítulo é inteiramente dedicado ao projeto de investigação, denominado “Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º CEB, na Ilha da Madeira”, que pretende expor esta realidade das aulas de Educação Musical na Madeira, documentando o seu processo de conceção e implementação desde o seu começo até aos dias de hoje, bem como perceber as suas vantagens e desvantagens. Os métodos utilizados foram análise documental, observação indireta de aulas (gravação audiovisual de aulas cedidas por uma escola de 2º Ciclo EB da Região Autónoma da Madeira [RAM]) e realização e análise de entrevistas. Concluiu-se que o projeto de regionalização tem vindo a evoluir de várias formas com o passar dos anos, mas ao não ter um caráter obrigatório, nem todas as escolas da RAM aderem. Além disto, existem também alguns desafios futuros inerentes à evolução do projeto, que serão também apresentados e discutidos.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed as part of the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Music Education Teaching in Basic. It is divided into three chapters. In the first chapter, there will be a description of the lessons observed in the 2nd Cycle of Basic Education, across different institutions, where I will focus on the most important knowledge I gained from the observations. In the second chapter, I will characterise the class I worked with, as well as the school where I conducted my teaching practice. This chapter will focus on approaches and activities that I chose to do with students and on a reflection of the choices taken and their results. Additionally, I will reflect on the difficulties I felt and what skills I gained from this experience. The third chapter is entirely dedicated to my research project, called “Regionalisation of the Musical Education Curriculum in the 2nd Cycle of Basic Education, in Madeira Island”. It intends to expose that aspect of Musical Education lessons in Madeira Island, by documenting its process of conception and implementation, from its starting point until today, as well as its advantages and disadvantages. The methods used were documentary analysis, indirect observation of lessons (audio-visual recordings of lessons provided by a 2nd Cycle of Basic Education school in the Autonomous Region of Madeira) and the analysis of interviews. It was concluded that the regionalisation has been evolving in several ways as time goes on, but since it is not mandatory, not all schools choose to add it to their curriculum. Furthermore, there are future challenges related to the evolution of this project, which will also be presented and discussed.pt_PT
dc.identifier.tid203330358
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23216
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectRegionalização do currículopt_PT
dc.subjectRegião autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectRegionalisation of the curriculumpt_PT
dc.subjectAutonomous region of Madeirapt_PT
dc.titleA Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Ilha da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Carolina Faria Costa_2022.pdf
Size:
1.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: